Chiller placas

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mais uma ...

Abraços
@Galhardo, eu estou terminando de montar um esquema desses. Eu comprei uma caixa dágua de 500 L que funcionara em circuito fechado para resfriar o mosto. Considerando que as minhas levas são de 45 L, vou arredondar para 50 L para facilitar a didatica. Então, supondo querer baixar a temperatura do mosto de 100°C para 30°C, ou seja, 70°C para o volume de 50L e considerando que as propriedades do mosto e da água são semelhantes (não são, mas nao vale a pena gastar tempo para calcular a capacidade calorifica do mosto para isso), entao da termodinamica temos que a quantidade de calor transferida é proporcional à massa (vale a simplificacao de massa ser igual ao volume (nao é mas nao vale a pena tambem)), proporcional à capacidade calorifica (cp) e à diferença de temperatura do fluido (temp inicial e final), ou seja Q=m.cp.(tinicial-tfinal).

Considerando que a quantidade de calor retirada do mosto é igual à quantidade de calor transferida à agua (sem considerar perdas para o meio ambiente), então temos:

magua.cpagua.(tinicial-tfinal)agua =
mmosto.cpmosto.(tinicial-tfinal)mosto

Como disse acima, considerando os cp iguais, então, no meu caso, temos algo proximo a:

500L.(24°C-tfinal)=50L.(100°C-tfinal)

Ou seja, num tempo bem longo, teoricamente seria possivel chegar a proximo a 30°C sem uso de prechiller.

Otimizando o uso temos então duas ou três opções:

1) descartar o volume de água enquanto estiver ate uns 80°C, pois o resfriamento até patamar é relativamente rápido. Assim perdemos um pouco de agua, porém resfria mais rapidp até proximo de 30°C.

2) parar o resfriamento proximo de 35-40°C para que não seja necessário usar muito tempo a bomba.

3) ou então no finalmente (la pelos 40-45°C) instalar um prechiller com gelo para resfriar a agua para conseguirmos chegar nos 25-30°C.

Como eu agora estou fazendo starter de levedura, então colocar o mosto na geladeira para concluir o resfriamento até uns 20°C não é problema para mim, pois preparo o starter na noite anterior (faço as minhas cervejas no interior e nos final de semana), assim as 24h do starter conclui praticamente quando o mosto chegar nessa temperatura!

O sistema ainda nao está operando, mas breve estará e ai eu passa mais infos para vcs.

Ah, foi necessário comprar uma bomba centrifuga (Ferrari) para fazer essa circulação.

Investimento de uns R$ 500 só com a caixa dágua e bomba, mas a consciência está limpinha. Cerveja com responsabilidade social.

Não vou reler o que escrevi acima.

Sds,

Fabiano
 
Fala pessoal

Recentemente comprei um chiller, esses duda diesel da vida.
Ja usei algumas vezes (sem problemas) mas estou com um receio danado de reusar pois tenho medo de contaminação... só dei aquela lavada basica com agua quente, de molho, após usar.

Pergunta: Alguem sabe se o Kalyclean S330 em conjunto com o S390 (sanitizante) é suficiente pra limpar ? Ou devo ir na soda caustica a uma alta temperatura recirculando um tempo como é consenso por aqui ?

Abraços!
 
Fala pessoal

Recentemente comprei um chiller, esses duda diesel da vida.
Ja usei algumas vezes (sem problemas) mas estou com um receio danado de reusar pois tenho medo de contaminação... só dei aquela lavada basica com agua quente, de molho, após usar.

Pergunta: Alguem sabe se o Kalyclean S330 em conjunto com o S390 (sanitizante) é suficiente pra limpar ? Ou devo ir na soda caustica a uma alta temperatura recirculando um tempo como é consenso por aqui ?

Abraços!

Se é consenso, vc já deve ter a resposta! :D

A soda e o sanitizante fazem papeis diferentes. A soda limpa, o sanitizante sanitiza... parece redundante, mas são coisas diferentes.

