Brassagem Belgiam Blond Ale - baixa eficiência - BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcelrizzo

Member
Joined
Mar 20, 2016
Messages
8
Reaction score
0
Pessoal, gostaria da ajuda de vocês.

Eu brassei hoje uma Belgiam Blond Ale (acho que é pelo menos... hehe), pelo método BIAB.

O OG pré-fervura ficou em 1,048 (12,2 brix) e após a fervura em 1,056 (14,2 brix).

No BS, colocando 45% na eficiência total, no campo "densidade inicial estimada" chega nesse 1,048, contudo o mínimo é 1,062 indicado para a receita.

Reparei que no meu perfil de equipamento o "tamanho do lote" padrão está 15 litros, quando ele assume 19.68 litros para o "volume de fervura".
Se eu coloco que o "tamanho do lote" é de 20 litros, ele assume como parâmetro para o "volume de fervura" 24,88 litros (próximo do que eu coloquei na panela).

Primeira pergunta: o campo "densidade inicial estimada" no BS é a medida pós-fervura, correto?

Segundo: o usei 4,00 kg PILSEN, 0,50 kg (BISCUIT), 0,50 kg Wheat Munich e 0,10 kg de aveia, ou seja, 5,10 kg ao total, e coloquei na panela 25 litros de água.

Foi muita água para pouco malte? Depois, pensando na proporção de 4l/kg que se recomenda, ficou com 5l/kg, foi muito neh.

Minha panela é de 32 litros e ficou na boca o mosto, faltando tipo dois dedos para o fim da panela.

A produção se desenvolveu assim:

Moagem bem fina, quase em "flocos".

Mash in (52,6ºC) Parada Protéica (50ºC) por 18min; / Sacarificação (68ºC) 60min --> (25min de aquecimento para sair do 50º e chegar no 68º) / Mash out (77ºC); 10min
FERVURA (Tempo: 60min). obs: demorou uns 30 min para sair do 68º e começar a ferver, sendo que após isso, ficou 60 minutos fervendo

A baixa eficiência pode ter relação com a rampa?

Outra hipótese que pensei, além da grande quantidade de água, meu fogão não está conseguindo fazer uma fervura muito vigorosa, então penso que evaporou pouca água. Que acham?

A parada proteica era necessária nessa receita? Pelo que li, estou achando que não era necessária, acho que poderia ter feito o mash in direto com 68º e deixado lá mosturando por 90 minutos.

Para o fermentador foram 16 litros, devo tirar 15 litros de cerveja. Esse é um volume bom para uma panela 32 litros BIAB, certo?

Obrigado pessoal!
 
Essa é a foto do meu BS
 

Attachments

  • Capturar.PNG
    Capturar.PNG
    117.5 KB · Views: 105
Qual o lote final afinal que você queria?

Você falou que 15L e 20L

O Beersmith através desse valor (no campo Tamanho do lote), calcula pelas perdas de evaporação e por trub que você configura nele, para te dar a litragem necessária para alcançar o lote final desejado (15 ou 20 que você falou)


Se você queria 15L e botou quase 24,88litros,

foi muita mais água, Era para ter sido se suas configurações no beersmith estão corretas, 19,64 Litros.

Com isso seu OG vai baixar mesmo.

Se você por no campo ali 20L pode ver que a Densidade Inicial Estimada no Bersmith diminui também.
 
Faço BIAB também, porém modificado: faço um tipo de "sparge" lavando o saco com mais água a 73°C, e aperto bastante até quase não ter mais água nos grãos. Isso, aliado a uma moagem bem fina mesmo, praticamente pó, aumenta bastante minha eficiência, passando dos 72% as vezes.

Acredito que no seu caso possa ter sido a quantidade de água que não evaporou, junto com a baixa taxa de evaporação da fervura. Outro toque que queria dar é com relação ao seu grist: como você usou muito malte Pilsen, é interessante fazer uma fervura por um tempo maior (~90 min), pois esse malte costuma gerar muito DMS, então uma fervura maior ajuda a eliminar grande parte do mesmo.

Sobre as rampas, eu acho desnecessário visto que você usou na casa dos 10% de grãos com maior taxa de proteína. Eu faria apenas em cervejas com mais de 40-50%.
 
