Cold Crash x Gelatina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Apesar de ter um tempo que faço cerveja, nunca experimentei usar gelatina. Agradeço sua paciência em responder. Com certeza tentarei na minha próxima cerveja. Recomenda a troca de balde na hora do envase?
Se vc fizer primming sim, coloca a calda no novo balde e depois trasfega a breja.
 
Bom dia! Usei gelatina em duas levas e tive resultados meio problemáticos. O caso é que clarificou, mas o sedimento que ficou nas garrafas se aglutinou, e na hora de servir ficou bem mais complicado que o sedimento normal, pq acabava indo pro copo o sedimento aos pedaços. Parecia que tinha umas minhoquinhas nadando na breja. Deixei de usar por conta disso. Alguém mais teve experiência parecida?

O que eu fiz foi seguir as recomendações que encontrei na web. 1/2 pacotinho de gelatina diluído em água sobre a cerveja já gelada durante o cold-crash e aguardar por 3 dias.
Amigo, tive exatamente esse problema nas primeiras 2 vezes que usei gelatina.
Foi quando um youtuber cervejeiro( acho que foi Robinho beer) mostrou o envase direto freezer! Sem mexer o fermentador. Por que 20L de cerva do freezer para a mesa chacoalha se você não tiver um ajudante...
Outra coisa possível de dar m... é jogar a gelatina com a água fervendo ou muito quente. Respeite a temperatura do post do Guenther.
Resolvi isso e nunca mais vi resíduos de gelatina. Cerveja cristalina, sem cheiro e muito menos gosto de gelatina.
 
Já tive vários problemas e não uso gelatina ....
Não uso gelatina , principalmente em cervejas lupuladas , ela arrasta os aromas para baixo ...um bom cold crash de 14 dias a 0Cº resolve , agora se quiser : use gelatina ANTES do dryhop, após 3 dias a 18 Cº ....4 dias a 20 Cº , baixe pra 0 Cº coloque a gelatina deixe 2 dias , faça a transfega e , suba a temperatura de 22 C º e faça o dryhop , 5 dias (não uso hopbag) baixe pra 0 Cº espere 5 dias e envase ....
 
Já tive vários problemas e não uso gelatina ....
Não uso gelatina , principalmente em cervejas lupuladas , ela arrasta os aromas para baixo ...um bom cold crash de 14 dias a 0Cº resolve , agora se quiser : use gelatina ANTES do dryhop, após 3 dias a 18 Cº ....4 dias a 20 Cº , baixe pra 0 Cº coloque a gelatina deixe 2 dias , faça a transfega e , suba a temperatura de 22 C º e faça o dryhop , 5 dias (não uso hopbag) baixe pra 0 Cº espere 5 dias e envase ....

Se as transferências não forem fechadas e não houver spunding valve, esse processo todo vai gerar um verdadeiro festival de oxidação (trasfega, 2x cold crashing com absorção de ar atmosferico via air lock)
Faz uma NEIPA, e faz esse processo, quando ela terminar de carbonatar na garrafa ela vai ta da cor de uma stout de tão oxidada que vai estar. Entendo que talvez deva funcionar em determinadas situações mas não é um protocolo a prova de falhas
A Oxidação tem impacto real nos aromas e sabores de lúpulo enquanto o uso da gelatina ter impacto em aroma é uma opinião pessoal

http://brulosophy.com/2016/06/20/th...g-in-a-ne-style-pale-ale-exbeeriment-results/
 
Hoje usei Biofine Clear (20g para 20L de cerveja). Era para pingar por cima da breja, mas o conta-gotas do frasco não funcionou. Retirei-o com cuidado (sanitizando tudo) e derramei meio frasco sobre a breja (o frasco todo tem 40g), tentando espalhar bem. Não é a mesma distribuição de um conta-gotas, mas espero que funcione.
 
