Clube Lamas de insumos/receitas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Fiz minha receita ontem. Fermentador já ta borbulhando. Consegui chegar em 1069 OG.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk



Fiz ontem tb... meu densímetro só vai até 1.60 mas pelo tanto q subiu acho q 1.065 mais correção foi a 1.068


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sobre o dry hop. Como estão pensando em fazer? Momentos e prazos.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Sobre o dry hop. Como estão pensando em fazer? Momentos e prazos.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

Eu também estou em dúvida... se divido e faço em partes... por exemplo, de 100 grs divido em duas etapas de 50 grs ou se faço tudo junto...
 
Bom dia, Sobre o DH está escrito na receita.. No terceiro dia de fermentação já vai entrar 20g de jarrylo e o restante no fim da fermentação. Vou fazer hoje esse primeiro DH, se bem que tô achando muito pouco 20g.

Consegui 1.078, mas apenas 17 litros.
 
Os 20g que entram no 3 dia, vocês pensam em remover ao inserir os outros no fim da fermentação ou manter tudo junto? Acho muito tempo. Mas não tenho experiência. Eu particularmente pensei em tirar esses 20g, colocar os demais e deixar apenas 5 dias. Pretendo com isso evitar o problema de gosto de grama e minimizar o risco de oxidação.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Bom dia, Sobre o DH está escrito na receita.. No terceiro dia de fermentação já vai entrar 20g de jarrylo e o restante no fim da fermentação. Vou fazer hoje esse primeiro DH, se bem que tô achando muito pouco 20g.

Consegui 1.078, mas apenas 17 litros.

Não tá escrito não... só tá escrito que coloca 20g no terceiro dia da fermentação. E deixa quantos dias? Tira qdo acabar a fermentação? Qtos dias deixa os outros lúpulos?

Acho que essa questão do DH é bastante complicada para eles arriscarem dizer como fazer... cada um vai ter que fazer por conta própria.


Os 20g que entram no 3 dia, vocês pensam em remover ao inserir os outros no fim da fermentação ou manter tudo junto? Acho muito tempo. Mas não tenho experiência. Eu particularmente pensei em tirar esses 20g, colocar os demais e deixar apenas 5 dias. Pretendo com isso evitar o problema de gosto de grama e minimizar o risco de oxidação.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

phcassa... eu pretendo remover sim... acho que o risco de ficar demais é muito grande.
 
Opinião de quem não fez o kit e planeja logo fazer uma NEIPA:

deixa até o final. Tudo que eu vi é somente adicionando mais e mais e nunca tirando.

NEIPA é puro excesso na lupulagem.

Quanto ao gosto de grama, faço uma pergunta: alguém já efetivamente teve este gosto ou fica repetindo o que ouviu ou leu em algum lugar? (assim como autólise e outras lendas)
 
Está escrito para colocar hopbag, e quando acabar a fermentação utilizar o mesmo hopbag para fazer o segundo dryhop. Ou seja, está escrito sim !!
Depois ele fala pra fazer a maturação em duas etapas e quanto dias. Então está dizendo quanto tempo vai ficar o lúpulo certo ?
Só porque não está mastigadinho não significa que não está lá !! ehehe
 
Está escrito para colocar hopbag, e quando acabar a fermentação utilizar o mesmo hopbag para fazer o segundo dryhop. Ou seja, está escrito sim !!
Depois ele fala pra fazer a maturação em duas etapas e quanto dias. Então está dizendo quanto tempo vai ficar o lúpulo certo ?
Só porque não está mastigadinho não significa que não está lá !! ehehe

Pelo que diz na descrição do processo do kit, adicione ao mesmo hopbag, então mantem tudo dentro dele. eu manteria.
 
Mas será que 16 dias de DH não é demais!!!!! A segunda leva de lúpulos já vai ficar 12 dias!!!
Se ficar com o tal "gosto de grama" vai doer jogar os 20 litros e R$ 150,00 no ralo!!!

Eu já li em algum post aqui do HB alguém dizer que a cerveja dele ficou com um gosto imenso de grama e ele não conseguiu tomar e jogou fora...
 
Após o 5 dia de Dry-Hop sem remover o lúpulo, o mesmo vai acrescentar o aroma de mato. Não é recomendado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
5 dias acho pouco... eu já deixei 7... mas 16 acho demais!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Já fiz com 7 e ficou bem aromatico. Eu não vou deixar mais de 7 dias. Minha ideia vais er remover o primeiro, que são apenas 20g, e acrescentar o restante que é uma paulada e deixar por 7 dias.
 
Recebi meu kit essa semana... não vou entrar na questão das quantidades x resultado estimado e sim na proposta de trazer novidades, novas técnicas...

