Chiller placas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara, não existe regra.... então vou te dizer o que eu faço.

Depois de cada brassagem, eu passo água quase fervendo no sentido contrário, bastante, e depois disso passo sanitizante (iodophor), e guardo ele com sanitizante dentro.

Fazendo isso toda a brassagem, eu uso soda uma vez a cada 1 ou 2 meses, digamos assim, e não sai nada se sujeira visível.

Se em uma dessas limpezas com soda sair sujeira visível, isso quer dizer que as limpezas com água quente, etc, não estão sendo muito eficazes, então é preciso melhorar esse processo.

Eu faço assim.

Abraço,
 
Cara, não existe regra.... então vou te dizer o que eu faço.

Depois de cada brassagem, eu passo água quase fervendo no sentido contrário, bastante, e depois disso passo sanitizante (iodophor), e guardo ele com sanitizante dentro.

Fazendo isso toda a brassagem, eu uso soda uma vez a cada 1 ou 2 meses, digamos assim, e não sai nada se sujeira visível.

Se em uma dessas limpezas com soda sair sujeira visível, isso quer dizer que as limpezas com água quente, etc, não estão sendo muito eficazes, então é preciso melhorar esse processo.

Eu faço assim.

Abraço,

Guenther, passei soda em meu chiller no fim de semana e realmente a água saiu escura, não preta, mas escura. Pergunto, consigo limpar ele completamente? ou agora sempre vai ficar o risco de contaminação.

Obs: Peguei confiança e vou começar a passar soda com mais frequencia
 
Cara, não existe regra.... então vou te dizer o que eu faço.

Depois de cada brassagem, eu passo água quase fervendo no sentido contrário, bastante, e depois disso passo sanitizante (iodophor), e guardo ele com sanitizante dentro.

Fazendo isso toda a brassagem, eu uso soda uma vez a cada 1 ou 2 meses, digamos assim, e não sai nada se sujeira visível.

Se em uma dessas limpezas com soda sair sujeira visível, isso quer dizer que as limpezas com água quente, etc, não estão sendo muito eficazes, então é preciso melhorar esse processo.

Eu faço assim.

Abraço,

Guenther, passei soda no meu chiller no fim de semana e realmente a água saiu escura, não preta, mas escura. Pergunto, consigo limpar ele completamente? ou agora sempre vai ficar o risco de contaminação.
Posso também inverter os lados, começar a passar o mosto aonde antes passava a água e a água aonde passava o mosto?

Outra dúvida, posso colocar o chiller inteiro na soda? todo ele dentro da panela(inox) com soda?

Obs: Peguei confiança e vou começar a passar soda com mais frequencia
 
Guenther, passei soda no meu chiller no fim de semana e realmente a água saiu escura, não preta, mas escura. Pergunto, consigo limpar ele completamente? ou agora sempre vai ficar o risco de contaminação.
Posso também inverter os lados, começar a passar o mosto aonde antes passava a água e a água aonde passava o mosto?

Outra dúvida, posso colocar o chiller inteiro na soda? todo ele dentro da panela(inox) com soda?

Obs: Peguei confiança e vou começar a passar soda com mais frequencia
1) Pergunto, consigo limpar ele completamente?

Soda cáustica. Saiu água escura? Lave bem.. enxágue.... jogue toda a água fora, e repita o processo com solução de soda nova.. etc... até não sair nada. A soda começou a entrar e sair limpa? Tá limpo.

2) agora sempre vai ficar o risco de contaminação?

Limpe e sanitize antes de guardar.... só isso.

3) Posso também inverter os lados, começar a passar o mosto aonde antes passava a água e a água aonde passava o mosto?

Não, por isso os chillers vem com uma indicação de onde se deve usar mosto, e onde se deve usar água.

4) Outra dúvida, posso colocar o chiller inteiro na soda? todo ele dentro da panela(inox) com soda?

Não vejo sentido nisso.

Abraço,
 
Boa tarde Guenther, estou indo aos EUA este mês e fiquei em duvida sobre o tal do PBW, ele pode substituir a soda?
 
1) Pergunto, consigo limpar ele completamente?


3) Posso também inverter os lados, começar a passar o mosto aonde antes passava a água e a água aonde passava o mosto?

Não, por isso os chillers vem com uma indicação de onde se deve usar mosto, e onde se deve usar água.

Abraço,

Guenther, não achei indicação nenhuma no meu chiller, apenas que não é possível o uso com amônia.

