Carbonatação não aconteceu

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cczambo

Member
Joined
Apr 7, 2020
Messages
18
Reaction score
11
Location
RS
Bom dia galera,

Preciso de uma mão. Fiz uma Red Ale para o Natal mas deu ruim. Trabalho com primming para carbonatação.
Ocorre que nessa leva (16L finais), até o cold deu tudo certinho com FG e tal. Usei gelatina no 4o dia porém por correria do trampo acabei levando mais 4 dias pra envasar.

Coloquei as garrafas em um frigobar desligado, mantendo a temperatura próximo de 20 graus. Porém, ao invés de gelar só algumas garrafas, tive a brilhante ideia de apenas ligar o frigobar. E agora, 5 dias depois de resfriadas a perto de 0°, descubro que a carbonatação não pegou. Uso açúcar comum, 1 sachê por garrafa.

Tem salvação? Valeu!
 
Bom dia galera,

Preciso de uma mão. Fiz uma Red Ale para o Natal mas deu ruim. Trabalho com primming para carbonatação.
Ocorre que nessa leva (16L finais), até o cold deu tudo certinho com FG e tal. Usei gelatina no 4o dia porém por correria do trampo acabei levando mais 4 dias pra envasar.

Coloquei as garrafas em um frigobar desligado, mantendo a temperatura próximo de 20 graus. Porém, ao invés de gelar só algumas garrafas, tive a brilhante ideia de apenas ligar o frigobar. E agora, 5 dias depois de resfriadas a perto de 0°, descubro que a carbonatação não pegou. Uso açúcar comum, 1 sachê por garrafa.

Tem salvação? Valeu!
Esqueci de mencionar que ficou 7 dias a 20° nas garrafas antes de ligar o frigobar
 
Esqueci de mencionar que ficou 7 dias a 20° nas garrafas antes de ligar o frigobar
Acho que 7 dias a 20° é pouco pro primming. Eu deixo no mínimo 10 dias (no verão) em temperatura ambiente. Não controlo a temperatura no primming pq a cerva já tá pronta e o percentual que vai refermentar na garrafa é tão pequeno que não vai gerar off flavors perceptivos.

De qualquer forma, desliga o frigobar e quando atingir a temperatura ambiente, da uma chacoalhada nelas pra por o fermento em suspensão e deixa mais uns 7/10 dias.. deve funcionar.
 
Acho que 7 dias a 20° é pouco pro primming. Eu deixo no mínimo 10 dias (no verão) em temperatura ambiente. Não controlo a temperatura no primming pq a cerva já tá pronta e o percentual que vai refermentar na garrafa é tão pequeno que não vai gerar off flavors perceptivos.

De qualquer forma, desliga o frigobar e quando atingir a temperatura ambiente, da uma chacoalhada nelas pra por o fermento em suspensão e deixa mais uns 7/10 dias.. deve funcionar.
Valeu pela dica. Fiquei com receio de ter estragado tudo por ter gelado todas, mas vou tentar e ter mais paciência dessa vez.
 
Quanto de gelatina vc usou? De qualquer maneira, é pra sobrar levedura suficiente pra refernentar.
Aqui faço a solução de primming e misturo no balde que utilizo pra envase. Da pra utilizar o app do Lamas pra calcular a quantidade de açúcar.
Colocar garrafa a garrafa a parada é uma trabalheira do cão.
 
Quanto de gelatina vc usou? De qualquer maneira, é pra sobrar levedura suficiente pra refernentar.
Aqui faço a solução de primming e misturo no balde que utilizo pra envase. Da pra utilizar o app do Lamas pra calcular a quantidade de açúcar.
Colocar garrafa a garrafa a parada é uma trabalheira do cão.
Então, eu usei 12g diluídas em 100ml para os 17,5 L. Acho realmente que a refermentaçao atrasou pela gelatina. Porém em uma anterior que fiz foi mais rápido, mas era outro estilo. Sei lá.

E pra fazer o priming direto vc troca de balde entre fermentação e maturação?
 
Então, eu usei 12g diluídas em 100ml para os 17,5 L. Acho realmente que a refermentaçao atrasou pela gelatina. Porém em uma anterior que fiz foi mais rápido, mas era outro estilo. Sei lá.

E pra fazer o priming direto vc troca de balde entre fermentação e maturação?

12g para 17.5 L é muito pouco, muito mesmo (ou foi 130g e vc errou na HR de digitar?), da 0,7g/L de priming, sendo q o comum é entre 6-8 g/L

Recomendo usar açúcar invertido pq é mais fácil e mais rápido. 7 dias já era pra algum resultado embora não va estar realmente pronta.