Se as transferências não forem fechadas e não houver spunding valve, esse processo todo vai gerar um verdadeiro festival de oxidação (trasfega, 2x cold crashing com absorção de ar atmosferico via air lock)
Faz uma NEIPA, e faz esse processo, quando ela terminar de carbonatar na garrafa ela vai ta da cor de uma stout de tão oxidada que vai estar. Entendo que talvez deva funcionar em determinadas situações mas não é um protocolo a prova de falhas
A Oxidação tem impacto real nos aromas e sabores de lúpulo enquanto o uso da gelatina ter impacto em aroma é uma opinião pessoal

http://brulosophy.com/2016/06/20/th...g-in-a-ne-style-pale-ale-exbeeriment-results/
Concordo com a parte da oxidação, mas não tem lógica nenhuma usar gelatina em uma Neipa ou uma Ipa qualquer bem lupulada.
 
Concordo com a parte da oxidação, mas não tem lógica nenhuma usar gelatina em uma Neipa ou uma Ipa qualquer bem lupulada.

A NEIPA foi um exemplo extremo pra ilustrar a oxidacao no processo, visto que é a cerveja mais sucetivel ao processo de oxidacao por conta da abundancia de polifenois. Eu também nao jogo gelatina em NEIPA especificamente.

Referente a cerveja lupulada, qualquer apa ou ipa tem ganho em clarificacao sim e é fato

Novamente, se voce gosta ou nao gosta dessa clarificacao em IPA ou APA é opiniao pessoal mas a vantagem na clarificação EXISTE
 
Já tive vários problemas e não uso gelatina ....
Não uso gelatina , principalmente em cervejas lupuladas , ela arrasta os aromas para baixo ...um bom cold crash de 14 dias a 0Cº resolve , agora se quiser : use gelatina ANTES do dryhop, após 3 dias a 18 Cº ....4 dias a 20 Cº , baixe pra 0 Cº coloque a gelatina deixe 2 dias , faça a transfega e , suba a temperatura de 22 C º e faça o dryhop , 5 dias (não uso hopbag) baixe pra 0 Cº espere 5 dias e envase ....
DRY HOP A 22º? A ESSA TEMPERATURA NÃO VAI EXTRAIR AMARGOR TAMBÉM?
 
Já usei Gelatina quatro vezes, e nas quatro vezes tomei todos os cuidados, como temperatura e tudo mais, mas mesmo assim tive algumas garrafas com sedimento no copo. De fato, o poder de clarificação é surpreendente, mas esse resíduo que fica no copo desanima e muito.
Agora só faço um bom cold, de 3~4 dias, a cerveja sai extremamente limpa. Acredito que o domínio do processo ajuda muito no resultado final, como controle de temperatura da mostura, recirculação (mesmo que não seja constante), whirlfloc e um bom whirlpool resolvem qualquer problema de turbidez.
Além disso, uma água com uma boa qualidade e com os sais ajustados, ajudam bastante no processo de clarificação.
Em fim, depois de várias tentativas "fracassadas", deixei de usar a gelatina e parti para o lado cientifico, tentado entender quais os motivos que levam a deixar a cerveja com uma certa turbidez, e isto fez com que eu revesse todo meu processo, melhorando consideravelmente o resultado final, fazendo com que eu deixasse a gelatina de lado.

Ah, e um detalhe importante, sempre faço cervejas com dry hopping (alguns generosos), e mesmo assim consigo tirar uma cerveja bem límpida (isto porque eu jogo os palets direto no fermentador, sem hop bag).

67015723-c07b-431e-ad39-b99f0fb09fff.jpg


Essa é uma IPA, que ficou pronta em 14 dias, só com cold.
 
Já usei Gelatina quatro vezes, e nas quatro vezes tomei todos os cuidados, como temperatura e tudo mais, mas mesmo assim tive algumas garrafas com sedimento no copo. De fato, o poder de clarificação é surpreendente, mas esse resíduo que fica no copo desanima e muito.
Agora só faço um bom cold, de 3~4 dias, a cerveja sai extremamente limpa. Acredito que o domínio do processo ajuda muito no resultado final, como controle de temperatura da mostura, recirculação (mesmo que não seja constante), whirlfloc e um bom whirlpool resolvem qualquer problema de turbidez.
Além disso, uma água com uma boa qualidade e com os sais ajustados, ajudam bastante no processo de clarificação.
Em fim, depois de várias tentativas "fracassadas", deixei de usar a gelatina e parti para o lado cientifico, tentado entender quais os motivos que levam a deixar a cerveja com uma certa turbidez, e isto fez com que eu revesse todo meu processo, melhorando consideravelmente o resultado final, fazendo com que eu deixasse a gelatina de lado.