Pessoal, gostaria da ajuda de vocês.

Eu brassei hoje uma Belgiam Blond Ale (acho que é pelo menos... hehe), pelo método BIAB.

O OG pré-fervura ficou em 1,048 (12,2 brix) e após a fervura em 1,056 (14,2 brix).

No BS, colocando 45% na eficiência total, no campo "densidade inicial estimada" chega nesse 1,048, contudo o mínimo é 1,062 indicado para a receita.

Reparei que no meu perfil de equipamento o "tamanho do lote" padrão está 15 litros, quando ele assume 19.68 litros para o "volume de fervura".
Se eu coloco que o "tamanho do lote" é de 20 litros, ele assume como parâmetro para o "volume de fervura" 24,88 litros (próximo do que eu coloquei na panela).

Primeira pergunta: o campo "densidade inicial estimada" no BS é a medida pós-fervura, correto?

Segundo: o usei 4,00 kg PILSEN, 0,50 kg (BISCUIT), 0,50 kg Wheat Munich e 0,10 kg de aveia, ou seja, 5,10 kg ao total, e coloquei na panela 25 litros de água.

Foi muita água para pouco malte? Depois, pensando na proporção de 4l/kg que se recomenda, ficou com 5l/kg, foi muito neh.

Minha panela é de 32 litros e ficou na boca o mosto, faltando tipo dois dedos para o fim da panela.

A produção se desenvolveu assim:

Moagem bem fina, quase em "flocos".

Mash in (52,6ºC) Parada Protéica (50ºC) por 18min; / Sacarificação (68ºC) 60min --> (25min de aquecimento para sair do 50º e chegar no 68º) / Mash out (77ºC); 10min
FERVURA (Tempo: 60min). obs: demorou uns 30 min para sair do 68º e começar a ferver, sendo que após isso, ficou 60 minutos fervendo

A baixa eficiência pode ter relação com a rampa?

Outra hipótese que pensei, além da grande quantidade de água, meu fogão não está conseguindo fazer uma fervura muito vigorosa, então penso que evaporou pouca água. Que acham?

A parada proteica era necessária nessa receita? Pelo que li, estou achando que não era necessária, acho que poderia ter feito o mash in direto com 68º e deixado lá mosturando por 90 minutos.

Para o fermentador foram 16 litros, devo tirar 15 litros de cerveja. Esse é um volume bom para uma panela 32 litros BIAB, certo?

Obrigado pessoal!

Quando você imprime a receita ou dá um preview, o BS te indica a OG prevista antes e também lhe fornece a OG prevista após a fervura...

Essa que aparece na tela inicial, com a faixa relacionada com o estilo é a OG pós fervura.

Cara, acho que você está um pouco equivocado com relação à relação de água x malte.

Segue nesse link a recomendação mais frequentemente utilizada, que normalmente é de 2,5~3 litros pra cada Kg de malte: http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/como-calcular-a-quantidade-de-agua/

A água de lavagem será calculada pelo BS automaticamente.

Não sei como funciona a lavagem para BIAB...

No Fly Sparge ou Batch Sparge, uma abertura muito grande da torneira no momento de extrair a água, pode resultar em perda de eficiência. (lavagem muito rápida)

Eu também apanhei muito com relação à taxa de evaporação...

Se a sua receita ficou com OG baixa, porém com uma litragem superior ao planejado, não necessariamente significa que a eficiência foi baixa, mas sim que ouve um cálculo errado de tempo de fervura ou foi mais água do que deveria...

O segredo é ir ajustando os parâmetros do equipamento no BS a cada brassagem, até deixar redondinho....pq depois que acerta, geralmente o BS é bem preciso
 
Minhas considerações em vermelho:

Pessoal, gostaria da ajuda de vocês.

Eu brassei hoje uma Belgiam Blond Ale (acho que é pelo menos... hehe), pelo método BIAB.

ok.

O OG pré-fervura ficou em 1,048 (12,2 brix) e após a fervura em 1,056 (14,2 brix).

Teu pré fervura bateu não chegou perto do estimado, então, há problema no calculo da eficiência ou no potencial de extração dos maltes, ou conversão total de amido em açucar.

Primeira pergunta: o campo "densidade inicial estimada" no BS é a medida pós-fervura, correto?