Geralmente o mosto passa pela entrada da esquerda (utilizava assim) Posso continuar ou existe algum modo de descobrir qual seria o fluxo certo, já que não está explicito no rotulo?
 
Guenther, não achei indicação nenhuma no meu chiller, apenas que não é possível o uso com amônia.

Geralmente o mosto passa pela entrada da esquerda (utilizava assim) Posso continuar ou existe algum modo de descobrir qual seria o fluxo certo, já que não está explicito no rotulo?
Ai eu já não sei de cabeça. Teria que olhar o chiller de placas que possuo e interpretar a lógica dele.

Uma coisa é.... normalmente onde passa o mosto são conexões menores que a água.

Abraço,
 
usar a soda nessa concentração de 20g por litro que indicaram, é muito perigoso?
Vi umas fotos agora de mão aparecendo até osso por conta de soda!!!! fiquei receoso!

Meu equipamento agora é 99% de aço inox! posso preparar a soda na agua, esquentar e recircular em tudo!

e onde encontro esse fenolftaleina pra fazer o teste?
 
usar a soda nessa concentração de 20g por litro que indicaram, é muito perigoso?
Vi umas fotos agora de mão aparecendo até osso por conta de soda!!!! fiquei receoso!

Meu equipamento agora é 99% de aço inox! posso preparar a soda na agua, esquentar e recircular em tudo!

e onde encontro esse fenolftaleina pra fazer o teste?

Use luvas, soda é perigosa...

Caso entrar em contato com a pele lave com abundancia, se permanecer neutralize com vinagre e lave com abundancia novamente.

Pode usar soda tranquilo no inox, quanto mais quente, mais eficiente.

Fenoftaleína tem na WE, pode encontrar em loja de produtos químicos também, coisas pra laboratorio.

Abraço
 
Pessoal,
O chiller de placas é bem tranquilo de trabalhar. A limpeza é como já falaram, limpar logo que acaba a transferência. Normalmente eu uso água quente, mas de vez em quando passo soda para dar uma limpada mais forte.
Para sanitizar, é forno. Deixa o chiller secar bem (1 semana) e depois bota ele no forno com a temperatura no mínimo (180ºC). Assim ele não vai apenas sanitizar, mas esterilizar.
Atenção: ele precisar estar seco.
Abraços.
 
Pessoal,
vi no site do Lamas para vender um chillher de placas porém a descrição me chamou atenção em um ponto:

fluxo do Mosto: 1,4L por minuto
fluxo da agua: 20L por minuto

Para resfriar 20L de mosto, aprox 18 a 20 Minutos..

Pô, são 400Litros de agua pra resfriar?

http://loja.lamasbrewshop.com.br/chiller-de-placas-dudadiesel-economico.html

Para outro modelo,
http://loja.lamasbrewshop.com.br/chiller-de-placas-swep.html

o fluxo é de:

Mosto: 4 L/min
Agua: 15L/min.

Tempo: 5 Min para 20 L.. aqui seriam 75 Litros, mas de mesma forma, é muita água!

é isso mesmo? ou estou confundindo o processo?

(Meu processo atual é com chiller de imersão)
 
Pessoal,
vi no site do Lamas para vender um chillher de placas porém a descrição me chamou atenção em um ponto:

....

é isso mesmo? ou estou confundindo o processo?

(Meu processo atual é com chiller de imersão)

é isso mesmo, devido ao fato de que esse trocadores foram projetados para uso onde há água industrial.. de preferência gelada... em que já foram ou vão ser utilizadas em outro processo... para uso direto como em homebrew, o gasto de água é grande...
 
Legal é pra quem tem piscina em casa, é só usar uma bomba centrifuga comum, puxar uma mangueira da piscina e uma de volta pra piscina, assim fica recirculando e dá pra usar uma vazão forte...

Uma opção pra quem quer gastar menos água é usar um banco de agua fria...

Uso chiller de imersão, mas seria possível fazer com placas tmb. Deixo os primeiros minutos correndo água da rede, pra resfriar um pouco, e depois boto uns 5 litros de gelo dentro de uma panela e uso uma bombinha de maquina de lavar pra recircular água por dentro do chiller...

Já quis economizar mais usando direto o sistema fechado, mas não é eficiente, derrete todo o gelo e daí não resfria mais.
 
No forum da Acerva paulista discutimos sobre a limpeza de chillers brasados, rolaram até umas fotos do trocador da colorado aberto, igual essa foto do Guenther, todo encrostado de caramelo.

Sabemos que o ideal é ter um trocador desmontável em inox, mas a soda caustica ajuda bastante nossos brasados.

