bombona sugando o airlok

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bancarium

Member
Joined
Jun 22, 2018
Messages
6
Reaction score
1
Location
Santa cruz do sul rs
Nao sei se é comum, mas acabou minhaa primeira leva devfermentação e, ao baixar a temperatura para maturar, notei que o líquido com álcool ao invés de borbulhar está voltando um pouco na mangueira do airlok.
A pressão interna é que está fazendo isso? Devo me preocupar com o ar ou com o líquido voltar pro fermentado?
 
Isso acontece porque todo líquido contrai seu volume com a diminuição da temperatura. Como seu interior está ligado ao airlock, a pressão atmosférica empurra o liquido para dentro da bombona. Se for álcool 70 % ou iodofor, nao tem problema. Se for água comum, pode haver algim risco de contaminação. Uma solução é ao iniciar o cold crash, yrocar o airlok por uma rolha de silicone devidamente sanitizada. Mas nunca vi contaminação por esse motivo. Espero ter contribuído de alguma forma. Abs

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
 
Nao sei se é comum, mas acabou minhaa primeira leva devfermentação e, ao baixar a temperatura para maturar, notei que o líquido com álcool ao invés de borbulhar está voltando um pouco na mangueira do airlok.
A pressão interna é que está fazendo isso? Devo me preocupar com o ar ou com o líquido voltar pro fermentado?
Se você deixar pouco líquido no airlock, o ar vai entrar e e o liquido não, e este pouco de ar que entra não vai entrar em contato com sua cerveja, pois dentro tem também CO2 que é mais pesado e vai criar uma camada por cima da cerveja.
 
Back
Top