Ah, e um detalhe importante, sempre faço cervejas com dry hopping (alguns generosos), e mesmo assim consigo tirar uma cerveja bem límpida (isto porque eu jogo os palets direto no fermentador, sem hop bag).

View attachment 124433

Essa é uma IPA, que ficou pronta em 14 dias, só com cold.

Perfeita explicação e ponderação sobre o processo de clarificação, no qual a gelatina seria apenas uma etapa.

Eu entendo a gelatina como um abreviador do cold crash, nada mais que isso.

Uso sempre pq jogo a gelatina direto no keg, nao costumo engarrafar mais as cervejas.
Geralmente quando a termina de carbonatar a cerveja ta cristalina ja, apesar do primeiro copo vir aquela lama kkk
 
Eu consegui resultados melhores com gelatina usando 6g pra cada 20 litros, ao invés de 12g. Com 12g formava uma película no fundo da garrafa, que com movimentos bruscos se soltava e ficava flutuando na cerveja. Nada muito aparente, mas que pode incomodar alguns. E o que tb já observei é que o resultado do cold crash a 0 nem se compara com os resultados quando se faz a 3, 4 ou 5. Como eu consigo fazer a 0, eu uso a gelatina só pra adiantar o processo. Deixando em 0 por 4, 5 dias, o resultado já é muito bom.
 
Um pouco polêmico o uso da gelatina... no meu caso quando usei pela primeira vez tive o mesmo problema que a galera aí, sedimentos esquisitos no fundo da garrafa (tipo umas placas pretas, muito feio)... daí larguei de mão e passei um bom tempo só fazendo cold... depois por teimosia voltei a usar gelatina na proporção de 1pct de 12g para 40L de breja a 0grau por uns 5 dias... rapaz, só tenho resultados assim agora (anexo)... e nunca mais parei de usar... enfim, vai de cada um mesmo... equipamentos, processos, técnicas, experiência, tudo influencia demais no resultado final... Abraço!
 

Attachments

  • IMG_4547.jpeg
    IMG_4547.jpeg
    50.4 KB · Views: 39
Amigo, em que temperatura tua cerveja está quando vc coloca a gelatina?

Como vocês adicionam a gelatina? Abrem o fermentador e adicionam a gelatina diluída vagarosamente por cima da cerveja?
Será que é necessário além disso fazer um leve whirpool (redemoinho) depois de adicionar a gelatina ou isso não é necessário?
 
COMO HÁ MUITA CONTROVÉRSIA A RESPEITO, TENHO FEITO A 5º, O QUE ACHAS? OBRIGADO.
Fala amigo, a adição de amargor via dry hopping vai depender da quantidade de humulinonas do seu lupulo escolhido. Não isomerização de alfa acidos nessa temperatura de 20 graus. As humilinonas conferem um certo amargor mas é muito mais discreto que se comparado com os alfa ácidos.

Seguem dois artigos sobre isomerização de alfa acidos pra não ficar só na minha palavra.

E um post com referencias cientificas sobre aumento de amargor durante o DH

https://pubs.acs.org/doi/pdf/10.102... 130 °C,the starting alpha acid concentration.

http://www.ijbbb.org/papers/161-E005.pdf
http://scottjanish.com/increasing-bitterness-dry-hopping/
Em relação a fazer dry hopping a frio diminui a velocidade de extracao dos oleos essenciais, mas deixando por mais tempo sei la ne
 
Como vocês adicionam a gelatina? Abrem o fermentador e adicionam a gelatina diluída vagarosamente por cima da cerveja?
Será que é necessário além disso fazer um leve whirpool (redemoinho) depois de adicionar a gelatina ou isso não é necessário?
Eu tiro a tampa e despejo a gelatina distribuindo por toda a superfície do líquido. Pego a colher e dou uma mexida de leve só na parte de cima. Já fiz o whirlpool que mencionou tb, mas não percebi diferença no resultado final.
 