Sobre a construção deles, confere com o que oGuenther disse, o cobre serve apenas como união entre as placas, para aumentar a dispersão termicas nas placas corrugadas de inox, é como uma pasta termica solida, não existe contato de cobre onde passa liquido, ao menos deveria ser assim.

Uso 2 trocadores da Duda Diesel que comprei pelo preço, mas tenho minhas dúvidas quanto a qualidade.
Fui feliz com o primeiro trocador por 3 anos, mas reparei que existia formação de azinhavre e cristalização interna mente, ao menos do lado da agua que as aletas são visiveis.
Sempre limpei com a wap de 1900lbs, mas não funciona com agua fria, encrosta mesmo. Fiz uma leva em que saiu um caldo preto junto do mosto, terrivel, uma famigerada black ipa sem grãos torrados :smack:
Por sorte o segundo trocador era 0km, ai foi só nele, resfriamento lento mas sem contaminação.

Vou tentar recuperá-lo com circulação de soda 3% a 80C. O meu primeiro teste foi um desastre, vazou solucao de soda do balde EM CIMA de um caldeirão de aluminio... Sorte que no espaço tem exaustor e mangueira d'agua, os vapores/gases desse "encontro acidental" de soda com aluminio são bem nocivos!

A SprayingSystems tem farta literatura aberta sobre limpeza CIP, eles alertam que mesmo com turbulência, pressão e alcalinidade ideal, fatores como dureza e mineralidade da água influenciam muito na limpeza, ocorrem reações eletroliticas que fazem particulas aderirem as paredes metalicas, ai o processo tem que ser revisado e adequado.
 
Alguém já ouviu falar no Desana Max, que agora tem a venda no Lamas?

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=MhAVbr8Waq8&feature=player_embedded[/ame]

Eu só não entendi bem se ele pode ser usado substituindo a soda, para uma limpeza mais pesada ou é apenas um sanitizante.
 
Além dos alcalinos (Soda), alguém também usa detergentes ácidos?

Procurei informação a respeito da efetividade dos detergentes alcalinos na eliminação dos biofilmes e considerando a dificuldade da ação mecânica, estou pensando seriamente em usar (associar) detergentes ácidos eventualmente.
Alguém tem algo pra contribuir?
 
Além dos alcalinos (Soda), alguém também usa detergentes ácidos?

Procurei informação a respeito da efetividade dos detergentes alcalinos na eliminação dos biofilmes e considerando a dificuldade da ação mecânica, estou pensando seriamente em usar (associar) detergentes ácidos eventualmente.
Alguém tem algo pra contribuir?

Cara o que exatamente tu quer remover?

Em geral o mais recomendado pra limpeza de sujeira orgânica são soluções alcalinas. O ácido é bom pra remoção de impurezas minerais. Normalmente é assim que acontece a associação, base pra limpeza de organicos e ácido pra limpeza dos minerais que a limpeza anterior deixou.
 
Cara o que exatamente tu quer remover?

Em geral o mais recomendado pra limpeza de sujeira orgânica são soluções alcalinas. O ácido é bom pra remoção de impurezas minerais. Normalmente é assim que acontece a associação, base pra limpeza de organicos e ácido pra limpeza dos minerais que a limpeza anterior deixou.

Tiago, dentre as opções de limpeza acida, o que você recomenda?
Vi sobre o acido oxalico no inox, mas não tenho ideia de uma concetração adequada para limpeza branda, nem tempo ou temperatura de contato. Você teria essa info.?
Percebo muita mineralizaçao nos trocadores de placas, principalmente na parte da agua, acompanhado de um azinhavre que não devia aparecer ali, ao menos na teoria de sua contrução...
 
Tiago, dentre as opções de limpeza acida, o que você recomenda?
Vi sobre o acido oxalico no inox, mas não tenho ideia de uma concetração adequada para limpeza branda, nem tempo ou temperatura de contato. Você teria essa info.?
Percebo muita mineralizaçao nos trocadores de placas, principalmente na parte da agua, acompanhado de um azinhavre que não devia aparecer ali, ao menos na teoria de sua contrução...

Oi JotaMarino,

Não sei se o ácido oxalico é uma boa opção pra essa aplicação, imagino que se ele encontrar depósitos com cálcio iria formar oxalato de calcio, que ia ser outro depósito, ele é bem pouco solúvel em água...

