Cerveja no Brasil é marginalizada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

awilian

Well-Known Member
Joined
Aug 23, 2014
Messages
53
Reaction score
4
Para aqueles que conhecem outras culturas cervejeiras, vocês acham que essa bebida no brasil é, de certa forma, marginalizada?

Percebo que na maioria das vezes, o brasileiro prefere uma quantidade colossal de cerveja ao invés de qualidade.

Conheço pessoas que tomam a mais barata, pois podem beber mais. Poucos conhecem que há cervejas mais nobres, tipos e tipos, etc...

Vi no supermercado esses dias uma cerveja por R$ 0,99 a lata.. fiquei me perguntando se era possível fazer um produto ao menos razoável por esse preço...

o que pensam sobre isso?

PS: é só papo furado meu.... rssss...
 
Bom, todo mundo gosta de beber cerveja boa, o problema é que cerveja boa é cara pra cacete!
Vai fazer um churras, que a intenção é ficar a noite toda confraternizando ( aka bebendo ) com alguma cerveja que não seja AMBEV. O último que fiz paguei R$ 3,40 o 600 ML da Skol para ... 10 pessoas. Comprei 40, ai já da +/- 140 pila.
Se fosse comprar qualquer cerveja artesanal isso ai multiplicava por no mínimo 3! Já ia ficar (bem mais) salgado o churras
 
Acho que o brasileiro tb, por morar num país muito quente, vê a bebida como algo ora se refrescar.

Ex ao se sentar na praia, muitos querem uma bebida leve e gelada, fácil de beber, q de pra beber rapido e refresque. E detalhe. Que ele possa tomar varias das 10 as 16...

Ai, numa Skol o cara acha tudo isso.. E sem do de jogar fora o resto que esquentou kkk..

Fora tb, que infelizmente vivemos em un país com insumos e impostos altíssimos que restringem este gosto mais apurado e este hobby cervejeiro a uma minuscula parte da população.

Pra 60% uma uma brahma e cara.

E quem já teve a oportunidade de ir pra europa, sabe bem que lá uma cerveja q aqui custa 30 reais la sai por 2 euros..

No meu ponto de vista, a gente ate quer. Só não consegue pagar haha...
 
Por muitos e muitos anos ficamos nas mãos das cervejas que não têm muito sabor, só podem ser bebidas bem galadas (para mascarar o sabor) e baratas. Isso se tornou cultural.
Hoje temos dezenas de rótulos bons em supermercados, bares, etc e mesmo assim é algo muito seletivo. Hoje comprei 60 dilmas e levei pouco menos de 6 litros de cerveja pra casa. Mas sei que serão excelentes 5 litos de muito sabor e que pode ser servidos a 7 ou 5ºC.
Acho que uma questão cultural leva-se muito tempo para se transformar em opcional.
Recebo pessoas em casa que não querem outra coisa a não ser skol, mesmo depois de explicar os benefícios de cervejas especiais. Paciência, continuarei a explicar.
Não acredito em marginalização, mas sim em falta de conhecimento, que um dia será como na europa. Pode ser uma utopia, mas faço minha parte.
Conheci muitos países com ótimas cervejas, mas ainda tenho que ter muita skol bem gelada no freezer.
O processo é lento mas trará boa recompensa a longo prazo. A cultura cervejeira deve ser aplicada dia a dia para bem de todos. ;)
 
Não creio que seja marginalizada, temos excelentes opções no mercado brasileiro das especiais, tais como a seasons, coruja, colorado, dentre outras.

O que acontece é que ainda é muito caro, nós vemos isso nos nossos próprios equipamentos. Uma panela de inox aqui custa no mínimo 4 vezes mais do que custaria nos EUA, e não é só imposto não, é toda a cadeia, desde a produção até a logística.

1) Não temos ferrovias, o transporte é feito por rodovias, o que aumenta o custo de logística

2) O sistema de reciclagem é inutil, as garrafas são descartadas após o uso, não temos uma política de reciclagem eficiente como na alemanha, com o famoso "pfand", que devolve a você uma quantia em dinheiro para cada unidade reciclada.

3) Lúpulo aqui é inexistente, temos que importar

4) Pouquíssimas maltarias, e as que temos praticamente fornecem para as grandes cervejarias (AMBEV), fora os processos de malteação que dedicam praticamente tudo para o processo de malteação de malte Pilsen. Isso faz com que maltes especiais sejam bem mais caros.

Isso é só alguns dos motivos que consegui lembrar agora.
 
Eu particularmente há algum tempo evito beber as cervejas ditas populares, prefiro atualmente a qualidade que quantidade, ainda recebo amigos que só conseguem beber skol, mas daí eles levam hehehe.
A cerveja em alguns locais é mal vista ainda, já em outros é vista como símbolo de status!
Ex.: Onde moro atualmente, as cervejas "populares" são vistas como bebida de povão, os riquinhos, ou os que querem ser visto como tal, preferem bebidas caras (wisky, vodka e vinhos), até os que bebem uma cerveja premium em público não são tão bem visto por aqui.
Já lá no Pará, onde morei por mais de 10 anos, beber cerveja é símbolo de status. Pagar grandes quantidades de Skol é demonstrar poder aquisitivo, pedir uma cerveja premium em público te coloca na lista de possíveis reis do pedaço.
 