Mesmo com gelatina a refermentacao acontece de boa, ainda.mais sendo uma rede Ale, que não é um estilo que tem um teor alcoólico alto
 
Opa, na verdade estava respondendo a pergunta de quanto de gelatina. Foi um pacote de 12g. Quanto ao priming foram 5g/600ml. Mas quando abri malemal fez um "psss". Sem criação nenhuma de espuma.
 
Então, eu usei 12g diluídas em 100ml para os 17,5 L. Acho realmente que a refermentaçao atrasou pela gelatina. Porém em uma anterior que fiz foi mais rápido, mas era outro estilo. Sei lá.

E pra fazer o priming direto vc troca de balde entre fermentação e maturação?
Troco de balde só pra engarrafar, pra poder misturar o primming.
Tenho um balde graduado que coloquei uma torneira 28e que encaixa o enxedor de garrafas. Antigamente, utilizava a panela e sempre errada no primming.
Agora com esse, eu enxo o minikeg (5L) e transfiro o que sobra pro balde (normalmente dá uns 13L). Jogo no app do Lamas e faço a solução.
Meu balde fermentador tbm tem graduação, entao sempre sei o quanto vou transferir. Faço a solução, coloco no fundo desse bande e transfiro a cerveja pra ele (misturando tudo).

O problema de usar os 12g e deixar mais que 48h é que começa a levar muita coisa pro fundo. Mas não era pra influenciar tanto assim no priming
 
Esqueci de mencionar que ficou 7 dias a 20° nas garrafas antes de ligar o frigobar
Olá, beleza?

Como o confrade citou acima.. 7 dias a 20º é pouco para o primming. Mas também seria o suficiente para ter alguma carbonatação.
Sugiro aumentar um pouco a temperatura, tente chegar em 25, 26º e de uma balançada de leve nas garrafas para suspensão da levedura.
Acompanhe e perto, e sucesso.
Eu faço carbonatação forçada, então faço tudo perto dos 0º. Mas todos os posts, aqui do forum mesmo, que vejo sobre primming e até no youtube, a temperatura gira entorno de 25, 26º.. veja se isso pode fazer a diferença para você.
 
Esqueci de mencionar que ficou 7 dias a 20° nas garrafas antes de ligar o frigobar

Deixo as minhas ao menos entre 15 e 20 dias carbonatando em um armário escuro, silencioso, de acesso restrito rsrsrsr ....
Em +- 7 ou 8 dias, dou uma virada de leve nas garrafas, para dar uma acordada nos individuos preguicentos lá dentro, e deixo lá ! Costumo abrir também 1 garrafa neste período para ver como estão as coisa..normalmente a carbonataçao já tá bem boa mas deixo lá pacientemente até completar 15, 20 dias.
Ahh, faço carbonataçao nas garrafas, normalmente usando as balas de açucar invertido, nao tive problema até hoje !
 
Minhas garrafas em priming ficam por, no mínimo 10 dias... não controlo temperatura, deve ficar em torno de 30 graus... utilizo o freezer da fermentação para armazenar, claro que desligado.... nunca perdi uma garrafa.... não chacoalho, não faço nada... se precisar trocar de lugar eu troco, enfim... o fator primordial é o tempo... talvez com gelatina, que eu não costumo usar (gosto da turbidez)... leve mais tempo, pois há menos levedura em suspensão...
 
Comumente faço primming com açúcar invertido e levedura nova para refermentação (no meu caso uso a F2 da Fermentis). Não é realmente necessário, pois o uso desta levedura é indicado para cerveja muito alcoólica (acima de 10%) ou com longa maturação (um ano ou mais); contudo utilizo sempre desde que pude conversar com o Samuel da Bodebrown e recebi explicações dele nesta matéria. Ele utiliza a CBC-1 da Lallemand, e em 4 ou 5 dias já está carbonatada (claro que mais tempo vai deixar a cerveja arredondada, mas para quem não consegue esperar muito...)
Também nunca tive problema, pelo contrário, tenho cervejas de high gravity que já tem quase dois anos (8 meses no fermentador e um ano engarrafada), que vou provando aos poucos... para não acabar!
 
Dando um feedback aqui, eu acabei retirando as garrafas do frigobar, e deixei mais 10 dias a temperatura ambiente, em um armario escuro, e a carbonatação apareceu! Ainda um pouquinho fraca, mas foi melhorando, hoje estão bem legais, acho que realmente a gelatina influenciou bastante, por ter deixado muitos dias em cold crash. Dei uma leve agitada quando retirei as garrafas, e acredito que com a suspensão das leveduras, elas terminaram o serviço! Mas agradeço a colaboração de todos!
 
Back
Top