Carbonatação em 4 dias?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FranciscoDS

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2014
Messages
70
Reaction score
19
Pessoal, minhas levas (estou na 13°) estão carbonatando muito rápido, está levando de 4 a 5 dias para o manômetro atingir 2,5 bar em temperatura ambiente. Será que é por causa do verão quente aqui do sul (em média 24 - 30°)?
 
Comigo acontece a mesma coisa. Teve uma IPA que eu fiz (minha primeira brassagem) que com 3 dias resolvi abrir uma que era só com o resto que tinha ficado no balde e surpreendentemente já tava relativamente bem carbonatada.

Acho que isso ocorre devido às temperaturas altas daqui mesmo. No verão, no banheiro de empregada onde eu as cervejas, a temperatura de dia chega aos 30 graus e de noite raramente fica abaixo de 25.

Abraços!
 
A carbonatação nada mais é do que o fermento que ainda resta consumindo o açúcar que botaste na cerveja, então, sim a temperatura influencia, a levedura trabalha mais vigorosamente nestas temperaturas. A quantidade de fermento ainda presente na cerveja também influencia, cervejas que foram maturadas por mais tempo ou clarificadas tendem a demorar mais para carbonatar do que cervejas que quase não maturaram.
 
O que eu penso é que carbonatação e formação de espuma são um pouco diferentes.

Reparem que para uma cerveja estar bem carbonatada (o que normalmente demora algo em torno de 3 semanas), não só a formação e retenção de espuma são beneficiadas, mas se olharem ao fundo e nas bordas do copo, há pequenas bolhas, e essas bolhas vão "subindo" pela cerveja.

Isso não acontece com uma cerveja que está a uma semana ou menos na garrafa, pode até haver espuma, mas a consistência da espuma vai ser diferente de uma que maturou por mais tempo. Uma cerveja bem jovem (menos de uma semana) pode até possuir espuma, mas se olharem o corpo dela vão ver que ela ainda está sem vida.
 
Tu tens razão Feiten, mas se eu deixar mais tempo tenho medo de as garrafas explodirem. O máximo que já deixei foi subir até 3 Bar.

Acho que devo estar levando muito fermento para dentro da garrafa. Estou deixando a cerveja duas semanas no fermentador (em temperatura ambiente, dentro de um isopor com água) e não faço trasfega para outro fermentador/maturador. Depois de duas semanas engarrafo.
 
Serve para tu saber com precisão quando o fermento ja liberou toda a quantidade de CO² que ele tem que liberar com a quantidade X de açúcar
 
Se forem tomados os devidos cuidados (higiene, sanitização e principalmente a quantidade de açúcar adicionado), dificilmente vão ocorrer problemas.
Normalmente o processo de refermentação ocorre em poucos dias (geralmente 4). Mas, como já foi dito, refermentação é uma coisa, carbonatação é outra. É importante dar tempo para que a cerveja absorva o CO2 que no início vai se acumular no headspace, aumentando bastante a pressão interna do vasilhame mas que pouco a pouco vai sendo incorporado ao precioso líquido.
Não uso manômetro. Prefiro usar a paciência e esperar o processo terminar.
Cervejas claras na garrafa dá para avaliar pela turbidez do líquido. Ao final da fermentação o fermento decanta e a cerveja vai ficar límpida. Já nas escuras é mais complicado, mas, cerveja escura eu gosto de deixar mais tempo descansando mesmo.
Aliás, na minha opinião fazer cerveja é um exercício de paciência. Tem que dar tempo para que cada etapa seja concluída nas melhores condições possíveis, sem pressa. Não me preocupo com cronograma de produção. Isto é coisa para quem vive disto. O que eu busco mesmo é uma boa cerveja, mesmo que isto demore 40, 60 ou mais dias (é claro que levando em conta o que eu quero obter).
Mais do que fazer boas cervejas, eu quero é beber boas cervejas.
 