Se vc está com receio de que tenha sujeira mesmo ali dentro, mosto seco, partículas diversas, o recomendado é passar uma soda e depois o sanitizante. Um não substitui o outro, ou seja, a soda não sanitiza.

Se vc não tem bomba pode só fazer uma passagem de um recipiente pro outro também, ou várias, se tem bomba mais fácil, só recircular.

Abraço
 
Ei, Tiago !
Valeu pela ajuda !!!!!!

Você conhece esse chiller, da Duda Diesel ?
Ele pode levar soda ? É de inox ?
(Vejam só, sou dono da parada e não sei ) ... lamentável ! :p
Abri o bicho, joguei embalagem, tudo fora... nem deu tempo de ler.

Abraço!!
 
Ei, Tiago !
Valeu pela ajuda !!!!!!

Você conhece esse chiller, da Duda Diesel ?
Ele pode levar soda ? É de inox ?
(Vejam só, sou dono da parada e não sei ) ... lamentável ! :p
Abri o bicho, joguei embalagem, tudo fora... nem deu tempo de ler.

Abraço!!

Conheço, ele é de inox brasado em cobre. O cobre é usado pra unir as placas, porém não aparece na superfície da parte interna do chiller, que é então todo de inox. Sendo assim pode usar soda sem problemas. Lembre-se de enxaguar bem, preferencialmente com água quente, depois de usar a soda.

Abraço
 
Guenther, como e o processo que vc faz para testar residuos de soda com o Fenolftaleína. Tira um pouco de agua que passou por dentro do chiller e pinga uma gota do Fenolftaleina?

abracos,
 
Acabei de voltar dos EUA, e comprei um chiller de placas. Após ler esse topico inteiro, desanimei com força ... acho que vou continuar usando meu chiller de cobre mesmo.
E depois vendo o chiller de placas ...
 
Acabei de voltar dos EUA, e comprei um chiller de placas. Após ler esse topico inteiro, desanimei com força ... acho que vou continuar usando meu chiller de cobre mesmo.
E depois vendo o chiller de placas ...

Por que? :eek:
Acho chiller de placas uma boa opção.
 
Uma dúvida que ficou: Para recircular a soda é necessário que o cabeçote da bomba seja de inox ou uma Chuggher de PP pode ser usada?
 
@phtobias e @RobsonCalefi

Então, o gasto de água pode ser minimizado fazendo uma limpeza com circulação fechada...

Pro resfriamento o gasto de água é basicamente a mesma coisa ao meu ver.

Pode usar uma bomba chugger pra passar a soda, só cuidado pra não usar uma temperatura excessiva, plástico é compatível com soda, assim como inox.

De qualquer forma, se quiser ter uma bombinha de maquina de levar de "sacrifício" pra fazer esse trabalho de limpeza, também não tem problema, só q a temperatura não pode ser muito quente também.

PS: chugger plástica não é PP é polisulfona.

Abraços
 
Obrigado pela informação Tiago. Penso mesmo em usar uma bombinha dessas chinesas que tenho de reserva, mas como o chiller ainda não chegou ainda nao sei se ela vai dar conta do fluxo. Abraço
 
Olá pessoal, possuo um chiller de placas (20 placas). Vocês acham que para limpeza do chiller posso utilizar uma bomba de maquina de lavar roupa? Circulando com soda a uns 80ºC? Ela aguentaria numa boa?

Cheguei a cogitar uma Crugger, mas ela é muito cara. Alguma outra sugestão?

Obrigado.
 
Sim, deve suportar, mas sinceramente, como vai ficar recirculando, não precisa ser tão quente.
 
Pessoal para o primeiro uso de um chiller de placas, algum tratamento antes de utilizar ou é só sanitizar e fazer o uso ?
 