Dos ácidos inorgânicos eu acho que iria de ácido fosfórico, que dos usados, é um dos menos perigosos de lidar... Também foi o único que eu usei pra limpeza de inox até agora, mas eu não costumo a usar ácidos. Mas também existem ácidos orgânicos que podem ser usados, não conheço sua eficiência.
A concentração o recomendado seria de 0,5% e pH 2,5 ou menor.

Retirei essas informações desse documento, que dá uma pincelada em detergentes de limpeza, talvez seja interessante vc ver:
http://www.eteavare.com.br/arquivos/20_2059.pdf

Quanto ao zinabre eu já não sei, se tem cobre exposto podei complicar sua vida quanto a utilização de ácidos...

Abraço
 
Mais por curiosidade do que qualquer outra coisa... o que vocês fazem com a solução de soda que sobra? Como é feito o descarte? Não pode ser jogado no ralo normal, certo?
 
Mais por curiosidade do que qualquer outra coisa... o que vocês fazem com a solução de soda que sobra? Como é feito o descarte? Não pode ser jogado no ralo normal, certo?

É... bom, o correto seria neutralizar ela antes de jogar no ralo, embora não seja prática comum. Veja a quantidade de soda que usam pra desentupir canos, acaba indo direto...

Não sei, mas quando a quantidade é pouca, provavelmente ela acaba reagindo com o material orgânico disponível antes de chegar na rede de esgoto, se existir rede...
 
Cara o que exatamente tu quer remover?

Em geral o mais recomendado pra limpeza de sujeira orgânica são soluções alcalinas. O ácido é bom pra remoção de impurezas minerais. Normalmente é assim que acontece a associação, base pra limpeza de orgânicos e ácido pra limpeza dos minerais que a limpeza anterior deixou.

Seguinte, andei emprestando alguns equipamentos, entre eles, bombas, mangueiras e chiller, que a princípio voltaram limpos, porém não parecem tão limpos assim. Quando me refiro aos biofilmes, falo da sujeira orgânica visualmente imperceptível, neste caso acho que o Dersana Max deve resolver. Mas como não tenho capacidade de visualizar internamente o chiller e temendo a possibilidade de resíduos minerais que possam servir de "apoio" aos microorganismos contaminantes, penso em usar eventualmente detergentes ácidos. Era isso. Alguma sugestão?

Obrigado.
 
Seguinte, andei emprestando alguns equipamentos, entre eles, bombas, mangueiras e chiller, que a princípio voltaram limpos, porém não parecem tão limpos assim. Quando me refiro aos biofilmes, falo da sujeira orgânica visualmente imperceptível, neste caso acho que o Dersana Max deve resolver. Mas como não tenho capacidade de visualizar internamente o chiller e temendo a possibilidade de resíduos minerais que possam servir de "apoio" aos microorganismos contaminantes, penso em usar eventualmente detergentes ácidos. Era isso. Alguma sugestão?

Obrigado.

Entendi... Bom, eu acho que se tu remover a sujeira orgânica com soda caustica a quente e depois fizer enxague a quente, provavelmente não vai ter problema... não sei se possíveis resíduos minerais resultantes dessa limpeza poderiam ser foco de contaminação, mas se tu quiser ter certeza de que eliminou isso também, eu acho que recomendaria usar um ácido fosfórico... não sei se um ácido acético em concentração de vinagre seria o suficiente pra isso, talvez até seja, teria que dar uma googleada...

Abraço
 
Minhas dúvidas, li todo o post e ficaram somente algumas dúvidas.

1 - Posso descartar a solução de soda no encanamento que leva a caixa de gordura da minha casa? Sendo assim já ajudava na limpeza da mesma!

2 - Depois de lavar bem, posso deixar uma solução de iodophor por quanto tempo dentro?

3 - Caso não venha a usar iodophor, posso sanitizar com pac200 e deixar esse chiller no congelador ou não precisa?

Obrigado a todos.
 
Minhas dúvidas, li todo o post e ficaram somente algumas dúvidas.

1 - Posso descartar a solução de soda no encanamento que leva a caixa de gordura da minha casa? Sendo assim já ajudava na limpeza da mesma!

2 - Depois de lavar bem, posso deixar uma solução de iodophor por quanto tempo dentro?

3 - Caso não venha a usar iodophor, posso sanitizar com pac200 e deixar esse chiller no congelador ou não precisa?

Obrigado a todos.

Olha, pode descartar, mas não exagera na quantidade nem na concentração, porque soda + gordura = sabão, soda demais poderia entupir a caixa de gordura. Até hoje não tive problemas com isso...