Isso não é uma particularidade da cerveja. Nós temos uma tendência a ter esse pensamento porque nos importamos mais com a cerveja, mas o mesmo acontece com praticamente todos os bens de consumo.

Mesmo nós, que prezamos tanto pela qualidade da cerveja, consumimos um monte de porcarias industrializadas de baixa qualidade (quase tudo o que se encontra nos supermercados).

O nosso 'pão francês' é a Skol dos pães e a qualidade dos embutidos das grandes marcas é equivalente à da Brahma, mas normalmente não somos tão exigentes para esses produtos como somos pra cerveja.

Ou seja: nós também somos 'brahmeiros' em muitos aspectos, mas a tendência é que a cerveja nos leve a valorizar cada vez mais a cultura do artesanal em tudo o que consumimos.
 
Concordo plenamente Paulo. O nosso pão francês não passa de um cacetinho de vento. O presunto sadia/perdigão é um lixo perto dos presuntos que têm no Uruguai, e ainda por cima eles tem dezenas de marcas e tipos, ao contrário da gente aqui que só tem Sadia e Perdigão, da mesma empresa. O sorvete Kibon é um lixo e é vendido como se fosse o mais top de todos. Nossos queijos são horríveis e custam uma fortuna. E produtos que são muito básicos para americanos e europeus, como por exemplo haagen-dasz e président (que não são ruins mas também não têm nada de extraordinário), aí sim, chegam aqui custando uma fortuna, como se fossem feitos para a alta corte imperial. É revoltante viver no Brasil.
 
Concordo com os colegas.

Pagamos caro por produtos ruins aqui no Brasil.
Um amigo foi para os EUA e tirou algumas fotos de promoção de cerveja no Walmart de lá... é de chorar...

No Pão de Açucar tem uma variedade razoável de cervejas.... mas os preços são exorbitantes.
Paguei quase R$ 17,00 em uma Duvel de 330ml.... ou seja.. é só pra matar a curiosidade de experimentar novos sabores...
 
Acho que há um certo exagero nas críticas aí. Realmente as cervejas mais vendidas e mais baratas são uma porcaria. Mas hoje em dia, aqui no Rio, pelo menos, compro minhas Heinekens (que segue a lei da pureza) por preços razoáveis em comparação à Bohemia e outras. Encontro uma Sulamericana (purp malte) pouco mais cara que isso e muita oferta de cervejas especiais com toda a variedade de preço.

Nossos demais produtos também não devem ser generalizados como porcarias absolutas. Cada vez mais temos ofertas de produtos orgânicos. Feiras de pequenos agricultores. O nosso queijo minas na minha opinião é muito bom e tem algumas variedades...

Não é fácil viver só de peodutos de qualidade top. Vai gastar mais. Mas acho que a oferta tem melhorado muito ultimamente.
 
Acho que há um certo exagero nas críticas aí. Realmente as cervejas mais vendidas e mais baratas são uma porcaria. Mas hoje em dia, aqui no Rio, pelo menos, compro minhas Heinekens (que segue a lei da pureza) por preços razoáveis em comparação à Bohemia e outras. Encontro uma Sulamericana (purp malte) pouco mais cara que isso e muita oferta de cervejas especiais com toda a variedade de preço.

Nossos demais produtos também não devem ser generalizados como porcarias absolutas. Cada vez mais temos ofertas de produtos orgânicos. Feiras de pequenos agricultores. O nosso queijo minas na minha opinião é muito bom e tem algumas variedades...

Não é fácil viver só de peodutos de qualidade top. Vai gastar mais. Mas acho que a oferta tem melhorado muito ultimamente.
Talvez você tenha razão em alguns pontos Marcos.

No caso da cerveja, acho que muitas micro-cervejarias colocaram produtos interessantes no mercado, por um preço razoável....

Cerveja comum.. Realmente a Heineken tem ótimo preço... Budwaiser (que não é pura) Tb tem preço parecida com as Skol da vida.

Mas o que ferra esse nosso país todos sabemos... Alta carga tributária, altíssima.

Por isso para nós, brasileiros, comprar é algo sempre mais difícil.. Desde uma cerveja importa até um carro novo.
 
A carga tributária é altíssima. Isso é verdade. E injusta, por ser maior para os pequenos do que para os grandes, dificultando ainda mais a vida dos cervejeiros.

Mas tem também o "lucro Brasil". Termo usado por aí para designar as altíssimas margens de lucro que são praticadas aqui no Brasil por empresários de diversos setores da economia. Não sei se é o caso das cervejarias, mas não duvido...
 