Sim, a famosa OG


Segundo: o usei 4,00 kg PILSEN, 0,50 kg (BISCUIT), 0,50 kg Wheat Munich e 0,10 kg de aveia, ou seja, 5,10 kg ao total, e coloquei na panela 25 litros de água.


Eu sempre inicio a mostura com 20 litros e complemento antes da fervura, mas eu conheço o meu equipamento. Esse número foi sugerido pelo BS ou veio da sua cabeça ?




Foi muita água para pouco malte? Depois, pensando na proporção de 4l/kg que se recomenda, ficou com 5l/kg, foi muito neh.

Número absolutamente normal dentro do universo do BIAB.

Minha panela é de 32 litros e ficou na boca o mosto, faltando tipo dois dedos para o fim da panela.

Normal

A produção se desenvolveu assim:

Moagem bem fina, quase em "flocos".

Mash in (52,6ºC) Parada Protéica (50ºC) por 18min; / Sacarificação (68ºC) 60min --> (25min de aquecimento para sair do 50º e chegar no 68º) / Mash out (77ºC); 10min
FERVURA (Tempo: 60min). obs: demorou uns 30 min para sair do 68º e começar a ferver, sendo que após isso, ficou 60 minutos fervendo

Poderia ter ido direto para a sacarificação. Tem N tópicos sobre isso aqui no fórum.

A baixa eficiência pode ter relação com a rampa?

Sacarificação curta, ainda podem ter açucares não convertidos no mosto. Pegue uma amostra dessa cerveja e faça o teste de iodo pra ver se houve ou não conversão total. Na próxima, 90 minutos.

Outra hipótese que pensei, além da grande quantidade de água, meu fogão não está conseguindo fazer uma fervura muito vigorosa, então penso que evaporou pouca água. Que acham?

Acho que esse é um ponto que merece observação sim! Recentemente eu mudei meu equipamento e caguei todo o perfil do BS. Minha taxa de evaporação original era 20% no fogão, e caiu pra 10% com resistência elétrica. A receita que era pra ter saído com 1.070 de FG saiu com 1.058. Por conincidência, foi uma belgian blond também. :D

A parada proteica era necessária nessa receita? Pelo que li, estou achando que não era necessária, acho que poderia ter feito o mash in direto com 68º e deixado lá mosturando por 90 minutos.

Totalmente desnecessária. O que te levou a fazer isso? (pergunta honesta, curiosidade...)

Para o fermentador foram 16 litros, devo tirar 15 litros de cerveja. Esse é um volume bom para uma panela 32 litros BIAB, certo?

Eu tiro esse volume numa de 27, mas eu preciso completar o pré boil, então considero teu valor bem legal sim. Toca o barco! :)

Obrigado pessoal!

Sugestão:

Faça medições brassagem após brassagem e vá ajustando o BS que você consegue deixar a ferramenta bem confiável.
 
O propósito do BIAB é fazer a mostura com todo o volume de agua, o que torna impossível usar a relação 2,5L/Kg de malte.

5L/Kg ou 6L/Kg são números bem normais dentro do univero BIAB.

huuuummm...entendi.

Em todo caso, mosturar com muita água pode afetar o corpo da cerveja.

Acho que vale a pena pensar em usar outro método :p
 
O propósito do BIAB é fazer a mostura com todo o volume de agua, o que torna impossível usar a relação 2,5L/Kg de malte.

5L/Kg ou 6L/Kg são números bem normais dentro do univero BIAB.

Tenho começado a pouco a brassar e uso BIAB por fazer na cozinha. Trabalho com 5 a 6 l / kg com eficiência próxima a 70%.
é claro que nestes 5-6l já está a perda de líquido nos grãos.

Muitas vezes se confunde BIAB com usar um saco como fundo falso/bazuca.
 
Muitas vezes se confunde BIAB com usar um saco como fundo falso/bazuca.

Exatamente por isso que chamo de BIAB modificado. Faço desta forma pois minha panela é pequena (15L). Se fosse seguir a ideia restrita do BIAB, minhas levas seriam na faixa dos 8L. Do modo que faço consigo tirar 12-13L de uma panela de 15L. Pouco importa a nomenclatura usada, o importante é ter mais cerveja!hehehe
 
Qual o lote final afinal que você queria?

