Chiller placas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Achei muito interessante essa ideia do resfriamento no fermentador.

Hoje mexo o chiller no mosto quente, e acabo destruindo o trub. Quando chego nos <25ºC, espero uns 5 minutos (pra decantar) e passo o mosto frio pro fermentador. Não gostei dessa experiência, pois acumula muita sujeira no fermentador ao final da fermentação, além de ficar passando trub pra ele, o que não é muito legal.

Enfim, vou ver o que faço com essas ideias que vcs contribuiram.

Ao @Guenther todo o meu respeito.

Pela paciência e atenção em responder toda essa galera durante todos esses anos.

Sucesso em 2017!
 
Pessoal, fiz a recirculação de soda no chiller usando uma panela de alumínio. Qual o risco disso? É de corrosão da panela ou de resíduos?

O óxido de alumínio é solúvel em ambientes alcalinos. Portanto, a soda corrói o alumínio. A tua panela certamente está corroendo enquanto tu fazes isso e estás levando alumínio pra dentro do chiller (não sei se isso é um problema para o chiller).
Se a panela que tu usas é importante, não faz isso!! Tu poderias usar um balde de PP ao invés da panela.

Abraço!
Pedro
 
Valeu, Pedro!!

Muito obrigado pela explicação.

Um abraço!

O óxido de alumínio é solúvel em ambientes alcalinos. Portanto, a soda corrói o alumínio. A tua panela certamente está corroendo enquanto tu fazes isso e estás levando alumínio pra dentro do chiller (não sei se isso é um problema para o chiller).
Se a panela que tu usas é importante, não faz isso!! Tu poderias usar um balde de PP ao invés da panela.

Abraço!
Pedro
 
Pessoal... preciso de um help.
Comprei um chiller com 38 placas no Aliexpress porém o mesmo veio sem qualquer rótulo ou manual. A minha dúvida é... como faço para saber quais são as entradas e saídas para o mosto e a água? Li em um post aqui que um colega uma vez inverteu a ordem e perdeu mto em eficiência de resfriamento
 
Pessoal... preciso de um help.
Comprei um chiller com 38 placas no Aliexpress porém o mesmo veio sem qualquer rótulo ou manual. A minha dúvida é... como faço para saber quais são as entradas e saídas para o mosto e a água? Li em um post aqui que um colega uma vez inverteu a ordem e perdeu mto em eficiência de resfriamento
Item 1 e 2 das boas práticas do fórum: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405986

Aposto que se seguí-las, vai receber respostas no mesmo dia.

Abraço,
 
Pessoal, estou projetando a compra de um chiller a placas e gostaria de saber da galera mais experiente se tem alguma marca de melhor qualidade no mercado (que certamente deve ter) para que eu possa fazer a melhor compra. Ví vários chineses, importados... Vi de tudo mas ainda não sei qual comprar. Gostaria de um chiller entre 40 e 80 placas. Tenho achado muitos de 40, alguns de 50 mas nenhum de 80 novo até o momento. Será que alguém sabe também onde encontro?

Valeuu!:mug:
 
Pessoal, estou projetando a compra de um chiller a placas e gostaria de saber da galera mais experiente se tem alguma marca de melhor qualidade no mercado (que certamente deve ter) para que eu possa fazer a melhor compra. Ví vários chineses, importados... Vi de tudo mas ainda não sei qual comprar. Gostaria de um chiller entre 40 e 80 placas. Tenho achado muitos de 40, alguns de 50 mas nenhum de 80 novo até o momento. Será que alguém sabe também onde encontro?

Valeuu!:mug:

Quantos litros pretende resfriar? Em quanto tempo? Qual o orçamento máximo?

São perguntas pertinentes hahaha
 
Pretendo realizar o resfriamento de 200 litros de mosto com o chiler. O tempo acredito que cerca de 20 minutos seja suficiente para não gerar qualquer off flavor correto? Quanto ao orçamento estou completamente aberto pois não tenho noção do preço de chilers maiores. Ví alguns de 20 - 40 placas na faixa de R$ 650,00 - R$ 1300,00.

