Cold longo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Danilo Breda

Well-Known Member
Joined
Apr 21, 2020
Messages
64
Reaction score
19
Location
Linhares
Pessoal, tenho uma duvida sobre cold crash. O negócio é que vou precisar deixar a breja um tempo a mais no cold, por nao ter o barril disponível por agora, mas o DH eu fiz jogando o lúpulo diretamente no mosto. Joguei os lúpulos em fermentação secundária, ficaram 2,5 dias a quente, depois baixei pra 0,5 graus. Está no cold há 48h. Há algum problema em ficar mais dias? Tipo talvez fique uns 4 dias a mais. Meu medo é os 3g/L que joguei de lúpulo darem alguma alteração no sabor final da breja pela longa exposição...
 
A teoria diz que o tempo de contato sempre será um fato importante.

Pela minha prática, já deixei muito mais que 8 dias em contato com a cerveja, numa concentração muito maior (~9 g/L), e nunca tive problema.

Claro que depende da sua cerveja (quanto mais ... ”fraca”, mais fácil ver diferença), mas eu ficaria tranquilo no seu caso.
 
Danilão, não esquenta... Eu por exemplo costumo fazer DH por 3 dias em ambiente (18 a 22°), e o cold por 5 dias... Mas já deixei uma APA a 0° por 12 dias com DH e ficou ótima... Ah, jogo o lúpulo direto no fermentador. Normalmente 100 a 200g para 50L de IPA por exemplo (depende de como estiver me $entindo) kkk
 
Pra evitar oxidação eu sempre faço dry hopping no final do 1o dia de atividade da levedura.
Definitivamente não é o que roga a literatura mas depois de fazer vários testes cheguei nesse método que me entrega bons resultados (sem perda de aroma) e ainda evito de colocar a breja em contato com o oxigênio

Pode considerar aí um cenário de 7 dias de fermentacao e 2 ou 3 de cold. Nunca tove problema
 
Last edited:
Back
Top