Se quiser, vc pode deixar iodofor lá dentro, mas isso não vai te ajudar muito, pq o iodofor logo perde seu poder sanitizante e vc vai ter que sanitizar ele de qualquer maneira antes de usar. O iodofor nao tem nenhum poder desincrustante ou limpante que ajudaria a soltar qualquer tipo de sujeira residual...

Não entendi a ideia de deixar o chiiller no congelador...
 
Olha, pode descartar, mas não exagera na quantidade nem na concentração, porque soda + gordura = sabão, soda demais poderia entupir a caixa de gordura. Até hoje não tive problemas com isso...

Se quiser, vc pode deixar iodofor lá dentro, mas isso não vai te ajudar muito, pq o iodofor logo perde seu poder sanitizante e vc vai ter que sanitizar ele de qualquer maneira antes de usar. O iodofor nao tem nenhum poder desincrustante ou limpante que ajudaria a soltar qualquer tipo de sujeira residual...

Não entendi a ideia de deixar o chiiller no congelador...

A idéia do congelador eu li neste post!!! Acho mais prudente então, lavar bem com soda quente, depois passar bastante agua quente e guardar. Antes de utilizar dar aquela sanitizada básica no menino!!

Valew!
 
...Se quiser, vc pode deixar iodofor lá dentro, mas isso não vai te ajudar muito, pq o iodofor logo perde seu poder sanitizante...

Tiago,

Quer dizer que se eu faço uma solução de iodofor/água, guardo em um recipiente, após pouco tempo essa solução não tem mais poder sanitizante? Tem certeza?

Costumo colocar em um borrifador estas soluções e ir utilizando sempre que preciso fazer alguma coisa no fermentador... então estou correndo enorme risco de contaminar a leva, procede?

Abraço!
 
Tiago,

Quer dizer que se eu faço uma solução de iodofor/água, guardo em um recipiente, após pouco tempo essa solução não tem mais poder sanitizante? Tem certeza?

Costumo colocar em um borrifador estas soluções e ir utilizando sempre que preciso fazer alguma coisa no fermentador... então estou correndo enorme risco de contaminar a leva, procede?

Abraço!

Não é tão pouco tempo assim que dura, mas tem uma validade sim e ela diminui de acordo com o aumento de temperatura. Um indicativo é a cor do iodofor, quando a solução perde a cor, vc pode dar ela por vencida.

Eu também misturo no borrifador e uso até acabar, dura bastante, mas guardo na geladeira...

Abraço
 
Tiago,

Quer dizer que se eu faço uma solução de iodofor/água, guardo em um recipiente, após pouco tempo essa solução não tem mais poder sanitizante? Tem certeza?

Costumo colocar em um borrifador estas soluções e ir utilizando sempre que preciso fazer alguma coisa no fermentador... então estou correndo enorme risco de contaminar a leva, procede?

Abraço!
Eu sempre faço um novo quando vou sanitizar algo, e o motivo é bem simples: eu tenho alguma forma de testar se o sanitizante ainda está ok? Não... seria só na fé, então.... eu sempre faço um novo.

Abraço,
 
Boa tarde pessoal,

como todos sabem aqui em Sampa a crise hídrica ta pegando forte, então tenho pensado em alternativas para gastar menos água e tive 2 idéias ...

Abraços,
Galhardo
 

Attachments

  • chiller-placas_1.jpg
    chiller-placas_1.jpg
    197.3 KB · Views: 363
mais uma ...

Abraços
 

Attachments

  • chiller-placas_2.jpg
    chiller-placas_2.jpg
    176.8 KB · Views: 340
O princípio é normal, utilizado em qualquer cervejaria... a questão é que vais precisar de um volume de água BEM grande pra conseguir resfriar somente por recirculação.... é só fazer as contas com os diferenciais de temperatura... a matemática pra isso não é complicada.

Abraço,
 
Muito legal Galhardo...pessoal vou usar o chiller pela primeira vez...podem me ajudar informando algum tópico de como instalar? Que bomba comprar etc? Outra coisa...a soda q vcs usam é a vendida em supermercado?
Abs
 
@lgandena a soda é a cáustica... kkkk não pude me controlar :fro:
Mas respondendo tua pergunta, é sim a mesma soda que compramos no mercado.
 
@lgandena eu já comprei duas bombas dessas link e estou muito satisfeito.
Tem um tópico sobre bombas que o pessoal cita alguns modelos.
Se tu procura algo mais profissional sugiro uma Chugger pump.
 
Back
Top