Concordo com os colegas.
Pagamos caro por produtos ruins aqui no Brasil.
Um amigo foi para os EUA e tirou algumas fotos de promoção de cerveja no Walmart de lá... é de chorar...
Verdade, minha digníssima sente falta do Japão por conta disso, grande oferta de produtos de qualidade a preços justos.

Paguei quase R$ 17,00 em uma Duvel de 330ml.... ou seja.. é só pra matar a curiosidade de experimentar novos sabores...
Putz, 17 mangos?? Aqui no fim de mundo eu paguei 9,90 dia desses, então nem to tão mal servido assim!
 
aqui em porto alegre, paguei 14 na duvel de 330ml e 24 na tripple hopped.
os preços no brasil são absurdamente caros, mas só pra chegar nesse mérito tem que discutir MUITA política até chegar efetivamente nos preços 'roubados'
 
aqui em porto alegre, paguei 14 na duvel de 330ml e 24 na tripple hopped.
os preços no brasil são absurdamente caros, mas só pra chegar nesse mérito tem que discutir MUITA política até chegar efetivamente nos preços 'roubados'

Complicado mesmo!

Eu paguei 17,00 nessa abaixo:

Achei ela bem aromática... muito floral... porém para meu gosto, achei um pouco amarga.

Duvel_Tripel_Hop_9002.jpg
 
Vocês vão ficar putos comigo assim como eu fiquei quando soube. A Skol em lata tem custo de produção de R$0,08 centavos. Daí some vários custos de mkt, valor agredado e temos o preço que temos no supermercados.
 
Vocês vão ficar putos comigo assim como eu fiquei quando soube. A Skol em lata tem custo de produção de R$0,08 centavos. Daí some vários custos de mkt, valor agredado e temos o preço que temos no supermercados.

Creio que esse deva ser o custo do líquido, a lata deve ter um custo maior que esse.

Aliás, em muitas coisas que compramos, pagamos mais pela embalagem que pelo conteúdo.

Eu concordo com o que o Marcos disse logo acima, que o problema maior é o lucro exagerado das empresas.

Para citar um exemplo documentado, que é o do setor de automóveis, o lucro das montadoras no Brasil é o triplo do lucro das montadoras dos EUA (por carro produzido), enquanto que o custo de produção dos automóveis no Brasil é o menor do mundo. Aí fica difícil, né...

http://omundoemmovimento.blogosfera...o-menor-do-mundo-e-margem-e-o-triplo-dos-eua/

O que me chateia no universo Cervejeiro é que parece que muitos micro produtores estão indo pelo mesmo caminho.

Acho um absurdo cobrarem 15, 20, 30 Reais por 300ml de cerveja (produzida no Brasil mesmo), quando sabemos que os custos de produção são uma pequena fração deste valor.

Daria para vender bem mais barato e ainda ter um bom lucro.
 
Um dos custos principais também é a logística. (entenda como transporte, armazenagem e distribuição.)
A cadeia para distribuição de bebidas é gigantesca. há varios intermediários normalmente. E claro não podemos lembrar que no brasil todo transporte é rodoviário.. a um custo exorbitante.
 

Concordo com os argumentos, mesmo que ele tenha exagerado um pouco os custos (sabemos que produzir 20 Litros de cerveja não custa R$ 360,00), mas mesmo assim, não vejo justificativa para um "brew bar" que produz a cerveja na mesma cidade onde ela é vendida "on tap" cobrar R$ 16,00 por uma tulipa com 300ml, como já ví em alguns lugares.
 
Concordo plenamente Paulo. O nosso pão francês não passa de um cacetinho de vento. O presunto sadia/perdigão é um lixo perto dos presuntos que têm no Uruguai, e ainda por cima eles tem dezenas de marcas e tipos, ao contrário da gente aqui que só tem Sadia e Perdigão, da mesma empresa. O sorvete Kibon é um lixo e é vendido como se fosse o mais top de todos. Nossos queijos são horríveis e custam uma fortuna. E produtos que são muito básicos para americanos e europeus, como por exemplo haagen-dasz e président (que não são ruins mas também não têm nada de extraordinário), aí sim, chegam aqui custando uma fortuna, como se fossem feitos para a alta corte imperial. É revoltante viver no Brasil.

Minha nosa!! :) Eu sou Australiano e morando aqui no Brasil desde 2006.. e agora vc conseguir ler meu mente!! Tudo que vc falou agora e exatamente o que eu sempre reclamar aqui. Eu amo Brasil e adoro morando aqui, mas todas dias com certeza eu saudade o pau, presunto, queijo e cervejas boas e ainda barato que tem no Australia! No Australia mesmo qualquer cerveja artesenal nao vai custa nada mais do que R$10.. Hoje comprei um 600ml de Baden Baden Red aqui em Salvador e paguei R$16! Nem e muito bom.. imagino pensando em pessoas que trabalhar e so receber esse salario minimo que e pessimo tentando pensar em beber uma cerveja boa!
 
Back
Top