Se forem tomados os devidos cuidados (higiene, sanitização e principalmente a quantidade de açúcar adicionado), dificilmente vão ocorrer problemas.
Normalmente o processo de refermentação ocorre em poucos dias (geralmente 4). Mas, como já foi dito, refermentação é uma coisa, carbonatação é outra. É importante dar tempo para que a cerveja absorva o CO2 que no início vai se acumular no headspace, aumentando bastante a pressão interna do vasilhame mas que pouco a pouco vai sendo incorporado ao precioso líquido.
Não uso manômetro. Prefiro usar a paciência e esperar o processo terminar.
Cervejas claras na garrafa dá para avaliar pela turbidez do líquido. Ao final da fermentação o fermento decanta e a cerveja vai ficar límpida. Já nas escuras é mais complicado, mas, cerveja escura eu gosto de deixar mais tempo descansando mesmo.
Aliás, na minha opinião fazer cerveja é um exercício de paciência. Tem que dar tempo para que cada etapa seja concluída nas melhores condições possíveis, sem pressa. Não me preocupo com cronograma de produção. Isto é coisa para quem vive disto. O que eu busco mesmo é uma boa cerveja, mesmo que isto demore 40, 60 ou mais dias (é claro que levando em conta o que eu quero obter).
Mais do que fazer boas cervejas, eu quero é beber boas cervejas.

100% apoiado!

E aqui vai um vídeo pra mostrar essa diferença: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=FlBlnTfZ2iw[/ame]
 
Olá, pessoal.
Lendo o tópico por acaso me veio a mente o processo de carbonatação forçada no qual o keg/postmix é agitado para facilitar a dissolução do CO2 no líquido. Com base na prática e deixando o romantismo de lado, minha dúvida é a seguinte: Observados os aspectos de segurança (risco de estouro), a agitação da garrafa após o período de fermentação não ajudaria na dissolução do gás tal qual na carbonatação forçada? Estamos falando de volumes de gás um tanto diferentes, mas há uma curva onde a partir de um ponto é ou não vantajosa a agitação?
Abs,
 
Abri uma ontem pra teste, e com apenas 4 dias de carbonatação a minha ALE já apresenta uma espuma bem cremosa e persistente, porém necessita de mais tempo pra que a cerveja absorva um pouco mais de CO2 e tenha um pouco mais de gás, mas já está uma delicia pra degustação... tive que me conter para não gelar mais uma! HAHA! Hoje a noite vou abrir mais uma e ver como está a absorção de CO2 e o nível de gás na cerveja! Gosto de ir vendo a evolução da cerveja dia a dia, já que vou sempre fazer 20litros em cada produção... hehe! ;)

image.jpg
 
Olá, pessoal.
Lendo o tópico por acaso me veio a mente o processo de carbonatação forçada no qual o keg/postmix é agitado para facilitar a dissolução do CO2 no líquido. Com base na prática e deixando o romantismo de lado, minha dúvida é a seguinte: Observados os aspectos de segurança (risco de estouro), a agitação da garrafa após o período de fermentação não ajudaria na dissolução do gás tal qual na carbonatação forçada? Estamos falando de volumes de gás um tanto diferentes, mas há uma curva onde a partir de um ponto é ou não vantajosa a agitação?
Abs,

Eu tenho o costume de depois de 04 ou 05 dias dar uma virada de 180 graus na garrafa, bem de leve, sem "agitar", apenas para fazer o CO2 do headspace passar por toda a cerveja, e depois deixo mais uns 04 ou 05 dias parado, então gelo e bebo. Como faço BIAB, normalmente fica um pozinho suspenso na cerveja (já que eu não recirculo, e também não faço o wirpool), que só assenta no fundo depois de umas 03 semanas, mas eu bebo mesmo assim. Não faço clarificação com gelatina. Nunca tive problema de explosão, até agora foram 06 levas.
 
O que eu penso é que carbonatação e formação de espuma são um pouco diferentes.

Reparem que para uma cerveja estar bem carbonatada (o que normalmente demora algo em torno de 3 semanas), não só a formação e retenção de espuma são beneficiadas, mas se olharem ao fundo e nas bordas do copo, há pequenas bolhas, e essas bolhas vão "subindo" pela cerveja.

