Cálculo de água x malte x OG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tunico Netto

Member
Joined
Feb 28, 2019
Messages
7
Reaction score
2
Location
Jandira/SP
Olá!

Estou indo para a minha quinta brassagem, e tentando conhecer bem meu equipamento para ter maior controle de cada etapa. As últimas quatro brassagens não me deram a OG esperada, e nessa quinta vou tentar usar a fórmula "PTM = 5 * L * (OG - 1)". Com essa fórmula, sabendo a quantidade de cerveja que eu quero, e a OG a qual que pretendo chegar, vou ter o peso total do malte. Até aqui, OK! Minha dúvida é: meu fermentador é de 5L, porém, após resfriar o mosto eu perco 2L de trub (esse valor já está bem mapeado das últimas brassagens). Devo considerar na fórmula 5L ou 7L? O mais lógico seria considerar 7L, pois nos 2L de perda também haverá açucares, certo? Se eu fizer a fórmula com 5L, e adicionar água nas etapas a fim de considerar a perda de 2L (além das minhas outras perdas com bagaço e evaporação), vou chega a uma OG inferior a esperada, não?

Obrigado pela ajuda!
 
Vou contar a minha epopeia e acredito que vá te ajudar. Meu equipamento é para leva de 10L. Perco uma quantidade consideravel ( em % ) em trub na panela da fervura, e depois mais uma % tirando do fermentador para engarrafar. Eu instalei o Beersmith, configurei equipamento e consegui bater uma OG e FG na mosca da receita. O que eu fiz ? Aumentei a qtdade de MALTE e LUPULO da brassagem e regulei minha EFICIENCIA. Minha APA que foi engarrafada ontem, por exemplo, ao inves de usar 2.5k de maltes utilizei 2.9kg.
Com isso pude aumentar o volume do inicio da fervura, mandei 9.5 L pro fermentador e OG na linha.

Nao sei exatamente como te ajudar com a questao da formula, mas nós que fazemos levas menores, vale a pena colocar mais agua e malte para render mais na hora de engarrafar, sem fugir do ABV esperado!
 
eu acho que fazer uma receita pra 5 L e perder 2 no trub é loucura. Não cogita aumentar sua produção para uma litragem maior (20l, por exemplo?). O tempo e trabalho pode-se considerar o mesmo (tempo de brassagem) e perder 2L em 20 é mais "aceitável" que em 7L (10% contra 30% de 'perda', respectivamente).
 
schlottag, obg por responder!

Meu equipamento é para levas de 5L. Meu fermentador é de 5,5L, e perco 500ml de lama. Engarrafo 5L, se der tudo certo, começando com 9L de água total. Acredito que essa taxa de produção é aceitável pelas receitas que ando acompanhando. Claro que quero aumentar a produção à medida que for aprendendo, mas isso leva tempo.
 
@Tunico Netto sobre a sua pergunta, vc deve considerar os 7 litros pois se considerar os 5 litros e colocar mais água estará diluindo o seu mosto diminuindo a densidade. No seu caso como o volume é pequeno, 2 litros vai fazer muita diferença.
Eu comecei colocando uma eficiência baixa para saber quanto de malte precisaria para minha receita e fui ajustando as etapas do processo a cada brassagem. Até ajustar, sempre a OG ou a quantidade final de mosto ficava diferente.
Segue uma planilha que utilizo como referencia, é só substituir os valores das células que estão em azul.
 

Attachments

  • CalculoAgua.zip
    8.1 KB · Views: 74
@hugonasc Valeu por responder. No sábado fiz uma nova brassagem, considerando os 7 litros, e cheguei na OG da receita (um pouco acima, mas dentro do limite para o estilo). Obrigado pela planilha. Vou dar uma olhada hoje em casa.
Abraços!
 
Considere o tamanho do lote produzido com a seguinte regra:

Total em l a ser envasado: 5l
+ trub frio fermentador: 0,5l
+ contração resfriamento (4%) : 0,23l
+ trub quente: 2l
+ absorção dos grãos(1.5kg): 1,35l (usando 900ml por kg pode ser um pouco menos)

água total: 9,08l de água.

agora tens que calcular a tua receita para OG em 9l e descobrir a real eficiência do teu equipamento e insumos.

Poe exemplo, eu uso BIAB e tenho dois fornecedores de insumos, dos quais sempre compro malte moído. O mesmo malte base tem diferença de mais de 5% de eficiência de um fornecedor para outro.
 
Back
Top