Em março desse ano, um conhecido fez um projeto de uma cozinha cervejeira de TCC. Me chamou pra fazer uma brassagem, mas a máquina deu problema e não terminamos. Desde então ela ficou parada e peguei ela semana passada pra ver se funciona. Ela possui um therminator, que não foi usado e ficou exposto ao ambiente todo esse tempo. Pelo que acompanhei aqui, vai dar trabalho essa limpeza/sanitização...
 
Pessoal, lendo todo post surgiu uma grande duvida, meu chiller de placas é esses da china, e coloquei peracético nele, porém o troço acho que reagiu, começou a borbulhar direto, e voltar o liquido tanto na entrada como na saída dele. Reagiu com o cobre que une as placas? Há algo a ser feito?
Abs
 
Pessoal, lendo todo post surgiu uma grande duvida, meu chiller de placas é esses da china, e coloquei peracético nele, porém o troço acho que reagiu, começou a borbulhar direto, e voltar o liquido tanto na entrada como na saída dele. Reagiu com o cobre que une as placas? Há algo a ser feito?
Abs

Tu deixou o peracético parado ali ou passou e depois enxaguou? Mesmo o peracético sendo um ácido fraco ele já é danoso ao metal. Não é bom deixar ele de molho em nada de alumínio ou inox que tu quiser que dure.
Aliás, será que esse teu inox da china é inox mesmo? haha
Aços inoxidáveis bons contra corrosão são os austeníticos (3xx), que são mais caros. Muitas vezes só te falam que é "inox", daí tu vai ver e é 4xx, que são piores. Sem contar que nenhum aço é de fato "inoxidável".
Pega um ímã e vê se teu inox é magnético. Inox austenítico não é.

Abraços
Pedro
 
Deixei uns 3 min e ja enxaguei bastante. Acho que não detonou. Vou fazer o teste do imã. Abraço
 
Deixei uns 3 min e ja enxaguei bastante. Acho que não detonou. Vou fazer o teste do imã. Abraço

Pessoal!!! Um detalhe importante é que cloro é prejudicial ao Inox. Portanto tem que enxaguar o material com agua sem cloro nem que seja no fim da limpeza.
 
Pessoal!!! Um detalhe importante é que cloro é prejudicial ao Inox. Portanto tem que enxaguar o material com agua sem cloro nem que seja no fim da limpeza.


Sempre limpei o chiller de placas com água quente porém sempre direto da torneira.

Tem que ser água filtrada?


E outra coisa: as mangueiras de silicone atóxica podem ser usadas pra recircular soda caustica se forem bem lavadas depois?
 
Sempre limpei o chiller de placas com água quente porém sempre direto da torneira.

Tem que ser água filtrada?


E outra coisa: as mangueiras de silicone atóxica podem ser usadas pra recircular soda caustica se forem bem lavadas depois?

Eu não me preocuparia em filtrar ou deionizar a água de lavagem, acho enormemente desnecessário. Tem várias coisas que são mais efetivas. Tipo secar...

Também não me preocuparia com soda nas mangueiras. Olha só:
 

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Rins, não é com placa de sobre, são placas de inox.

As placas são BRASADAS com cobre (por isso que parece um pouco de cobre por fora), que é um processo parecido com solda, mas na verdade isso só serve pra unir as extremidades das placas umas nas outras, o líquido não entra em contato.

Abraço,
Estou lendo este tópico agora pois comprei um chiller de placas. Li os argumentos do Guenther sobre a soda não entrar em contato com o cobre, por isso não haveria problema em usar mas eu achei esse manual do Therminator e o mesmo alerta para NÃO usar soda cáustica!!! Copiando o texto aqui: "...DO NOT use caustic (lye, Drain-o etc) to clean the chiller – these cleaners will
damage the copper braze material."
Link do manual: http://www.blichmannengineering.com...ucts/manuals/Therminator Owners Manual-V8.pdf .
Confio nos argumentos do Guenther pois afinal ele já faz o procedimento há tempos mas, como o chiller que acabei de comprar é "ching ling" então não vou arriscar.

