Cálculo do Priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Catraca

Member
Joined
Feb 1, 2016
Messages
12
Reaction score
3
Salve, cervejeiros.
Vou envasar minha leva de 20L de uma Belgian Blond Ale semana que vem. Tenho somente um balde fermentador e utilizo a seringa para medir a quantidade de calda para cada garrafa.
Sempre vejo pessoas falando que é só diluir o triplo de água para tal massa de açúcar. Mas falando em números, gostaria de saber se meu raciocínio está correto.
A densidade do açúcar é em média 1,5g/ml. Se eu diluir 120g em 100ml de água terei uma solução com um total de 180 ml. Visto que 120/1,5 (massa de açúcar/densidade) é 80 ml e seria o quanto aumentaria de volume na solução.
Por fim, fico com 120g de açúcar por 180ml, que é igual a 0,66g/ml (proporção na calda. Como eu almejo 7g/L na carbonatação, tenho que 7g/0,66g = 10,6 de açúcar para 1L (10,6x0,66 = 7g/L).
Então para uma garrafa de 1L eu utilizaria 10,6 ml de solução, correto? E para outros tamanhos de garrafas basta fazer uma regra de 3 simples, correto?

Devo ter complicado muito a explicação de uma dúvida simples e boba, mas não estou muito seguro sobre o assunto.
 
@catraca blz,

Cara ao inves de todas estas contas, porque tu simplesmente não coloca o açúcar no balde? É o procedimento que a grande maioria faz...

A conta seria: 20L x 7g = 140g de açucar.

Dai só diluir este açucar em 250ml de agua, e deixar em fervura por pelo menos uns 5 min. Espere esfriar e despeje no balde, misture bem e pode partir para encher as garrafas.

Não importa o tamanho da garrafa, sempre vai dar certo!

Abraço,

Guilherme
 
Entendo, @GuilhermeCunha. Mas acredito que eu teria problemas na mistura, visto que a cerva tá com 7,6% ABV e formou bastante lama. Só tenho um balde também.
Tirando sua sugestão, vc acha que os cálculos estão fiéis?
 
Eu faço da seguinte forma e nunca tive problema :

Supondo que no fermentador tenha 17.5L e você queria colocar 7g/L de açucar em garrafas longneck de 330ml :

Açucar necessario: (17.5 x7 = 122,5) - Pesar 150g (adicione mais para ter sobra na solução)

Ferver solução com 1.5ml//g (150g de açucar + 225ml agua)

Medir volumo apos fervido (vou supor 285mls)

Concentração da solução : 150g / 285 ml = 0.52g/ml

Solução por litro de cerveja 7 / 0.52 = 13.46ml / litro

Solução por garrafa 13.46 x 0.33 = 4.44ml por garrafa
 
Eu não conferi os cálculos, pois no momento não terei tempo para isso, mas lendo o método do Breno, parece bem correto.

Mas eu insisto, é muito mais pratico fazer o primming no balde. Como tu só tem apenas um, faça como eu fazia ate pouco tempo, utilize uma das tuas panelas, limpe o balde, e devolva a ceva no balde. Depois só fazer o primming.

Não é o ideal pois há duas trocas de lugar para a cerveja, há perigo de possíveis problemas de oxidação, mas como tu não dispõe de dois baldes, acredito que esta seja a melhor saída.

Eu só fiz uma vez garrafa a garrafa, e o processo é tão chato de fazer que não cogito mais fazer assim.

Se esta é a primeira vez que tu vai fazer, então logo tu vai te convencer que mais um balde é muito necessário.

Segue um link sobre este assunto:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404052
 
Também tinha esse problema quando não utilizava dois baldes. Eu fiz uma planilha pra me ajudar... Eram basicamente esses cálculos mesmo

5f870d10dc933958740daa8f03a7c7b5.jpg
 
Obrigado a todos pelo retorno. Em breve comprarei outro balde fermentador para facilitar o processo, mas dessa vez será na seringa mesmo hehe.

Aproveitando a brecha, o meu balde fermentador não é cilíndrico (é aquela bombona azul de 30L. Como eu faria para calcular o volume final antes do envase? Posso desprezar essa pequena variação do raio do balde e calcular normalmente a altura para um cilindro?
 
Entendo, @GuilhermeCunha. Mas acredito que eu teria problemas na mistura, visto que a cerva tá com 7,6% ABV e formou bastante lama. Só tenho um balde também.
Tirando sua sugestão, vc acha que os cálculos estão fiéis?

