Clarificação de uma Belgian Golden Strong Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cgfischer

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
390
Reaction score
135
Olá, pessoal.

Esse dias tive o prazer de experimentar uma Duvel e gostei muito.
Achei a cor dela massa e achei q a turbidez dela deu um charme.
Pois bem, resolvi brassar um BGSA.
Ela está há 14 dias no fermentador em temperatura ambiente (não possuo controle de temperatura ainda), e agora que estou com tempo para envasar.
Acontece que ontem fui analisar ela e está com muito fermento suspenso (usei o T-58), inclusive com uma certa acidez, que suspeito ser esse o motivo.

A dúvida é... se eu mandar ela pra dentro da geladeira, com a temperatura mais baixa que eu conseguir, será que consigo decantar esse fermento suspenso mas ainda manter alguma turbidez?
Óbvio, não pretendo usar gelatina.

Valeu!
 
Sim, o cold crash vai funcionar muito bem para esta finalidade. Tira a melancia da geladeira e manda bala! Rsrsrs

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
 
Bem, fiz uma cerveja baseada no mesmo estilo recentemente. Apos a fermentação, fiz a trasfega para novo balde usando a torneira. Após a maturação, fiz um dry hopping de 5 dias. A cerveja estava bem turbava, com muitos sedimentos. Usei gelatina uma vez, após 2 dias tirei uma amostra com a torneira e a cerveja ainda estava suja. Fiz nova clarificação com gelatina (2x o volume) e após 2 dias, tirei outra amostra da torneira e estava sujo. Resolvi engarrafar assim mesmo. Na trasfega para novo balde para fazer o priming, não usei a torneira e sim um sifão, como dito aqui pelo Guenter. Após, tirei uma mostra e a cerveja estava perfeitamente limpa.

Lição: não use a torneira para verificar turbidez em balde de fundo chato.

Porém, após 2 dias de refermentação na garrafa, nada de pressão no manômetro. Talvez a dupla clarificação tenha retirado muita, mas muita levedura suspensa. Além do mais, anda meio frio aqui. Deixarei uns 20 dias para ver o que acontece.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Update da minha postagem. A clarificação funcionou perfeitamente e o primer resultou em uma cerveja com excelente espuma.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Back
Top