Abs.
 
Estou lendo este tópico agora pois comprei um chiller de placas. Li os argumentos do Guenther sobre a soda não entrar em contato com o cobre, por isso não haveria problema em usar mas eu achei esse manual do Therminator e o mesmo alerta para NÃO usar soda cáustica!!! Copiando o texto aqui: "...DO NOT use caustic (lye, Drain-o etc) to clean the chiller – these cleaners will damage the copper braze material."
Link do manual: http://www.blichmannengineering.com...ucts/manuals/Therminator Owners Manual-V8.pdf .
Confio nos argumentos do Guenther pois afinal ele já faz o procedimento há tempos mas, como o chiller que acabei de comprar é "ching ling" então não vou arriscar.

Abs.

Oi Cleber,

E como vc pretende limpar a sujeira grossa, então?

Pelos vários relatos que existe na internet, somente passar água quente nem sempre remove incrustações mais pesadas...

A indicação do Blichmann, juntamente com algumas imagens de cortes tranversais de chillers de placa que vi, me fazem acreditar que parece mesmo que o cobre utilizado na junção das placas aparece um pouco na parte interna do chiller... e é sabido que a soda caustica corrói o cobre.

Mas, pesquisando um pouco vi alguns links no HBT americano onde um usuário que parece ser funcionário da Duda Diesel indica que um dos melhores métodos de limpar o chiller seria passar soda caustica (ou star san ou PWB - produtos de limpeza que eles possuem) e enxaguar na sequencia. Em alguns outros posts ele confirma que alguns produtos como star-san corroem o cobre do chiller (posso colar link ou mensagem se quiser).

Essa controvérsia toda me faz crer que sim, existe um pouquinho de cobre à mostra e esses produtos corroem ele, mas se for feita uma limpeza breve, para a soda remover o que a água quente não remove, e logo em seguida enxaguar o chiller, não haverá problemas. Enquanto que o Blichmann se posiciona de forma mais "conservadora", como produtor que parte do princípio (correto) de que tem muito hombrewer sem noção alguma de produtos químicos e metais, que poderia deixar o negócio imerso ou cheio de soluções concentradas de produtos causticos que certamente estragariam o chiller em pouco tempo.

De qualquer forma, talvez vc sinta, talvez não, a necessidade de fazer uma limpeza mais pesada no seu chiller de tempos em tempos, mesmo que isso apresente pequeno risco de lixiviação do cobre.

Abraço
 
Oi Cleber,

E como vc pretende limpar a sujeira grossa, então?

Pelos vários relatos que existe na internet, somente passar água quente nem sempre remove incrustações mais pesadas...

A indicação do Blichmann, juntamente com algumas imagens de cortes tranversais de chillers de placa que vi, me fazem acreditar que parece mesmo que o cobre utilizado na junção das placas aparece um pouco na parte interna do chiller... e é sabido que a soda caustica corrói o cobre.

Mas, pesquisando um pouco vi alguns links no HBT americano onde um usuário que parece ser funcionário da Duda Diesel indica que um dos melhores métodos de limpar o chiller seria passar soda caustica (ou star san ou PWB - produtos de limpeza que eles possuem) e enxaguar na sequencia. Em alguns outros posts ele confirma que alguns produtos como star-san corroem o cobre do chiller (posso colar link ou mensagem se quiser).

Essa controvérsia toda me faz crer que sim, existe um pouquinho de cobre à mostra e esses produtos corroem ele, mas se for feita uma limpeza breve, para a soda remover o que a água quente não remove, e logo em seguida enxaguar o chiller, não haverá problemas. Enquanto que o Blichmann se posiciona de forma mais "conservadora", como produtor que parte do princípio (correto) de que tem muito hombrewer sem noção alguma de produtos químicos e metais, que poderia deixar o negócio imerso ou cheio de soluções concentradas de produtos causticos que certamente estragariam o chiller em pouco tempo.