Já usei Gelatina quatro vezes, e nas quatro vezes tomei todos os cuidados, como temperatura e tudo mais, mas mesmo assim tive algumas garrafas com sedimento no copo. De fato, o poder de clarificação é surpreendente, mas esse resíduo que fica no copo desanima e muito.
Agora só faço um bom cold, de 3~4 dias, a cerveja sai extremamente limpa. Acredito que o domínio do processo ajuda muito no resultado final, como controle de temperatura da mostura, recirculação (mesmo que não seja constante), whirlfloc e um bom whirlpool resolvem qualquer problema de turbidez.
Além disso, uma água com uma boa qualidade e com os sais ajustados, ajudam bastante no processo de clarificação.
Em fim, depois de várias tentativas "fracassadas", deixei de usar a gelatina e parti para o lado cientifico, tentado entender quais os motivos que levam a deixar a cerveja com uma certa turbidez, e isto fez com que eu revesse todo meu processo, melhorando consideravelmente o resultado final, fazendo com que eu deixasse a gelatina de lado.

Ah, e um detalhe importante, sempre faço cervejas com dry hopping (alguns generosos), e mesmo assim consigo tirar uma cerveja bem límpida (isto porque eu jogo os palets direto no fermentador, sem hop bag).

View attachment 124433

Essa é uma IPA, que ficou pronta em 14 dias, só com cold.
Como ficou o perfil da sua água depois de justada?
 
Como vocês adicionam a gelatina? Abrem o fermentador e adicionam a gelatina diluída vagarosamente por cima da cerveja?
Será que é necessário além disso fazer um leve whirpool (redemoinho) depois de adicionar a gelatina ou isso não é necessário?

Só abrir o fermentador e jogar já basta, não precisa mexer.
 
Ressucitando a discussão. Pela experiência que adquiri nas minhas produções, é fundamental o cold crash! Não falo cold crash de 2 ou 3 ºC não!! Falo de cold crash de -1,-2 ºC por no mínimo 5 dias!!! O que vejo acontecer com frequência é muito cervejeiro levar sujeiras e particulas em suspensão para os barris e garrafas pela ineficiência do cold crash, ou seja pela ineficiência do seu equipamento de resfriamento (grande parte feito em geladeiras frost free), sem a potência para um cold de "respeito". O uso da gelatina ajuda bem, mas não é suficiente! Sem um bom cold, a gelatina vai aglutinar sim, porém a decantação de grande parte de todas as partículas em suspensão é a temperatura negativa (abaixo de zero) que irá efetivamente conseguir!
Cansei de servir cervejas com gosto de levedura, com partículas de lúpulo entupindo torneira de chopeira e observar "minhoquinhas" dentro das garrafas!! E olha que eu usava gelatina da forma preconizada para funcionar (mistura gelatina com aquecimento a 65ºC e depois jogava no fermentador já próximo de 0ªC).
Depois que passei a utilizar uma boa cervejeira, e fazer um cold crash com temperatura negativa (quase congelando, -1, -2 ºC) por 4 ou 5 dias, minha clarificação mudou da água pro vinho (ou da água pra cerveja rssss)! O equipamento deve pelo menos garantir que sua cerveja está ficando em temperatura mais baixa possível! Fiquem atento a isso!!
Gostaria de deixar a todos esta minha experiência
 
De acordo com a necessidade do cold. Uma coisa que noto das levas que usava gelatina é que elas saíam cristal, mas permanecia a impressão de "cerveja verde". Dando a entender que esse sabor não vinha exclusivamente de levedura/proteína/polifenol em suspensão. Pra tirar, só um bom tempo a frio mesmo. Não por outro motivo larguei os clarificantes e tou investindo em melhorar a clarificação no restante do processo, mesmo...ajuste de cálcio, fervura mais longa, resfriamento mais rápido, cold mais longo a temperaturas negativas.

