Cheiro durante a fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

felixzucco

Member
Joined
Nov 23, 2014
Messages
20
Reaction score
4
Amigos!
(coloquei esse tópico em "Iniciantes" pois me enquadro no caso; embora pudesse estar em "Fermentação", pois não consegui encontrar tópico específico sobre isso...)

Minha segunda brassagem, e agora durante a fermentação aparentemente está sendo gerado um cheiro (não muito forte, moderado) que lembra álcool / algo alcóolico (não sei dizer se é álcool superior, ainda não tenho conhecimento disso). Na primeira brassagem, não identifiquei nenhum aroma durante a fermentação, e agora estou usando a mesma levedura. Nessa leva, sigo fermentando já a 4 dias, entre 16~17°C.

Pesquisando por aí, não achei muita coisa sobre os aromas da fermentação. No livro do Palmer consta sobre cheiro de ovo podre ou vinagre em algumas infecções.

Enfim, é normal vocês notarem cheiros / aromas nas suas fermentações? O que acham do meu caso (embora eu saiba que não tem como vocês saberem o cheiro que eu percebo aqui)?

Abs!
 
Ovo podre/enxofre não quer dizer contaminação. A minha Helles está linda na maturação mas cheirava assim na fermentação.
 
O que seria fermentar entre 16 ~ 17? Como está controlando esta temperatura? Ou éa temperatura ambiente? Se for, vai na parte de fermentação e lê o tópico fixo sobre erros clássicos de controle de temperatura
 
Sim, é normal e não quer dizer muita coisa, a principio. Use a combinação odor + paladar para ver se está tudo ok, lembrando que cerveja verde tem um gosto meio esquisito mesmo. Ela começa a arredondar o sabor depois da maturação.

Meus dois centavos.
 
O que seria fermentar entre 16 ~ 17? Como está controlando esta temperatura? Ou éa temperatura ambiente? Se for, vai na parte de fermentação e lê o tópico fixo sobre erros clássicos de controle de temperatura

Já li o tópico fixo (e acho que todos os tópicos fixos) e tenho estudado bastante sobre. Infelizmente por falta de espaço, ainda não tenho controle de temperatura, e estou fermentando 5 litros em uma caixa de isopor, trocando garrafas PET's congeladas que resfriam a "câmara". Por não ter controle efetivo, iniciei a fermentação em temperatura bem baixa (15ºC), e assim estou mantendo com bastante esmero. Enfim, o balde está com um termômetro adesivo nele, e é ele a minha referência.
 
Já li o tópico fixo (e acho que todos os tópicos fixos) e tenho estudado bastante sobre. Infelizmente por falta de espaço, ainda não tenho controle de temperatura, e estou fermentando 5 litros em uma caixa de isopor, trocando garrafas PET's congeladas que resfriam a "câmara". Por não ter controle efetivo, iniciei a fermentação em temperatura bem baixa (15ºC), e assim estou mantendo com bastante esmero. Enfim, o balde está com um termômetro adesivo nele, e é ele a minha referência.

Minha primeira fermentação foi nesse esquema também, e eu uso a caixa térmica com frequencia, pois não tenho espaço para uma geladeira ainda.

Esse esquema não te dá a melhor cerveja possível, mas te dá uma cerveja bem melhor do que fermentando só em temperatura ambiente.

Inclusive, muito cervejeiro experiente fermenta Ale assim, como segundo fermentador.

Deixe pra ficar preocupado quando chegar na etapa de maturação e perceber algum gosto ruim, intragável mesmo, a ponto de pensar em jogar fora o lote.

Algum off flavour é esperado, mas não é esse terror todo não, a não ser que você tenha um ultra paladar.

Eu, sinceramente, não tenho.


Abraços.
 
Back
Top