Como atingir OG acima de 1070

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celso Souza Filho

Active Member
Joined
Oct 26, 2017
Messages
38
Reaction score
7
Olá pessoal, estou na minha 9ª brassagem e nunca havia tentado fazer uma com og acima de 1070 e mesmo colocando mais malte do que coloco normalmente por litro, não consegui passar de 1065, normalmente faço brassagens de 50l. Minhas panelas tem 63 e 75 litros. Penso que se eu aumentar a água de mostura e diminuir a água de lavagem seja uma opção para tentar aumentar a og certo?
 
Uma opção é continuar fazendo tudo como está, porém alterando a etapa da fervura (aumentando tempo ou potência de aquecimento), para aumentar evaporação de água e concentrar mais o mosto.
 
Olá pessoal, estou na minha 9ª brassagem e nunca havia tentado fazer uma com og acima de 1070 e mesmo colocando mais malte do que coloco normalmente por litro, não consegui passar de 1065, normalmente faço brassagens de 50l. Minhas panelas tem 63 e 75 litros. Penso que se eu aumentar a água de mostura e diminuir a água de lavagem seja uma opção para tentar aumentar a og certo?
Aumentar a og não se trata apenas de usar mais malte, um das etapas mais cruciais para se obter boa eficiência no processo é a lavagem dos grãos. Por isso, garanto que se você diminuir a água da lavagem não aumentará a eficiência, muito ao contrário.
Minha dica é realizar uma lavagem lenta, de pelo menos 1h-1h30min e coletar mosto o suficiente para 90-120min de fervura. Assim você conseguirá "carregar" mais açúcares para seu mosto.
No entanto, é normal vermos uma queda na eficiência em mostos muito densos...
 
Aumentar a og não se trata apenas de usar mais malte, um das etapas mais cruciais para se obter boa eficiência no processo é a lavagem dos grãos. Por isso, garanto que se você diminuir a água da lavagem não aumentará a eficiência, muito ao contrário.
Minha dica é realizar uma lavagem lenta, de pelo menos 1h-1h30min e coletar mosto o suficiente para 90-120min de fervura. Assim você conseguirá "carregar" mais açúcares para seu mosto.
No entanto, é normal vermos uma queda na eficiência em mostos muito densos...

Bacana! Vou tentar me dedicar mais na lavagem, geralmente fico 30min com a bomba ligada, eu estava até pensando em comprar uma panela maior para aumentar a água que fica ali em contato durante a mostagem, mas oq vc falou faz sentido mesmo!
 
Não adianta muito aumentar a água, pois vai diluir. Tens é que ajustar teus cálculos para a redução da eficiência. Também aumentar teus tempos em cada uma das etapas, especialmente a da fervura.
 
Eu realmente não entendo o questionamento. Sempre fiz a mostura igual e já atingi fácil 1,106. Não atingi mais por que não quis. É só colocar mais malte.

Já a fervura é outra história, mas no que se refere à OG pré-fervura, taca malte. Se não está funcionando, é algum problema do seu processo. Não deveria dar nenhum problema. Em relação a fervura, cabe fazer um pouco mais lenta, que o risco de caramelizar o mosto é maior. Eu inclusive mexeria o líquido, que fica muito mais denso.
 
Eu realmente não entendo o questionamento. Sempre fiz a mostura igual e já atingi fácil 1,106. Não atingi mais por que não quis. É só colocar mais malte.

Já a fervura é outra história, mas no que se refere à OG pré-fervura, taca malte. Se não está funcionando, é algum problema do seu processo. Não deveria dar nenhum problema. Em relação a fervura, cabe fazer um pouco mais lenta, que o risco de caramelizar o mosto é maior. Eu inclusive mexeria o líquido, que fica muito mais denso.