Um pouco offtopic: só permaneço no eterno dilema entre recircular no BIAB ou não...se traria um benefício justificável a título de clarificação (eficiência eu não me importo, por mim ficava na mesma coisa que aí eu n precisava reajustar o sistema rs) ou não. Mas aí é papo pra outro tópico...
 
Last edited:
De acordo com a necessidade do cold. Uma coisa que noto das levas que usava gelatina é que elas saíam cristal, mas permanecia a impressão de "cerveja verde". Dando a entender que esse sabor não vinha exclusivamente de levedura/proteína/polifenol em suspensão. Pra tirar, só um bom tempo a frio mesmo. Não por outro motivo larguei os clarificantes e tou investindo em melhorar a clarificação no restante do processo, mesmo...ajuste de cálcio, fervura mais longa, resfriamento mais rápido, cold mais longo a temperaturas negativas.

Um pouco offtopic: só permaneço no eterno dilema entre recircular no BIAB ou não...se traria um benefício justificável a título de clarificação (eficiência eu não me importo, por mim ficava na mesma coisa que aí eu n precisava reajustar o sistema rs) ou não. Mas aí é papo pra outro tópico...

Adiciono minha experiencia que um bom cold crash é fundamental. Sei que gasta energia mas se possivel até duas semanas. Ou então, eu engarrafo em pets de 350ml e faço o cold na garrafa, na hora de servir, sirvo de uma vez pro fundinho não voltar.

Gabriel, recircular no biab também ajuda muito, principalmente se você moe bem fino (o que aumenta muuuuito a eficiencia). E falando em eficiencia, eu já notei também que mexer os grãos durante a mostura aumentou a minha também (agora vai levantar polêmica!).
 
Pessoal, na falta de um post mais específico, resolvi pegar uma carona nesse aqui. Tenho sido um feliz usuário de gelatina nos últimos anos e sempre recomendei pros amigos. Não tenho hábito de engarrafar cerveja; só uso keg mesmo. Só que recentemente comprei um fermentador autorrefrigerado de 100l, que é pressurizável. Se por um lado ganhei a vantagem de já terminar minha fermentação com a carbonatação quase pronta, por outro, não posso mais jogar gelatina, pois não quero abrir a tampa do fermentador e perder pressão. Pra fazer dry-hopping eu uso aquela bazooka de DH, que me permite jogar o lúpulo sem despressurizar, mas seria inviável jogar gelatina por ali, pois além de esfriar no meio do processo ela ia agarrar nas paredes e na válvula, fazendo uma enorme cagada.

Daí resolvi comprar o Biofine Clear, que é a base de sílica e pode ser usado à temperatura ambiente. Como a quantidade pra 100l de cerveja é muito pequena, pensei em dissolver em um pouco de água fervida, pra evitar o desperdício com a parte que ficaria presa nas paredes da bazooka e na válvula.

Queria saber se alguém já usou esse Biofine Clear (não confundir com o Biofine em pó, que é de colágeno) e se alguém aqui tem alguma manha pra clarificar cerveja em fermentador pressurizado, além do cold-crash mais longo.
 
Vou compartilhar aqui minha experiência.
Eu uso barril, entao eu faço da seguinte forma:
Depois da fermentação eu faço um cold crash (a duraçao depende de que dia a fermentação terminou pq eu sempre passo a cerveja pro barril na sexta à noite) e quando vou envasar eu coloco a gelatina no proprio barril. Purgo com co2 e coloco 2,5bar até sábado de tarde (cerca de 18h a 2 graus) ja no sabado a cerveja está no jeito.
Eu coloco meia colher de sopa de gelatina pra 20 litros

Eu tambem ja coloquei direto no fermentador mas eu costumo reutilizar a levedura entao eu prefiro transferir pro barril e colocar a gelatina la

Como eu nao tenho muita paciência pra esperar 35 dias pra tomar a cerveja, eu uso gelatina. Mas ja deixei uma cerveja esquecida na geladeira por 3 meses e o resultado foi bem agradável esteticamente
 

