Belgian Lace.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Adrianodfms

Well-Known Member
Joined
Jun 30, 2015
Messages
139
Reaction score
37
Galera, alguém aqui já conseguiu um "belgian lace" parecido ou idêntico a esse da foto?

Se já, qual a técnica devo usar para chegar perto disso?

Pretendo fazer uma Golden Strong Ale só com malte pilsen de base e açúcar cristal de adjunto e gostaria de um efeito do tipo quando for beber.

Valeu mestres cervejeiros!
 

Attachments

  • beer-lace.jpg
    beer-lace.jpg
    35.4 KB · Views: 103
Galera, alguém aqui já conseguiu um "belgian lace" parecido ou idêntico a esse da foto?

Se já, qual a técnica devo usar para chegar perto disso?

Pretendo fazer uma Golden Strong Ale só com malte pilsen de base e açúcar cristal de adjunto e gostaria de um efeito do tipo quando for beber.

Valeu mestres cervejeiros!
Segredo pra isso é relativamente simples:
- Equipamento super limpo durante a produção
- Copo absurdamente limpo na hora de tomar

Ou seja, lavar os copos com a mesma esponja usada pra lavar outras coisas? Esquece.

Esponja separada. Detergente neutro. E se puder, água pelo menos morna pra enxaguar, e deixar secar de cabeça pra baixo.

Abraço,
 
Segredo pra isso é relativamente simples:
- Equipamento super limpo durante a produção
- Copo absurdamente limpo na hora de tomar

Ou seja, lavar os copos com a mesma esponja usada pra lavar outras coisas? Esquece.

Esponja separada. Detergente neutro. E se puder, água pelo menos morna pra enxaguar, e deixar secar de cabeça pra baixo.

Abraço,

Que massa @Guenther !

Não sabia q era tão simples assim! rsrsrsrs Pensava q teria que rolar altas rampas de temperatura na fabricação e tal...

Você mencionou "Equipamento super limpo durante a produção", algo que me preocupa é a limpeza da panela de mosturação... Uso somente uma pois faço por BIAB. Quando fica algum resíduo de malte grudado nela eu costumo esfregar com bucha "dedicada" e sabão de barra neutro. O uso desse sabão é recomendável pra esse tipo de situação??

Valeu demais!
 
Que massa @Guenther !

Não sabia q era tão simples assim! rsrsrsrs Pensava q teria que rolar altas rampas de temperatura na fabricação e tal...

Você mencionou "Equipamento super limpo durante a produção", algo que me preocupa é a limpeza da panela de mosturação... Uso somente uma pois faço por BIAB. Quando fica algum resíduo de malte grudado nela eu costumo esfregar com bucha "dedicada" e sabão de barra neutro. O uso desse sabão é recomendável pra esse tipo de situação??

Valeu demais!

Sabão em barra é o pior pois normalmente tem menos qualidade e pode ter gordura misturada, o maior inimigo da espuma que existe.

Sabão tem que ser detergente neutro de marca confiável.

Abraço,
 
Blz @Guenther !

Já descartei meu sabão antigo e fiz a substituição pelo detergente neutro.

Fiz a Strong Ale fim de semana passado já usando sua dica.

Vamos ver se consigo o "belgian lace" hehehe

Valeu!
 
eu só uso o neutro da limpol que é um especial elimina odores
nao aqueles comuns ele custa media 5,00
mas é top fica tudo muito limpo sem cheiro de nada
 
@Adrianodfms, eu faço Belgian Strong Golden em Biab, com infusão simples a 65°C (deixo cair livremente, normalmente até 63), com apenas pilsen e açúcar, primming de 7g de sacarose por litro e sempre consigo as rendas belgas.
Fermento com cepas belgas líquidas (rva gnome ou wlp 545), ou mangrove m27, começando em 18°c por dois diad, deixando subir livremente pelo resto da fermentação, até 29°c.
 
@Adrianodfms, eu faço Belgian Strong Golden em Biab, com infusão simples a 65°C (deixo cair livremente, normalmente até 63), com apenas pilsen e açúcar, primming de 7g de sacarose por litro e sempre consigo as rendas belgas.
Fermento com cepas belgas líquidas (rva gnome ou wlp 545), ou mangrove m27, começando em 18°c por dois diad, deixando subir livremente pelo resto da fermentação, até 29°c.

Oua @BenedictusBeer bom saber! Fiz exatamente do jeito que vc mencionou, a única diferença é q tive uma certa dificuldade pra drenar os grãos no grain bag e daí tive q fazer uma lavagem (com água fria msm) pra extrair mosto até chegar no volume pré-fervura. Após a mostura (sem mash-out, acabei esquecendo...) eu virei os grãos num fermentador coloquei água e fui jogando de volta no bag pra ir espremendo aos poucos até atingir o volume ideal. Deu td certo (OG de 1.072) mas depois fiquei pensando se essa ausência de mash-out + lavagem fria possa ter prejudicado a cerveja no que tange a retenção de colarinho devido a alguma ação enzimática q pode ocorrido pela temperatura dos grãos ter caído bastante...

Na sua experiência isso procede ou não tem nada haver?
 
Back
Top