De qualquer forma, talvez vc sinta, talvez não, a necessidade de fazer uma limpeza mais pesada no seu chiller de tempos em tempos, mesmo que isso apresente pequeno risco de lixiviação do cobre.

Abraço
Pois é Tiago eu fiquei entre a cruz e a espada agora, não sei o que fazer pois enquanto cervejeiros experientes recomendam o uso da soda tem fabricantes que não. Se fosse fácil achar o tal PBW (Powdered Brewery Wash) seria melhor, vi um link que fala em como fazer em casa mas não sei se os ingredientes são acessíveis, veja: https://tapsclub.wordpress.com/technical-topics/homemade-powdered-brewers-wash/ .
Por enquanto não vou usar, vou limpar bem logo após o uso e ferver o chiller imerso em água por mais de 5 minutos toda vez que usar.
Valeu, abs!
 
Pessoal, no manual do Therminator eles dizem para não usar soda:

Caution: do NOT use any cleaner or sanitizer containing chlorine such as bleach. Over time, this will
pit and erode stainless steel. DO NOT use caustic (lye, Drain-o etc) to clean the chiller – these cleanerswill
damage the copper braze material. Powdered Brewery Wash is just as effective and MUCH safer to use.
Any other non-chlorine sanitizer is acceptable to use. IodophorTM or StarSanTM (see warning below) both
work very well and do not require rinsing.

http://www.blichmannengineering.com...ucts/manuals/Therminator Owners Manual-V8.pdf
 
Sim, deve suportar, mas sinceramente, como vai ficar recirculando, não precisa ser tão quente.

Desculpe-me ressuscitar o tópico, mas estou ponderando a compra de um chiller de placas. Usei um quando fui brassar na casa de um colega e me pareceu insuperável no critério eficiência.

Guenther, quanto tempo você gasta para sanitizar o chiller de placas com esse procedimento que você descreveu? Parece dar trabalho quando se compara com a praticidade do chiller de imersão e envolve um pequeno risco na manipulação por causa da soda (ainda que eventual).

Vi em outro tópico, mais antigo, que você usava um chiller de imersão... poderia compartilhar o que te fez mudar?

Embora tenha ficado fascinado pela capacidade de trocar calor do de placas, to quase concluindo que para mim, que tenho levas pequenas (40 L), parece que comprar um pré-chiller vai ser melhor do que um de de placas.
 
Desculpe-me ressuscitar o tópico, mas estou ponderando a compra de um chiller de placas. Usei um quando fui brassar na casa de um colega e me pareceu insuperável no critério eficiência.

Guenther, quanto tempo você gasta para sanitizar o chiller de placas com esse procedimento que você descreveu? Parece dar trabalho quando se compara com a praticidade do chiller de imersão e envolve um pequeno risco na manipulação por causa da soda (ainda que eventual).

Vi em outro tópico, mais antigo, que você usava um chiller de imersão... poderia compartilhar o que te fez mudar?

Embora tenha ficado fascinado pela capacidade de trocar calor do de placas, to quase concluindo que para mim, que tenho levas pequenas (40 L), parece que comprar um pré-chiller vai ser melhor do que um de de placas.
Olá,

Cara, eu não "mudei".... eu faço cerveja em 3 equipamentos diferentes, e uso o chiller apropriado pra cada equipamento. Um dos meus equipamentos é todo automatizado, então como as coisas são todas "acopladas" no equipamento, uso chiller de placas.

Depois de cada uso, eu passo água normal até parar de sair resíduos, depois passo água fervendo (uns 3 minutos), e depois passo sanitizante (solução de iodo) e deixo ele com iodo dentro.

Em equipamentos manuais, seja 2, 3 panelas, ou BIAB, eu sempre uso chiller de imersão. Já tive todos os chillers de imersão que possa imaginar, bitolas, materiais, etc. Hoje em dia, uso um de 22m em Inox da WE.... pois a limpeza é absurdamente fácil.