Attachments

  • CF72C1CE-706C-4287-ABC1-3F951FDE4BA1.jpeg
    CF72C1CE-706C-4287-ABC1-3F951FDE4BA1.jpeg
    27.9 KB · Views: 29
Cara, nunca usei o Biofine Clear, mas ocasionalmente uso o Prodooze SC-1, que tem a mesma base (sílica coloidal). Gosto muito dele, mas o resultado me parece menos "previsível" que da gelatina. A título de exemplo: na minha última leva (uma german pils com DH de mittelfrueh) usei uma dose alta dele, desceu bastante resíduo mas não clarificou tudo. Resolvi reaplicar - dessa vez uma dose menor - e pra minha surpresa decantou tudo e mais um pouco, e a cerveja ficou cristal. Com a gelatina nunca tive isso, é usar uma dose bem pequena e ter a cerveja cristal em questão de 24h.

Sobre usar clarificante no fermentador pressurizado, vc pode tentar injetar ele em fase líquida - inclusive a própria gelatina hidratada - por contrapressão pelo cone do fermentador, e depois borbulhar CO2 pra homogeneizar. A própria prodooze indica fazer isso com o SC-1, vide o PDF entitulado "SC-1 - como usar em unitank": Ingredientes | Prodooze : Insumos Cervejeiros : Prodooze SC1
 
Não por outro motivo larguei os clarificantes e tou investindo em melhorar a clarificação no restante do processo, mesmo...ajuste de cálcio, fervura mais longa, resfriamento mais rápido, cold mais longo a temperaturas negativas.
Engraçado como a gente muda em questão de 4 meses. Já voltei a usar (ocasionalmente) clarificantes hahah
 
Cara, nunca usei o Biofine Clear, mas ocasionalmente uso o Prodooze SC-1, que tem a mesma base (sílica coloidal). Gosto muito dele, mas o resultado me parece menos "previsível" que da gelatina. A título de exemplo: na minha última leva (uma german pils com DH de mittelfrueh) usei uma dose alta dele, desceu bastante resíduo mas não clarificou tudo. Resolvi reaplicar - dessa vez uma dose menor - e pra minha surpresa decantou tudo e mais um pouco, e a cerveja ficou cristal. Com a gelatina nunca tive isso, é usar uma dose bem pequena e ter a cerveja cristal em questão de 24h.

Sobre usar clarificante no fermentador pressurizado, vc pode tentar injetar ele em fase líquida - inclusive a própria gelatina hidratada - por contrapressão pelo cone do fermentador, e depois borbulhar CO2 pra homogeneizar. A própria prodooze indica fazer isso com o SC-1, vide o PDF entitulado "SC-1 - como usar em unitank": Ingredientes | Prodooze : Insumos Cervejeiros : Prodooze SC1


Pois é, eu já havia lido essa recomendação. Eu tava justamente querendo encontrar quem já tenha feito algo semelhante, pra poder saber qual a melhor porta de entrada pra esse produto. Eu tenho como introduzir produtos no fermentador sem despressurizar por 3 caminhos diferentes: sprayball, válvula do cone e bazooka de DH. Como a quantidade de Biofine é muito pequena, acho os dois métodos recomendados pelo fabricante meio difíceis, pois aumentaria muito a possibilidade de introduzir ar e oxidar a cerveja. Tô considerando muito a bazooka de DH, pois nela eu consigo facilmente purgar todo o ar e substituir por CO2. Mas como eu disse antes, em vez de colocar só 100g do Biofine puro e correr o risco de ter um desperdício alto com o que vai ficar retido nas paredes internas da bazooka, na válvula e no tubo de acesso, pensei em dissolver em pelo menos uns 200ml de água fervida.

Mas ainda tô considerando pelo cone também. Eu tenho um copo coletor de fermento na ponta do cone, com mais uma válvula. Esse copo tem capacidade de 400ml. Talvez se eu desacoplar o copo, colocar o Biofine nele e completar com água fervida até a borda, consiga acoplar novamente no cone com o mínimo de ar possível. Depois, teria que fazer um borbulhamento de CO2 pra misturar bem.
 
Acho que uma alternativa viável seria colocar algumas gotas na pedra de aeração na ponta do cone e expelir CO2. Vou tentar pra ver se funciona.
 

Latest posts

Back
Top