Sim foi oq eu pensei no início, vou meter malte, mas meu problema é que no beersmith estava dando que ficaria com 1072 a acabou ficando com 1065, então comecei a considerar que para chegar nessa og eu teria que mudar o pocesso. Na realidade a eficiência do meu equipamento que estava errada no app, após editar meu equipamento no beersmith ele corrigiu a receita automaticamente adicionei mais 3,5kg de malte na receita para chegar na og desejada! De qualquer forma agradeço pelas dicas! A cerveja acabou ficando com 1065 e atenuou para 1018, acredito que vai ficar boa!
 
Acho que se tu aumentar tua receita proporcionalmente em 130% (o BeerSmith faz essa conta pra ti) e daí ferver por umas 2 horas, chegarás em altas densidades finais. Posso estar enganado.
 
E o malte que tu usastes no Beersmith é exatamente o mesmo que tu usastes para fazer o mosto? A diferença pode estar em usuar um malte diferente da receita.
 
Quando vou fazer brejas como RIS, Belgian Golden Strong, etc, ou seja, com OG's em 1,075 ou acima, sempre calculo minha eficiência cerca de 5 a 10% progressivamente abaixo dos 65% q alcanço normalmente no BIAB. Vou fazer 10L de uma RIS ainda essa semana e já está calculado no BS uma eficiência de 55% para uma OG de 1,092.

Realmente, após alguns erros na prática, aprendi que quanto maior a OG esperada mais difícil será para concentrar açúcares em um mosto já bem saturado, por isso compenso diminuindo minha eficiência, foi o modo que encontrei através da experimentação de superar essa intempérie.
 
Sim foi oq eu pensei no início, vou meter malte, mas meu problema é que no beersmith estava dando que ficaria com 1072 a acabou ficando com 1065, então comecei a considerar que para chegar nessa og eu teria que mudar o pocesso. Na realidade a eficiência do meu equipamento que estava errada no app, após editar meu equipamento no beersmith ele corrigiu a receita automaticamente adicionei mais 3,5kg de malte na receita para chegar na og desejada! De qualquer forma agradeço pelas dicas! A cerveja acabou ficando com 1065 e atenuou para 1018, acredito que vai ficar boa!
Para cervejas de alta OG (acima de 1
070 por exemplo) reduza sua eficiência total em pelo menos 10% (eu costumo baixar 10 pontos)... Se costumo trabalhar com 75%, baixo pra.65%.

Alguns comentários úteis aqui:
http://beersmith.com/blog/2018/01/10/brewing-considerations-for-very-high-gravity-beers/

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 
Olá pessoal, estou na minha 9ª brassagem e nunca havia tentado fazer uma com og acima de 1070 e mesmo colocando mais malte do que coloco normalmente por litro, não consegui passar de 1065, normalmente faço brassagens de 50l. Minhas panelas tem 63 e 75 litros. Penso que se eu aumentar a água de mostura e diminuir a água de lavagem seja uma opção para tentar aumentar a og certo?

Eu uso extrato de malte em pó.
Cheguei a 11,1% Abv em uma Russian Imperial Stout.
 
Eu uso extrato de malte em pó.
Cheguei a 11,1% Abv em uma Russian Imperial Stout.

É então acho que simplifica pq com 12 kg de malte minha panela de 68l com fundo falso já ficou meio ruim para fazer. Se colocar mais 4 quilos de malte ficaria meio complicado ali
 
Se não é possível usar mais malte, diminua a produção.

Eu confesso que não tive nenhum problema com a perda de eficiência. Mas tudo depende do equipamento usado e a maneira como a brassagem é conduzida.
Não é realmente legal se programar para fazer 50l de Barleywine, chegar no final e só ter 30L. Mas se isso acontecer, atenha-se a densidade (OG) e não a quantidade. Afinal, o objetivo é uma alta densidade.
Dá mais trabalho, mas depois de passado isso, você saberá mais sobre o próprio equipamento. Mas não é uma etapa indispensável para todo cervejeiro.
 
Se não é possível usar mais malte, diminua a produção.

