BIAB - Esfriando e transferindo o mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flavioperon

Member
Joined
Jan 11, 2016
Messages
10
Reaction score
3
Pessoal estou precisando de uma ajuda.
Meu equipamento é para 20 lts e para resfriar o mosto uso bacia com gelo. No transporte do fogão para a bacia levanta mto trub.
Quem usa BIAB aí e pode me ajudar com essa questão?
 
Pessoal estou precisando de uma ajuda.
Meu equipamento é para 20 lts e para resfriar o mosto uso bacia com gelo. No transporte do fogão para a bacia levanta mto trub.
Quem usa BIAB aí e pode me ajudar com essa questão?

Faça whirlpool depois de resfriado, depois de remover a panela da bacia.
Daí espere uns 15 min. Deve ajudar.
 
Eu faço Whirlpool, deixo descansando uns minutos até assentar o trub, aí transfiro bem devagar pro fermentador, que deixo dentro da bacia com gelo. Conforme vai caindo vou agitando um pouco o fermentador pra resfriar, mas quanto mais devagar melhor.

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
O método do @ivang é o que eu usava antes de fazer um chiller de imersão, funciona bem.

1 - Faça o whirlpool na panela ainda quente, espere 20 minutos (sim, tem diferença entre fazer whirpool a quente ou frio. Frio é mais trabalhoso e menos eficiente)

2 - Transfira o mosto ainda quente com cuidado para o fermentador. (use baldes/bombonas que aguentem até 80ºC)

3 - Resfrie com gelo até uns 40ºC

4 - Coloque no freezer e espere algumas horas até a chegar na temperatura de inoculação.
 
O método do @ivang é o que eu usava antes de fazer um chiller de imersão, funciona bem.

1 - Faça o whirlpool na panela ainda quente, espere 20 minutos (sim, tem diferença entre fazer whirpool a quente ou frio. Frio é mais trabalhoso e menos eficiente)

2 - Transfira o mosto ainda quente com cuidado para o fermentador. (use baldes/bombonas que aguentem até 80ºC)

3 - Resfrie com gelo até uns 40ºC

4 - Coloque no freezer e espere algumas horas até a chegar na temperatura de inoculação.

Já eu prefiro resfriar o quanto antes, pra parar logo a isomerização do lúpulo e pra perder o mínimo de aromas. WP é a última coisa q faço antes da trasfega pro fermentador.
Mas é gosto pessoal :)
Ah... uso chiller de imersão, não bacia.
 
Não entendi a relação entre BIAB e resfriamento. A essa altura (depois da fervura) não faz diferença o método que foi usado na mostura, certo?

No meu caso, quando fazia 5 litros, colocava a panela na pia cheia de água e gelo. Hoje, fazendo 20 litros, uso chiller de imersão + whirlpool com bomba.
 
Já eu prefiro resfriar o quanto antes, pra parar logo a isomerização do lúpulo e pra perder o mínimo de aromas. WP é a última coisa q faço antes da trasfega pro fermentador.
Mas é gosto pessoal :)
Ah... uso chiller de imersão, não bacia.

Eu prefiro fazer flame out.

Acho mais interessante para retenção de aroma, e com pouca ou nenhuma adição de amargor. Tudo isso pode ser calculado no Beer Smith (eu não faço, mas sei que dá).

Gosto pessoal é o que dá 'personalidade' pras cervejas. Dois cervejeiros não fazem a mesma receita, e eu acho isso o máximo. Por isso sempre insisto pra que as pessoas testem as coisas antes de assumir X ou Y como prática.

Abraços!!
 
Obrigado pelas dicas! Vou aderir ao chiller + WP quente na próxima brassagem. Creio que os resultados com relações ao trub serão bemmmm melhores que os atuais. Fora que diminui o risco de acidente de ficar carregando Caldeirao quente. Valeu pelas dicas!
 
Boa tarde,
Aproveitando o post. Saberiam dizer se a mangueira de jardim aguenta a temperatura da água que sai do chiller no resfriamento, ou alguma outra solução, pois a mangueira de silicone aguenta, mas achei um pouco caro.

Acredito que a agua sai em torno de uns 80/90 graus com a troca de calor?
 
Boa tarde,
Aproveitando o post. Saberiam dizer se a mangueira de jardim aguenta a temperatura da água que sai do chiller no resfriamento, ou alguma outra solução, pois a mangueira de silicone aguenta, mas achei um pouco caro.

Acredito que a agua sai em torno de uns 80/90 graus com a troca de calor?

@geo Acredito que sim. Eu uso mangueira de silicone atóxica apenas nos processos que entram em contato direto com o mosto. Para água quente esse tipo de mangueira deve servir. Até Pq com o resfriamento a temperatura inicial é essa mesmo, mas vai caindo
 
@geo Acredito que sim. Eu uso mangueira de silicone atóxica apenas nos processos que entram em contato direto com o mosto. Para água quente esse tipo de mangueira deve servir. Até Pq com o resfriamento a temperatura inicial é essa mesmo, mas vai caindo

No meu caso vou passar apenas a água mesmo, valeu.
 
Já eu prefiro resfriar o quanto antes, pra parar logo a isomerização do lúpulo e pra perder o mínimo de aromas. WP é a última coisa q faço antes da trasfega pro fermentador.
Mas é gosto pessoal :)
Ah... uso chiller de imersão, não bacia.

Minha opinião: resfriar rápido não significa retenção de aroma (interrupção de isomerização, sim).

Os compostos de aroma (e sabor) do lúpulo são os óleos essenciais que evaporam muito facilmente (e em temperaturas que variam muito, o Myrcene por exemplo, bastante presente nos lúpulos americanos, evapora a 64C).

Então não importa o quão rápido você resfriar, se você adicionou os lúpulos na temperatura de fervura esses óleos muito provavelmente já evaporaram.

Se você quer adicionar/preservar aroma (e sabor) o que você deveria estar fazendo é "Late Hop Additions". Como por exemplo hop stands e dry hopping.

Um pouco mais sobre late hop additions aqui.
 
Lendo alguns foruns gringos vi q muitos usam o método "extreme late hopping" que eh usar todo o lupulo no final da fervura, dividindo entre 30, 20, 10 e até 5 minutos finais a adição, onde eles falam que conseguem bom amargor e aroma até melhor ou igual q fazendo dry hopping.
Alguem já usou ?
Pq nesse caso ai aparentemente pelos relatos deles n perde os óleos essenciais adicionando no tempo final com temperatura alta de fervura.


Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk
 
Isso ainda é bem controverso.

Teve dois experimentos feitos pelo pessoal da Brulosophy que tiveram alguns resultados interessantes, inclusive um deles demonstrando que, na receita usada, adicionar os lúpulos no fim da fervura ou com a temperatura mais baixa resulta em cervejas sem diferenças sensoriais percebíveis. O outro é sobre hop stand vs adicionar o lúpulo nos últimos 20 minutos da fervura (que também não obteve significância estatística).

Eu sinceramente fiquei muito confuso com esses resultados.

Seguem:

http://brulosophy.com/2016/02/01/the-hop-stand-hot-vs-chilled-wort-exbeeriment-results/

http://brulosophy.com/2016/05/02/hop-stand-vs-20-minute-boil-addition-exbeeriment-results/
 
Back
Top