Na minha visão, resfriamento com chiller de imersão é a melhor técnica que existe, mas tudo depende do equipamento.

Eu vejo as coisas de forma equilibrada, e muito fria.... eficiência é tudo uma questão de física, troca térmica... todos os tipos de chillers podem ser muito eficientes, é só entender as deficiências dele e minimizá-las. No caso do chiller de imersão, o problema é que as pessoas colocam o chiller parado dentro da panela e querem que aconteça um "milagre" de troca térmica....... isso não existe. Chiller de imersão pra resfriar quase tão rápido quanto um chiller de placas com área de contato parecida precisa de movimento do mosto.

Abraço,
 
Olá,

Cara, eu não "mudei".... eu faço cerveja em 3 equipamentos diferentes, e uso o chiller apropriado pra cada equipamento. Um dos meus equipamentos é todo automatizado, então como as coisas são todas "acopladas" no equipamento, uso chiller de placas.

Depois de cada uso, eu passo água normal até parar de sair resíduos, depois passo água fervendo (uns 3 minutos), e depois passo sanitizante (solução de iodo) e deixo ele com iodo dentro.

Em equipamentos manuais, seja 2, 3 panelas, ou BIAB, eu sempre uso chiller de imersão. Já tive todos os chillers de imersão que possa imaginar, bitolas, materiais, etc. Hoje em dia, uso um de 22m em Inox da WE.... pois a limpeza é absurdamente fácil.

Na minha visão, resfriamento com chiller de imersão é a melhor técnica que existe, mas tudo depende do equipamento.

Eu vejo as coisas de forma equilibrada, e muito fria.... eficiência é tudo uma questão de física, troca térmica... todos os tipos de chillers podem ser muito eficientes, é só entender as deficiências dele e minimizá-las. No caso do chiller de imersão, o problema é que as pessoas colocam o chiller parado dentro da panela e querem que aconteça um "milagre" de troca térmica....... isso não existe. Chiller de imersão pra resfriar quase tão rápido quanto um chiller de placas com área de contato parecida precisa de movimento do mosto.

Abraço,

Interessante. Não tinha pensado sobre essa ótica de minimizar as deficiências intrínsecas do método de resfriamento. Esse tipo de ponderação me torna convicto que fazer cerveja é um dos melhores hobbies que se pode ter :)

Evito mexer durante o resfriamento para não prejudicar a formação do cone de trub, normalmente mexo antes e quando ligo a água o mosto está girando. Poderia mexer só em cima, onde está mais quente, mas também não gosto para evitar contaminação ao ficar movimentando o braço ali perto!

Quando tiver um bomba vou testar essa ideia.

Por hora acho que só vou trocar o meu atual (7 m) por um de comprimento maior e de bitola maior. Mas vou optar pelo alumínio, por conduzir mais que o inox.

Obrigado pelas dicas.

Abraços
 
Interessante. Não tinha pensado sobre essa ótica de minimizar as deficiências intrínsecas do método de resfriamento. Esse tipo de ponderação me torna convicto que fazer cerveja é um dos melhores hobbies que se pode ter :)

Evito mexer durante o resfriamento para não prejudicar a formação do cone de trub, normalmente mexo antes e quando ligo a água o mosto está girando. Poderia mexer só em cima, onde está mais quente, mas também não gosto para evitar contaminação ao ficar movimentando o braço ali perto!

Quando tiver um bomba vou testar essa ideia.

Por hora acho que só vou trocar o meu atual (7 m) por um de comprimento maior e de bitola maior. Mas vou optar pelo alumínio, por conduzir mais que o inox.

Obrigado pelas dicas.

Abraços
Eu na maioria dos casos faço o whirlpool a quente (pois é bem mais rápido e eficaz), transfiro o mosto quente para o fermentador (deixando o trub pra trás) e então resfrio com o chiller de imersão dentro do fermentador, o que me permite ficar mexendo com o chiller sem me preocupar com nada.