Eu confesso que não tive nenhum problema com a perda de eficiência. Mas tudo depende do equipamento usado e a maneira como a brassagem é conduzida.
Não é realmente legal se programar para fazer 50l de Barleywine, chegar no final e só ter 30L. Mas se isso acontecer, atenha-se a densidade (OG) e não a quantidade. Afinal, o objetivo é uma alta densidade.
Dá mais trabalho, mas depois de passado isso, você saberá mais sobre o próprio equipamento. Mas não é uma etapa indispensável para todo cervejeiro.

Sim, isso mesmo! Vou ter que abrir mão da quantidade quando a cerveja tiver og mais alto. Até 1065 meu equipamento faz 50l, OG mais alta vou ter que ir para menos volume final.
 
To pra fazer uma barleywine, meu setup é de 50 L, mas vou fazer apenas 20 L exatamente por isso, não tenho espaço para fazer mais. Vou engarrafar e beber uma a cada ano para ver como fica. Se eu viver mais 20 anos, acabo com ela, heheheheheh
 
Olá pessoal, estou na minha 9ª brassagem e nunca havia tentado fazer uma com og acima de 1070 e mesmo colocando mais malte do que coloco normalmente por litro, não consegui passar de 1065, normalmente faço brassagens de 50l. Minhas panelas tem 63 e 75 litros. Penso que se eu aumentar a água de mostura e diminuir a água de lavagem seja uma opção para tentar aumentar a og certo?
usar candy sugar é uma boa opção!
 
usar candy sugar é uma boa opção!

Desculpe, mas Candy Sugar pra uma cerveja de alta OG costuma ser uma péssima opção, a menos que se trate de uma belga. Explico: Normalmente as cervejas de alta OG tem também alto corpo. O Candy Sugar, só pra aumentar o corpo não me parece uma boa escolha.

Mas se a intenção for aumentar um pouco o álcool da cerveja, ou uma cerveja belga, eu não descartaria.

Ou seja, é uma boa opção dependendo de quanto você for usar e onde for usar.
 
Faça apenas uma lavagem na filtração! Acerte a OG e como tera bagasso ainda com açúcar, com ele faça uma ceva mais suave ou light! E não adianta vai gastar bem mais malte !
 
Procura Double-Mash na internet. Só assim você vai conseguir atingir a OG apenas com malte e sem precisar ficar com 30 horas de fervura


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
É então acho que simplifica pq com 12 kg de malte minha panela de 68l com fundo falso já ficou meio ruim para fazer. Se colocar mais 4 quilos de malte ficaria meio complicado ali
Pelo que já li sobre o extrato de malte em pó, um quilo equivale a dois de grãos.
E ele dissolve no mosto como chocolate no leite: não aumenta o volume.
Eu retiro quatro litros para uma panela, faltando 15 minutos, dissolvo o extrato e jogo de volta: não gasto mais que cinco minutos.
 
É então acho que simplifica pq com 12 kg de malte minha panela de 68l com fundo falso já ficou meio ruim para fazer. Se colocar mais 4 quilos de malte ficaria meio complicado ali
Jogue no BeerSmith para comparar o resultado.
Substitua parte do pilsen por extrato.
 
Jogue no BeerSmith para comparar o resultado.
Substitua parte do pilsen por extrato.

Também acho essa a alternativa mais prática. É o que costumo fazer quando produzo cerveja com OG mais alta, especialmente por que meu equipamento é bem pequeno (e não adianta comprar uma panela maior, simplesmente... tenho vários gargalos).

Não sinto problemas ao substituir o malte base por DMS.
 
É então acho que simplifica pq com 12 kg de malte minha panela de 68l com fundo falso já ficou meio ruim para fazer. Se colocar mais 4 quilos de malte ficaria meio complicado ali
tenta fazer a brassagem de duas vezes. coloca metade do malte, faz o trâmite todo. Tira todo o grão e coloca o restante dos grãos. Faz todo o trâmite de novo, normalmente. Trabalho assim na minha IRS. Já atingi OG1108
 
