Clarificação a frio de Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

redivo

Well-Known Member
Joined
Mar 30, 2017
Messages
51
Reaction score
7
Estou fermentando minha primeira Weiss e me surgiu uma dúvida:

Faço cold crash?
Qual temperatura?
Quanto tempo de clarificação?


Normalmente baixo da temperatura de fermentação pra 1° o mais rápido possível e deixo por 7 dias.
Mas uma vez que a Weiss tem uma turbidez característica, o que devo fazer?

Lendo sobre vi terpostas das mais variadas:
"Não faz"
"Faz com uma temperatura maior"
"Faz com temperatura bem baixa, porém menos tempo"

Queria saber se alguém tem alguma ideia do que fazer.
 
então, eu fiz minha Weiss a pouco, ficou hiperclarificada.... kkk mas só isso... o restante, aroma e sabores ficaram excelentes!
Usei 01 whirflock na fervura
fermenei por 7 dias a 19°c
Fiz cold crash a 2,5° por 4 dias (queria fazer mais, mas não consegui, pois estava com vazamento na torneira do fermentador, o estágiario montou errado... e perdi uns 3,5litros)
mas enfim, veja a foto dela como ficou!!!
 

Attachments

  • 2019-03-20 20.21.54.jpg
    2019-03-20 20.21.54.jpg
    26.7 KB · Views: 39
então, eu fiz minha Weiss a pouco, ficou hiperclarificada.... kkk mas só isso... o restante, aroma e sabores ficaram excelentes!
Usei 01 whirflock na fervura
fermenei por 7 dias a 19°c
Fiz cold crash a 2,5° por 4 dias (queria fazer mais, mas não consegui, pois estava com vazamento na torneira do fermentador, o estágiario montou errado... e perdi uns 3,5litros)
mas enfim, veja a foto dela como ficou!!!
Realmente ficou bem translúcida.
Mas tu queria fazer mais tempo por qual motivo?
 
Realmente ficou bem translúcida.
Mas tu queria fazer mais tempo por qual motivo?

Motivo,... motivo... não tinha nenhum.... é só para deixar mais tempo maturando....
mas de qualquer forma, ela ficou boa!!! isso que é o importante!!! kakakaka
 
Se você não utilizou whirfloc, pode deixar quando tempo quiser que vai continuar turva do mesmo jeito.

Todas as minhas receitas, inclusive Weiss e Witbier, incluem 7 dias de clarificação a frio. Sem perdas nas características.
 
Se você não utilizou whirfloc, pode deixar quando tempo quiser que vai continuar turva do mesmo jeito.

Todas as minhas receitas, inclusive Weiss e Witbier, incluem 7 dias de clarificação a frio. Sem perdas nas características.

Pior que eu usei whirfloc. Fui no automático...
Da próxima vou tomar mais cuidado com isso. heheheh


Outra quetão que não comentei é que estou usando post mix, que não ajuda na turbidez, uma vez que não vou ter o priming...

Mas enfim... Hoje, depois de 72 horas a 5º vou tirar uma amostra e provar...
 
Back
Top