Cerveja super carbonatada muito doce

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gustavoble

New Member
Joined
Mar 12, 2019
Messages
4
Reaction score
0
Location
Brasilia
Pessoal, bom dia! Minha primeira leva de IPA fiz uma lambança q to tentando concertar(ver se tem jeito).


Numa leva de 20L na hora de resfriar com chiller de imersão, eu não o coloquei direito e vazou muita agua da torneira pra dentro da panela (tipo uns 4 litros), dai com medo de contaminação fervi novamente o mosto. Detalhe, sem tirar o trub de lúpulo de dentro.


Passado a fermentação certinha 7 dias, maturação 14 dias a frio, na hora do envase a bicha ficou muitooo amarga. Mais amarga q a vida.


Na tentativa de baixar o amargor adicionei polpa de manga e 300gr de açúcar e deixei mais 5 dias maturando. Vi isso em um fórum. Acho q não foi uma boa ideia.


Fiz o priming de mais 200ml de açúcar invertido com 600ml de água para esses 20 e poucos litros e envasei.


Com dois dias q ela ta refermentado na garrafa em temperatura ambiente e o manômetro já bateu em 4 bar/psi, abri uma e voou espuma pra todo lado. Experimentei e ela ta parecendo melado de tão doce. Coloquei na geladeira com medo de explodir.


Tem como concertar ou é ralo mesmo nessa cerva?
 
Ferveu novamente por quanto tempo ?
Isso seguramente aumentou o amargor.... e acabou com o aroma / sabor da IPA

Adicionou polpa de manga e 300 gr de açúcar e deixou maturando... O açúcar mais o açúcar da polpa não foram consumidos... pois estava maturando a frio, não fermentando...

Na hora do primming.... as leveduras começaram a comer o açúcar da polpa, estes 300 gr e mais os 200 ml
Essa quantidade enorme de açúcar gerou essa mega carbonatação... e provavelmente ainda não foram totalmente consumidos, por isso está tão doce...

Acho que depois do primeiro erro até daria pra consertar.... mas agora....
Se abrir tudo... colocar pra fermentar de novo.... vai consumir esse açúcar.... ficar muito alcoólica... mas sem sabor/aroma de IPA
Valeria a pena pela experiência.... ver o que acontece.... mas eu preferiria deixar a geladeira liberada pra outra tentativa do que perder tempo tentando salvar essa....
Aí depende do seu espaço e necessidade/vontade de brassar de novo
 
Last edited:
Pessoal, bom dia! Minha primeira leva de IPA fiz uma lambança q to tentando concertar(ver se tem jeito).


Numa leva de 20L na hora de resfriar com chiller de imersão, eu não o coloquei direito e vazou muita agua da torneira pra dentro da panela (tipo uns 4 litros), dai com medo de contaminação fervi novamente o mosto. Detalhe, sem tirar o trub de lúpulo de dentro.


Passado a fermentação certinha 7 dias, maturação 14 dias a frio, na hora do envase a bicha ficou muitooo amarga. Mais amarga q a vida.


Na tentativa de baixar o amargor adicionei polpa de manga e 300gr de açúcar e deixei mais 5 dias maturando. Vi isso em um fórum. Acho q não foi uma boa ideia.


Fiz o priming de mais 200ml de açúcar invertido com 600ml de água para esses 20 e poucos litros e envasei.


Com dois dias q ela ta refermentado na garrafa em temperatura ambiente e o manômetro já bateu em 4 bar/psi, abri uma e voou espuma pra todo lado. Experimentei e ela ta parecendo melado de tão doce. Coloquei na geladeira com medo de explodir.


Tem como concertar ou é ralo mesmo nessa cerva?

Desandou legal isso ai hein mas faz parte, para não ir para o ralo tenta abrir a garrafa para liberar a pressão depois tampa novamente, tenta fazer isso com ela bem gelada para nao espumar depois deixa carbonatar novamente, lembrando que isso so vai liberar o headspace na garrafa o gás na cerveja vai continuar então é provável que vc tenha que fazer isso mais vezes, eu so mandaria para o ralo se ela estiver intragável para beber se não vai tentando salvar.
 
Last edited:
Acho q vou abrir tudo jogar no balde e re-fermentar esse trem a uns 20 graus, até tenho espaço. Mais uns 7 dias sera q é suficiente? Sei q vai ficar bem alcólica sem sabor e sem corpo, mas da uma dó jogar esse tanto de cerva no ralo. Já bracei outras q ficaram muito boas, essa IPA é q to tentando salvar mesmo. Muito obrigado pelas dicas @mjay e @Caramba ! Essa contribuição entre os cervejeiros é fera!
 
mano joga de volta no balde, inocula uma levedura nova pra consumi todo esse açúcar sem esterificar muito, deixa ate parar de fermentar(+- uns 3 dias pela quantidade de acucar que tem) mais 4 dias maturando a quente(20c) pra come um tanto dos off-flavor e aposta em um dryhop generoso de um lupulo com pouco alfaacido (pra diminuir o amargor pois dizem que a massa verde do dryhop puxa isoacido pro fundo) logo no terceiro dia da maturação a quente pra aumenta a eficiência da extração, dai coldcrash por 3 dias com gelatina que eu acho que vai fica bom mano, testa umas 100g lupulo barato tipo mount hood que acho que ia ficar boa
 
Back
Top