Sim foi oq eu pensei no início, vou meter malte, mas meu problema é que no beersmith estava dando que ficaria com 1072 a acabou ficando com 1065, então comecei a considerar que para chegar nessa og eu teria que mudar o pocesso. Na realidade a eficiência do meu equipamento que estava errada no app, após editar meu equipamento no beersmith ele corrigiu a receita automaticamente adicionei mais 3,5kg de malte na receita para chegar na og desejada! De qualquer forma agradeço pelas dicas! A cerveja acabou ficando com 1065 e atenuou para 1018, acredito que vai ficar boa!
Um dos problemas com relação à OG atingida e a OG de BeerSmith pode ser na eficiência do seu equipamento. Eu levei umas 6 brassagens pra ajustar top minhas receitas. Relação malte x OG alta é assim mesmo. Mais malte, mais OG. Tô com uma IRS que vou fazer amanhã cedo que pretendo chegar OG1,127 segundo BeerSmith. Já fiz uma assim no meu começo de brassagens. Foi sorte na época, mas o que era pra render 10 litros, rendeu 6 litros. Mas ficou melhor que Dum e Petroleun.
 
Olá pessoal, estou na minha 9ª brassagem e nunca havia tentado fazer uma com og acima de 1070 e mesmo colocando mais malte do que coloco normalmente por litro, não consegui passar de 1065, normalmente faço brassagens de 50l. Minhas panelas tem 63 e 75 litros. Penso que se eu aumentar a água de mostura e diminuir a água de lavagem seja uma opção para tentar aumentar a og certo?
Primeira coisa, corrigir a eficiencia do seu equipamento para valores reais. Comeña reduzindo 10% e vai ajustando. Mas se voce atinge a eficiencia em receitas de OG mais baixa e nao atinge nas mais altas provavelmente a eficiencia esta correta, mas ha uma falha em seu processo ou nos ingredientes. Verificar a qualidade da lavagem. Ela esta sim relacionada a eficiencia. A lavagem pode sim diluir o mosto mas ela carrega mais açucar pra ele, dai que quando o Mosto evaporar, ainda que leve um pouco mais de tempo, voce vai ter um extrato com mais açucar e OG mais alta. Aprnas lembre-se, o tempo de fervura incrementa cor e amargor, faça as devidas alteracoes. Verifique ainda se sua moagem nao esta ficando grande demais. Verifique a qualidade do malte e se o peercentual de extrato esta correto com o do Beersmith. Peça a analise do mesmo ao seu fornecedor. Boa brassagem.

Enviado de meu LG-H870 usando o Tapatalk
 
Estou na minha 5º brassagem, só nesta última fiz uma cerveja com OG mais elevada, uma DIPA que previa 1076, porém atingi 1071 de OG, até que fiquei satisfeito, faço BIAB e faço lavagem, porém a lavagem em BIAB nao acho ser tão eficiente, enfim não sabia que precisava tomar algum procedimento diferente para alta gravidade, na verdade planejei a receita no beersmith e ele já me deu a OG estimada com a quantidade de maltes que estipulei, a pequena diferença acreditava ser por alguma falha que possa ter tido no meu processo.
 
Estou na minha 5º brassagem, só nesta última fiz uma cerveja com OG mais elevada, uma DIPA que previa 1076, porém atingi 1071 de OG, até que fiquei satisfeito, faço BIAB e faço lavagem, porém a lavagem em BIAB nao acho ser tão eficiente, enfim não sabia que precisava tomar algum procedimento diferente para alta gravidade, na verdade planejei a receita no beersmith e ele já me deu a OG estimada com a quantidade de maltes que estipulei, a pequena diferença acreditava ser por alguma falha que possa ter tido no meu processo.
Biab e dificil mesmo. A eficiencia costima cair muito. Especialmente por falta da lavagem.

Enviado de meu LG-H870 usando o Tapatalk
 
Esse vídeo pode ajudar nao li o tópico todo nao sei se vc faz biab mas a ideia ta ai.
 
Esse vídeo pode ajudar nao li o tópico todo nao sei se vc faz biab mas a ideia ta ai.

Foi exatamente com esse vídeo que consegui fazer minha Imperail Russian Stout! Deu 11% de álcool! Tomei ontem a primeira. Delicia!
 
Back
Top