Você falou que 15L e 20L

O Beersmith através desse valor (no campo Tamanho do lote), calcula pelas perdas de evaporação e por trub que você configura nele, para te dar a litragem necessária para alcançar o lote final desejado (15 ou 20 que você falou)


Se você queria 15L e botou quase 24,88litros,

foi muita mais água, Era para ter sido se suas configurações no beersmith estão corretas, 19,64 Litros.

Com isso seu OG vai baixar mesmo.

Se você por no campo ali 20L pode ver que a Densidade Inicial Estimada no Bersmith diminui também.

Eu queria 15, pois meu fermentador é de 20l, mas a receita pronta que eu comprei era de 20l. Eu dei uma mexida na receita e tirei um pouco do malte, mas tinha um pouco mais do que se fosse para 15l.

Eu fiz os testes aumentando para 20l no BS, e a densidade ficou próxima do que eu consegui mesmo, acho que o problema foi a quantidade de água aliada à baixa eficiência.
 
Minhas considerações em vermelho:



Sugestão:

Faça medições brassagem após brassagem e vá ajustando o BS que você consegue deixar a ferramenta bem confiável.

Os 25 litros de água foi uma decisão no seguinte sentido. O BS mandava 19,68l, mas ele parece não considarar o quanto eu perco de água com os grãos, pois se o lote final seria 14 litros, conforme o perfil que eu cadastrei para meu equipamento, se eu colocar 19,68 na panela não haverá ao final na hora de engarrafar 14 litros, se contar a perda do trub, do fermentador e do que fica retido no grão, a não ser que eu coloque mais água na fervura.

A primeira brassagem que eu fiz eu coloquei o que o BS falou, mas deu um lote menor, pois isso fiz o teste.

Fiz o protein rest, pois havia colocado aveia. :D

Eu fiz o teste do iodo, não havia mais açúcares a serem convertidos, mesmo com os 60 minutos de sacarificação.

A próxima eu farei com um fogareiro de alta pressão, para testar, mas acho que o problema foi à baixa eficiência, se o volume de água é normal.
 
Essa é o equipamento que eu cadastrei no BS.

O volume de fervura é 19,68 litros, mas ainda não consegui definir exatamente quanto eu precisarei na mostura, considerando todas as perdas, para chegar nesses 19,68 no início da fervura.

Colocar o volume total ou mosturar com menos água e adicionar mais na hora da fervura, faz alguma diferença?
 

Attachments

  • Capturar2.PNG
    Capturar2.PNG
    54.1 KB · Views: 39
Em que ponto do processo você perde 3,4 litros pra tina de lavagem?

Tu faz sparge? Geralmente, nesse campo, pra BIAB, o valor é zero.

Meu perfil:
 

Attachments

  • BS profile.PNG
    BS profile.PNG
    66.7 KB · Views: 48
Last edited:
Em que ponto do processo você perde 3,4 litros pra tina de lavagem?

Tu faz sparge? Geralmente, nesse campo, pra BIAB, o valor é zero.

Meu perfil:

EU coloquei os 3,4 litros pois é quanto fica no fundo da penla, para baixo da torneira. Fica a medição e deu isso, e ainda que eu empine a panela um pouco para tirar mais líquido, se eu empinar muito, virá muito trub para o fermentador.

Cheguei nisso vendo uns tutoriais na internet. Nada a ver isso que eu fiz? hehe

Valeu!
 
EU coloquei os 3,4 litros pois é quanto fica no fundo da penla, para baixo da torneira. Fica a medição e deu isso, e ainda que eu empine a panela um pouco para tirar mais líquido, se eu empinar muito, virá muito trub para o fermentador.

Cheguei nisso vendo uns tutoriais na internet. Nada a ver isso que eu fiz? hehe

Valeu!


Sim, está errado.

Coloca esses 3.4L na perda para trub, pois não panela de sparge separada em BIAB, logo, não fica nada para trás nessa panela, logo, a perda nesse campo é zero.

O correto é colocar esse valor em trub loss.

Aliás, porque 2L em trub loss se você já colocou 3.4L lá em cima?

Bagunçadinho esse perfil, hein? :)

Abraços,
 
Back
Top