Eu fiz uma DIpa com 9%abv e fiz primming com acucar invertido, 5gr/litro.
Abri o balde, misturei a calda, dei uma leve mexida no mosto e ja comecei engarrafar...

Carbonatacao otima em todas garrafas.
 
@DanielSantos, fez cold crash? Seus níveis de turbidez foram atingidos fazendo isso? Não vejo muito sentido em deixar decantando a levedura para depois agitar tudo novamente.
 
Também tinha esse problema quando não utilizava dois baldes. Eu fiz uma planilha pra me ajudar... Eram basicamente esses cálculos mesmo

5f870d10dc933958740daa8f03a7c7b5.jpg

Igor,

voce poderia disponibilizar essa planilha ?? Eu vou começar a fazer cerveja e tenho muita duvida sobre esse calculo do priming.

Valeu
 
Então, gostaria de fazer direto no balde fermentador, que é uma bombona azul. Alguém sabe como eu calculo o volume (não é cilíndrico) de cerveja no final da fermentação?
 
Então, gostaria de fazer direto no balde fermentador, que é uma bombona azul. Alguém sabe como eu calculo o volume (não é cilíndrico) de cerveja no final da fermentação?


Não faça isso.


Tu vai bagunçar e misturar o fermento decantado no fundo com o resto da cerva.


Transfira prum balde (geralmente cônico) e meça o volume atraves dos calculos.
 
@jonnes quis dizer para uma próxima leva, já q comprei uma outro fermentador desse azul. Essa eu já fiz priming na seringa mesmo.
Sério que não tem como medir isso com cálculos fiéis?
 
@jonnes quis dizer para uma próxima leva, já q comprei uma outro fermentador desse azul. Essa eu já fiz priming na seringa mesmo.
Sério que não tem como medir isso com cálculos fiéis?


A geometria da bombona é doidona, cantos arredondados etc.

Não recomendo para medição de volume, a não ser que tenha um mostrador de nível acoplado, deve funcionar (nunca testei).
 
Tem outro jeito de calcular o volume... Basta saber o peso do recipiente, a densidade do líquido e pesar o conjunto. Existe um erro maior com esse método caso haja lama no fundo.
 
Galera, desculpe a demora. Tempo e esquecimento juntos não combinam...
Segue a planilha com os seguintes cálculos:
Correção de densímetro
Volume de balde fermentador
Cálculo para envase
Priming
ABV

Os campos em vermelho não precisam ser alterados. Eles são os resultados dos campos em preto.

Espero ter ajudado...
 

Attachments

  • Planilha Cervejeira copiar.xml
    50.3 KB · Views: 751
Galera, desculpe a demora. Tempo e esquecimento juntos não combinam...
Segue a planilha com os seguintes cálculos:
Correção de densímetro
Volume de balde fermentador
Cálculo para envase
Priming
ABV

Os campos em vermelho não precisam ser alterados. Eles são os resultados dos campos em preto.

Espero ter ajudado...

Obrigado @igor_rodrigues, muito util!
 
@igor_rodrigues, obrigado por compartilhar, mas nao consegui visualizar a planilha, está com extensão XML, é isso mesmo? Obrigado.
 
Isso, eh só pedir pra abrir direto no Excel.
Se clicar direto nela às vezes não funciona e aqui n aceita outro formato.
 
Fala galera ! Alguem sabe me dizer se o priming com mascavo segue a mesma quantidade do açucar refinado ? Lembro de ter lido em algum lugar que tem uma correção, mas não acho aonde.
Alguem já fez ? Turva muito a cerveja ? Acrescenta algo em sabor ?
Valeu !
 
Fala galera ! Alguem sabe me dizer se o priming com mascavo segue a mesma quantidade do açucar refinado ? Lembro de ter lido em algum lugar que tem uma correção, mas não acho aonde.
Alguem já fez ? Turva muito a cerveja ? Acrescenta algo em sabor ?
Valeu !


Já fiz umas três ou quatro adições de priming com mascavo, e não percebi grandes diferenças não. Tenho a impressão que ele é 100% fermentável, igual ao refinado.

Preciso tentar uma variedade mais escura pra ver se adiciona algum sabor. Essas mais leves, eu não gostei.

Vale a leitura:
https://www.northernbrewer.com/documentation/AdvancedBottleConditioning.pdf

PS: O ideal é abrir um novo tópico, já que sua pergunta não tem a ver com o tópico original. ;)
 

Latest posts

Back
Top