Sobre contaminação, a chance de ter contaminação que realmente dê pra considerar CONTAMINAÇÃO....... somente pelo ar, é muito, mas MUITO pequena.

Todos os nossos mostos que fazemos em casa são contaminados, mas contaminados normalmente por bactérias que não fazem nada perceptível, ou que não conseguem se replicar pelas condições do mosto (já que após o início da fermentação o pH baixa rapidamente) e por aí vai. As contaminações mais perigosas são de bactérias "gostam" de mosto e se dão bem com ele, e normalmente onde elas foram colônia? No ar? No teto? Não.... é dentro de mangueira com interior úmido, ou dentro da torneira do fermentador, sempre onde ficou algo um pouco úmido e com algum resquício de açúcar mal lavado.

99% das contaminações que vejo por aí são por torneiras/borrachas/conexões de fermentadores mal lavados e mal sanitizados, ou mangueiras guardadas sem ter sido sanitizadas antes de guardar.

Abraço,
 
Eu na maioria dos casos faço o whirlpool a quente (pois é bem mais rápido e eficaz), transfiro o mosto quente para o fermentador (deixando o trub pra trás) e então resfrio com o chiller de imersão dentro do fermentador, o que me permite ficar mexendo com o chiller sem me preocupar com nada.

Oi Guenther, qual modelo de fermentador tu usa para isto?
Estas bombonas de 30 ou 50 litros suportam, sem liberar substâncias prejudiciais, estas temperaturas altas após o whirlpool com o mosto ainda bem quente?

Abraço!
 
Oi Guenther, qual modelo de fermentador tu usa para isto?
Estas bombonas de 30 ou 50 litros suportam, sem liberar substâncias prejudiciais, estas temperaturas altas após o whirlpool com o mosto ainda bem quente?

Abraço!



Tenho a mesma dúvida. Acompanhando.


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Tenho a mesma dúvida. Acompanhando.


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Oi Guenther, qual modelo de fermentador tu usa para isto?
Estas bombonas de 30 ou 50 litros suportam, sem liberar substâncias prejudiciais, estas temperaturas altas após o whirlpool com o mosto ainda bem quente?

Abraço!
Quando faço isso, uso os clássicos baldes brancos de 30 litros, ou uso em fermentador de Inox.

Nas bombonas de 50 o chiller não entra (pelo menos os meus) e alem disso elas não "devem" ser expostas a temperaturas muito altas........ apesar de que eu canso de ver gente fazendo isso sem maiores problemas, mas eu não faço, gosto de seguir a especificação do material.

Abraço,
 
Boa noite,

E quanto ao trub? Posso desligar o fogo após a fervura e já passar o mosto pelo chiller de placas? Ou é preciso fazer algum procedimento para minimizar a quantidade de trub em suspensão antes de iniciar a passagem pelo chiller? Whirlfloc? Whirlpool? Deixar o mosto decantando um tempo antes de inciar o resfriamento?

Pretendo começar a usar meu chiller de placas em breve e esta é minha maior dúvida por enquanto.

Obrigado,

Matheus
 
Boa noite,

E quanto ao trub? Posso desligar o fogo após a fervura e já passar o mosto pelo chiller de placas? Ou é preciso fazer algum procedimento para minimizar a quantidade de trub em suspensão antes de iniciar a passagem pelo chiller? Whirlfloc? Whirlpool? Deixar o mosto decantando um tempo antes de inciar o resfriamento?

Pretendo começar a usar meu chiller de placas em breve e esta é minha maior dúvida por enquanto.

Obrigado,

Matheus
Eu recomendo sempre fazer whirlpool e esperar decantar antes de passar pelo chiller de placas, se não a chance de entupimento depois é grande.
 
Pessoal, fiz a recirculação de soda no chiller usando uma panela de alumínio. Qual o risco disso? É de corrosão da panela ou de resíduos?
 
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