Quantos litros pretende resfriar? Em quanto tempo? Qual o orçamento máximo?

São perguntas pertinentes hahaha
 
Pretendo realizar o resfriamento de 200 litros de mosto com o chiler. O tempo acredito que cerca de 20 minutos seja suficiente para não gerar qualquer off flavor correto? Quanto ao orçamento estou completamente aberto pois não tenho noção do preço de chilers maiores. Ví alguns de 20 - 40 placas na faixa de R$ 650,00 - R$ 1300,00.

Qual temperatura da tua água de resfriamento que irá trocar calor no chiller?
 
E teria algum produto, menos agressivo e perigoso de manipular, que a soda?
algum produto de limpeza domestico talvez?
Pensei até me detergente de louça neutro.. hehehe.. mas imagino q não funcione bem.
 
Ressuscitando o tópico...

Eu tava lendo e vi que alguém comentou sobre contaminação da cerveja no chiller sujo.

Então digamos que o chiller tenha coisas incrustada, mas antes de usar passar o sanitizante.. mesmo assim pode contaminar?? ou as bactérias que estão nessas nhacas morrem naquele momento logo antes do uso? mesmo que depois se forme outra colônia lá..

Um amigo meu só limpa com água e usa sanitizante antes do resfriamento, acho que o dele tá lotado de nhaca...
 
Ressuscitando o tópico...

Eu tava lendo e vi que alguém comentou sobre contaminação da cerveja no chiller sujo.

Então digamos que o chiller tenha coisas incrustada, mas antes de usar passar o sanitizante.. mesmo assim pode contaminar?? ou as bactérias que estão nessas nhacas morrem naquele momento logo antes do uso? mesmo que depois se forme outra colônia lá..

Um amigo meu só limpa com água e usa sanitizante antes do resfriamento, acho que o dele tá lotado de nhaca...

Existe uma coisa chamada biofilme. As colônias de microrganismos criam uma camada de proteção que mesmo com sanitizante se mantem viva. Sanitização de verdade só com ação mecânica ou com um forte desincrustante. No caso do chiller de placas, só o desincrustante.
 
Ressuscitando o tópico...

Eu tava lendo e vi que alguém comentou sobre contaminação da cerveja no chiller sujo.

Então digamos que o chiller tenha coisas incrustada, mas antes de usar passar o sanitizante.. mesmo assim pode contaminar?? ou as bactérias que estão nessas nhacas morrem naquele momento logo antes do uso? mesmo que depois se forme outra colônia lá..

Um amigo meu só limpa com água e usa sanitizante antes do resfriamento, acho que o dele tá lotado de nhaca...
Eu sempre fervo o chiller de placas antes de usar. Com incrustracoes ou não assim eu mato qualquer contaminante. Mesmo lavando logo em seguida ao uso fica bastante açúcar incrustado, quando ferve dá pra ver que se desprende mais coisa.
 
Antes da brassagem, no dia anterior, monto todo o sistema coloco uma quantidade mínima de água e boto para ferver, assim já higienizo tudo, panela, bag, mangueiras, inclusive o chiler de placas, ligo a bomba e deixo circulando, de 10 a 15 minutos.
Observe que o chiler já havia sido higienizado depois da última brassagem.
 
Existe uma coisa chamada biofilme. As colônias de microrganismos criam uma camada de proteção que mesmo com sanitizante se mantem viva. Sanitização de verdade só com ação mecânica ou com um forte desincrustante. No caso do chiller de placas, só o desincrustante.
Dai a importância de higienizar o chiler logo após ouso, se possível ferver mais água e fazer circular, quanto ao biofilme, há desinfetantes que os removem.
 

Latest posts

Back
Top