Isso não acontece com uma cerveja que está a uma semana ou menos na garrafa, pode até haver espuma, mas a consistência da espuma vai ser diferente de uma que maturou por mais tempo. Uma cerveja bem jovem (menos de uma semana) pode até possuir espuma, mas se olharem o corpo dela vão ver que ela ainda está sem vida.
Cooncordo com você em relação à diferença entre espuma e carbonatação. Porém discordo em relação ao tempo de 3 semanas. Estou com uma IRA que carbonatou durante uma semana e já está com a espuma persistente e as famosas bolhas subindo pelo copo, além do sabor estar muito bacana. Claro que mais alguns dias vai deixar ela ainda mais redonda, mas não acho que sejam necessárias 3 semanas para alcançar um resultado bacana.
 
Cooncordo com você em relação à diferença entre espuma e carbonatação. Porém discordo em relação ao tempo de 3 semanas. Estou com uma IRA que carbonatou durante uma semana e já está com a espuma persistente e as famosas bolhas subindo pelo copo, além do sabor estar muito bacana. Claro que mais alguns dias vai deixar ela ainda mais redonda, mas não acho que sejam necessárias 3 semanas para alcançar um resultado bacana.
Lembrado que a carbonatação não é só fazer bolhas e formar espuma. A incorporação do CO2 a cerveja vai formar o ácido carbônico que vai colaborar com a percepção do corpo da cerveja, além de sabor da mesma.

Nota-se bem isto com uma carbonação forçada rápida. Prova-se a cerveja 30 min após iniciar a carbonatação e 4 dias depois. São bem diferentes.
 
Lembrado que a carbonatação não é só fazer bolhas e formar espuma. A incorporação do CO2 a cerveja vai formar o ácido carbônico que vai colaborar com a percepção do corpo da cerveja, além de sabor da mesma.

Nota-se bem isto com uma carbonação forçada rápida. Prova-se a cerveja 30 min após iniciar a carbonatação e 4 dias depois. São bem diferentes.

Acha que em 4 dias a cerveja já formou ácido carbônico e estaria relativamente aceitável para beber? Um amigo me pediu umas 12 garrafas pro aniversário dele e falei que tinha uma que estava terminando a primária agora... fiz uns cálculos meio forçados e o aniversário do bicho vai cair próximo de eu carbonatar, gastando uns 3, 4 dias de carbonatação forçada. Pensei em chacoalhar o barril nesses 4 dias, mas não sei se daria pra dar aquela arredondada... acha que estaria bebível?
 
A absorção do CO2 se dá melhor em baixas temperaturas, portanto se a pressão de carbonatação já chegou no desejado (e normalmente pára lá se o priming foi correto), basta colocar na geladeira a zero graus e aguardar alguns dias para que o gás seja encorporado perfeitamente.
 
Acha que em 4 dias a cerveja já formou ácido carbônico e estaria relativamente aceitável para beber? Um amigo me pediu umas 12 garrafas pro aniversário dele e falei que tinha uma que estava terminando a primária agora... fiz uns cálculos meio forçados e o aniversário do bicho vai cair próximo de eu carbonatar, gastando uns 3, 4 dias de carbonatação forçada. Pensei em chacoalhar o barril nesses 4 dias, mas não sei se daria pra dar aquela arredondada... acha que estaria bebível?

Da minha experiência pessoal, vai dar para tomar sim, redonda mesmo, não vai estar. Minhas 3 experiências com carbonatação forçada, as amostras retiradas diretamente do barril nos primeiro 3 dias estavam bem piores que as garrafas envasadas em contra pressão 1 semana depois.

Mas quanto a não dar para beber, fiz em maio uma session IPA (planejei como APA mas depois de algum tempo ficou muito mais para IPA) para o aniversário da minha filha (https://www.homebrewtalk.com.br/threads/session-apa-express.412518/) e em 14 dias sai da panela para a mesa do churrasco, isto fazendo primming. É claro que a cerveja ficou bem melhor depois de 1 semana.
 

Latest posts

Back
Top