Clarificação x Carbonatação: Dúvida!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CaioSb71

Well-Known Member
Joined
May 15, 2016
Messages
82
Reaction score
15
Pessoal, queria pedir a ajuda de vocês em uma dúvida.

Estou no meio da minha 3a leva, uma belgian golden ale.
Resolvi usar o processo de clarificação que li em outros posts. Ao final da fermentação secundária fiz um cold crash a 2oC e deixei por uma semana.

Hoje pela manha, antes de envazar, trasfeguei para outro balde para poder adicionar a maltose deixando o sedimento gerado na clarificação no balde anterior. Após, levei as garrafas de volta a geladeira com aquecimento (lampada) para manter a 19oC durante a carbonatação até atingir 2,5 kgf de pressão no manômetro.

Mas aqui é que vem minha duvida: para a carbonatação acontecer a maltose deve fermentar gerando o CO2 certo? Uma vez que o fermento fino decantou com a clarificação e ficou no balde anterior, a carbonatação acontecerá?

Desde já agradeço a ajuda!
Caio
 
Acontecerá sim.

Pois, por mais tempo que você tenha deixado clarificando a baixas temperaturas, sempre irão sobrar células de levedura na cerveja.

E estas células dão conta tranquilamente de fermentar o açúcar do priming, gerando CO2.
 
Pessoal, queria pedir a ajuda de vocês em uma dúvida.

Estou no meio da minha 3a leva, uma belgian golden ale.
Resolvi usar o processo de clarificação que li em outros posts. Ao final da fermentação secundária fiz um cold crash a 2oC e deixei por uma semana.

Hoje pela manha, antes de envazar, trasfeguei para outro balde para poder adicionar a maltose deixando o sedimento gerado na clarificação no balde anterior. Após, levei as garrafas de volta a geladeira com aquecimento (lampada) para manter a 19oC durante a carbonatação até atingir 2,5 kgf de pressão no manômetro.

Mas aqui é que vem minha duvida: para a carbonatação acontecer a maltose deve fermentar gerando o CO2 certo? Uma vez que o fermento fino decantou com a clarificação e ficou no balde anterior, a carbonatação acontecerá?

Desde já agradeço a ajuda!
Caio

Caio, tive esse tremendo susto também!
A minha leva demorou exatos 10 dias a uma temperatura de 22~25ºC para começar a criar pressão. Fiz o cold crash, a cerveja ficou bem clarificada e eu estava com medo de não ter quantidade de levedura suficiente para o primming. Ainda não provei, mas finalmente começou a criar pressão nas garrafas!
logo chega na pressão adequada :mug:
 
Após, levei as garrafas de volta a geladeira com aquecimento (lampada) para manter a 19oC durante a carbonatação até atingir 2,5 kgf de pressão no manômetro.

Caio

Sim vai funcionar, só fiquei na duvida nessa afirmação. Tu não deve esperar até 2,5kgf, mas sim, deve esperar até a pressão estabilizar.

Caso isso esteja bem entendido, desconsidere meu comentário.

Abraço,

Guilherme
 
Pessoal, obrigado pela ajuda, fico mais tranquilo que nao fiz bobagem!
Guilherme, tens razao, esta é a ideia, pressao estabilizada. Comentei nos 2,5 pois foi a que atingi nas outras duas levas.
Abraço a todos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Quando algum dia você for utilizar clarificação com gelatina, ai sim você pode ter problemas com primming. Mas ai já é outro assunto!

Abs!
 
Nem usando gelatina dá problema.

Só demora um pouco mais.

Falei que "pode dar problemas", não que vai dar. Você pelo contrário já afirma que "não vai dar problemas", o que é mentira.

Já vi algumas situações darem problemas e "dar ou não problema" depende muito de muitas variáveis, como taxa de inóculo, saúde da levedura, ABV final, perfil de floculação da levedura, etc.
 
Falei que "pode dar problemas", não que vai dar. Você pelo contrário já afirma que "não vai dar problemas", o que é mentira.

Já vi algumas situações darem problemas e "dar ou não problema" depende muito de muitas variáveis, como taxa de inóculo, saúde da levedura, ABV final, perfil de floculação da levedura, etc.

Sim, mas aí os possíveis problemas seriam em função das variáveis que você citou, não da gelatina.

Usar gelatina não dá problema nenhum.

Com a gelatina você manda menos células de levedura para a garrafa e isso pode acarretar em uma carbonatação mais lenta, por exemplo ter que esperar 4 semanas ao invés de 2 para a cerveja chegar no ponto.

Só isso.
 
Acho q estou com este problema....ja usei gelatina umas duas vezes e nao deu problema, em 10-15 dias tava td carbonatadinho...mas desta vez engarrafei no dia 3/11 e ontem abri uma, estava flat....acho q vai demorar mais agora...voces aconselham fazer algo ou apenas esperar memso??
 
Ah..utilizei aqueles squinhos de acucar invertido do lamas...diretamente nas garrafas
 
Back
Top