Pra mim, parece que os caras tiveram ejaculação precoce...rs.. não que eu tenha achado ruim... bem pelo contrário... É uma cerveja tão "nova" que ainda não tá no BJCP... tem adição de Cloreto de Cálcio, FWH, adição de lúpulo no whirpool, DH na fermentação... vários DH's, vários lúpulos!!! Tomara que tenha sobrado mais técnicas para os outros envios!!! Eu acredito que qualquer outra empresa teria feito por partes... primeiro uma receita com FWH, depois uma com lúpulo no whirpool... e assim por diante... até chegar no Santo Graal, que seria a junção de tudo isso!!!

Vamos ver as próximas mas pra mim, ponto para os caras!!!!

Confirme pra nos...veio somente 10gr de fermento para 20 litros???
 
Após o 5 dia de Dry-Hop sem remover o lúpulo, o mesmo vai acrescentar o aroma de mato. Não é recomendado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

veja este vídeo

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=dKb9BCLQODM&t=577s[/ame]

pelo tudo que li já sobre o estilo, o lúpulo fica lá até o final.
 
por via das dúvidas voui deixar o lupulo no bag nos ultimos 5 dias não quero beber NEIGRAMA
 
Perguntei isso para o suporte do Lamas... segue a resposta:



Ousado. Nunca fiz cerveja com gosto de grama (na verdade será apenas a segunda vez com dry-hopping), mas já tomei cerveja assim (inclusive comercial, e exatamente por causa de dry-hopping prolongado).
 
Ousado. Nunca fiz cerveja com gosto de grama (na verdade será apenas a segunda vez com dry-hopping), mas já tomei cerveja assim (inclusive comercial, e exatamente por causa de dry-hopping prolongado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Estou planejando um NEIPA para a próxima semana e estou estudando bem isto. de tudo que vi sobre o tão falado gosto de grama, parece mais ter relação com a idade/qualidade do lúpulo do que com o tempo.

Nos exemplares dos homebrewers americanos a grande maioria joga o lúpulo direto e deixa de 14 a 5 dias (desde a primária até a finalização). Agora, possivelmente eles tem acesso a lúpulos mais frescos? eles não se importam com sabor ?

Dos relatos que vi, poucos é verdade, a percepção de grama foi até em um DH curto. Acredito que há nisto muito de disse-me-disse sobre algo que se leu em algum lugar.

Meu teste será com um lote de somente 10l, depois conto como foi.
 
Estou planejando um NEIPA para a próxima semana e estou estudando bem isto. de tudo que vi sobre o tão falado gosto de grama, parece mais ter relação com a idade/qualidade do lúpulo do que com o tempo.

Nos exemplares dos homebrewers americanos a grande maioria joga o lúpulo direto e deixa de 14 a 5 dias (desde a primária até a finalização). Agora, possivelmente eles tem acesso a lúpulos mais frescos? eles não se importam com sabor ?

Dos relatos que vi, poucos é verdade, a percepção de grama foi até em um DH curto. Acredito que há nisto muito de disse-me-disse sobre algo que se leu em algum lugar.

Meu teste será com um lote de somente 10l, depois conto como foi.

Interessante.

Apenas para efeito de registro (e para saberem como concluí que foi "dry-hopping prolongado"): tratava-se de uma hefe-weiss feita com dry-hopping. Certamente não foi utilizado nenhum tipo de "filtro" para o lúpulo, e era possível até ver as partículas dele em suspensão na cerveja.
 
Interessante.

Apenas para efeito de registro (e para saberem como concluí que foi "dry-hopping prolongado"): tratava-se de uma hefe-weiss feita com dry-hopping. Certamente não foi utilizado nenhum tipo de "filtro" para o lúpulo, e era possível até ver as partículas dele em suspensão na cerveja.
Então o problema não é o dry hopping prolongado e sim as partículas em suspensão. Estava praticamente mascando lúpulo :D .

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Então o problema não é o dry hopping prolongado e sim as partículas em suspensão. Estava praticamente mascando lúpulo :D .

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk


Discussão interessante..

Partindo do ponto de vista que uma NIPA deve ser turva, não "podemos" utilizar gelatina e nem fazer uma maturação a frio prolongada.

Como ficaria neste caso o lúpulo em suspensão ?? Vai todo para a garrafa ?? Na receita eles falam de maturação a 10 graus, que pra mim não faz muito sentido essa temperatura, a menos que essa temperatura mais alta seja justamente para não deixar a cerveja mais límpida. O que acham ??
 
Discussão interessante..

Partindo do ponto de vista que uma NIPA deve ser turva, não "podemos" utilizar gelatina e nem fazer uma maturação a frio prolongada.

Como ficaria neste caso o lúpulo em suspensão ?? Vai todo para a garrafa ?? Na receita eles falam de maturação a 10 graus, que pra mim não faz muito sentido essa temperatura, a menos que essa temperatura mais alta seja justamente para não deixar a cerveja mais límpida. O que acham ??

Se utilizar o hopbag deve ficar pouco lúpulo em suspensão. Acredito que a temperatura sugerida para maturação seja para a extração do aroma do lúpulo..
 
Discussão interessante..

Partindo do ponto de vista que uma NIPA deve ser turva, não "podemos" utilizar gelatina e nem fazer uma maturação a frio prolongada.

Como ficaria neste caso o lúpulo em suspensão ?? Vai todo para a garrafa ?? Na receita eles falam de maturação a 10 graus, que pra mim não faz muito sentido essa temperatura, a menos que essa temperatura mais alta seja justamente para não deixar a cerveja mais límpida. O que acham ??

A turbidez tem mais relação com compostos dos lúpulos que se combinam com o fermento, proteínas e os cloretos do que com as partículas do lúpulo. Estas devem decantar. A turbidez é um chill haze super turbinado.
 
Fiz um grupo Lamas Brew Club no zap pra debater as técnicas, detalhes da receita, duvidas, etc. Se alguém tiver feito a assinatura e tiver interesse em participar me manda mensagem com o numero pra eu incluir.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Eu acho válido criar o grupo no whats (acho que foi isso que vc quis dizer com zap né?) mas acho que a troca de ideias aqui no HB é melhor pq as discussões vão ficar disponíveis pra quem quiser consultar, a qualquer tempo. No whats, consultar é uma tarefa extremamente difícil.
 
Eu acho válido criar o grupo no whats (acho que foi isso que vc quis dizer com zap né?) mas acho que a troca de ideias aqui no HB é melhor pq as discussões vão ficar disponíveis pra quem quiser consultar, a qualquer tempo. No whats, consultar é uma tarefa extremamente difícil.
Verdade. Eu acho os dois válidos. O Zap é mais dinâmico. Permite uma troca de informações mais em tempo real. Mas fiquem a vontade. Vou continuar frequentando por aqui. Não tem muita atividade no grupo. Mas podem surgir duvidas, urgências e quem sabe o grupo ajudaria. É isso ai. Abs!!

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Desculpa moderação me atrapalhei na postagem e repeti a resposta dai editei.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
O que vocês acharam da próxima receita do clube?


"O kit do bimestre maio/junho é um lendário (e quase extinto) estilo alemão"
"Uma receita esquecida na pequena Gosler, cidade ao norte da Alemanha, feita pela primeira vez há mais de 1000 anos. Uma cerveja elaborada com no mínimo 50% de malte de trigo, não filtrada, refrescante,ácida e salgada (Sim! SAL-GA-DA.)"
 
Ainda nem recebi meu kit e já anunciaram o próximo. :mad:
Não sei se vou continuar no clube.
Demora do cara*%$#@ pra entregar.
 
E aí, depois faz o que com 20 litros de cerveja ácida e salgada? :smack:

Não, obrigado.
 
O estilo é bem distinto. Conheço duas pessoas que beberam gose. Os dois gostaram.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
O que vocês acharam da próxima receita do clube?


"O kit do bimestre maio/junho é um lendário (e quase extinto) estilo alemão"
"Uma receita esquecida na pequena Gosler, cidade ao norte da Alemanha, feita pela primeira vez há mais de 1000 anos. Uma cerveja elaborada com no mínimo 50% de malte de trigo, não filtrada, refrescante,ácida e salgada (Sim! SAL-GA-DA.)"

Gostei!!! Qual a chance de eu conhecer uma nessa estilo!!!!
 
O que vocês acharam da próxima receita do clube?


"O kit do bimestre maio/junho é um lendário (e quase extinto) estilo alemão"
"Uma receita esquecida na pequena Gosler, cidade ao norte da Alemanha, feita pela primeira vez há mais de 1000 anos. Uma cerveja elaborada com no mínimo 50% de malte de trigo, não filtrada, refrescante,ácida e salgada (Sim! SAL-GA-DA.)"

Gosto dessa proposta, de estilos diferentes, pq se for pra ficar mandando receita de apa, wit, weiss etc não faz muito sentido..
 
Pessoal... hj tá fazendo 6 dias de fermentação. Medi a densidade e deu 1.018!! A atividade tá praticamente parada. Acho q vai ficar por aí!!! Achei muito!!! Coloquei a receita no BeerSmith e a estimada era 1.008. Td bem achei isso baixo demais mas 1.018 tô achando alto!!


Editado:

Ops... vi que tem alguma divergência entre o beersmith desktop e o IOS. No desktop a FG tá 1.016... mais coerente!!!
 
Back
Top