BE 256 na IPA é muito arriscado?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 11, 2018
Messages
10
Reaction score
6
Location
Cachoeirinha
Olá camaradas! Então, estou com uma receita de IPA em que pensei experimentar subir o ABV com o fermento BE256 (considerando que usarei Cascade e Chinook). Alguém já se arriscou? Recomenda?

Grato desde já, abs.
 
Você quer fazer uma Triple IPA (leia bem, não é Tripel), faz uma sacarificação a 66°C e utiliza a 3x a quantidade recomendada de levedura. Se você utilizar o BE 256, vai sair um clone da Houblon Chouffe.
 
Você quer fazer uma Triple IPA (leia bem, não é Tripel), faz uma sacarificação a 66°C e utiliza a 3x a quantidade recomendada de levedura. Se você utilizar o BE 256, vai sair um clone da Houblon Chouffe.

Isso vai secar a IPA, mas não incomoda meu paladar não. Pelo contrário até. Minha ideia é justamente usar o 256 pra trazer álcool e buscar no Sorachi o equilíbrio de aroma e no Cascade o amargor (comprei mediante cartão fidelidade da WE, meu bolso não é tão fundo assim). O que acha?
 
Isso vai secar a IPA, mas não incomoda meu paladar não. Pelo contrário até. Minha ideia é justamente usar o 256 pra trazer álcool e buscar no Sorachi o equilíbrio de aroma e no Cascade o amargor (comprei mediante cartão fidelidade da WE, meu bolso não é tão fundo assim). O que acha?
BE 256 é levedura de abadia, usado em cerveja belga. Além da secura, ele vai trazer fenóis e ésteres junto (por isso falei do clone da Houblon), vai puxar mais para Belgian IPA. Se não te incomoda, toca o barco.

O lúpulo é Chinook ou Sorachi? Se for Sorachi, tome muito cuidado, pois ele pode tanto dar aroma de limão quanto sabor de pinho (o desinfetante de banheiro).
 
Então Jean, pretendo subir pra além do que o perfil da IPA recomenda (7,5). Minha previsão e atingir de 9 ~ 10,5 de ABV. E segundo andei olhando, há risco do BE256 bater de frente com o lúpulo.
Se usar a a faixa normal dele, a tendência é de éster e fenóis. Teria que trabalhar com uma temperatura bem baixa e bem controlada.
 
Porque não utiliza açucar? Além de não afetar no corpo e aroma é super fácil utilizar, basta adicionar no final da fervura.
Na maioria dos casos até aumenta a drinkabillity (se não exagerar)
 
Afeta o corpo sim senhor! Seca bastante a cerveja!
Se utilizar para substituir maltes, sim, vai secar.
Mas se continuar com a mesma proporção de maltes e só incluir o açúcar, não irá gerar secor, pois terá os açucares mais complexos da mostura do malte.
 
Afeta o corpo sim senhor! Seca bastante a cerveja!
@sandropriebe e @Degan
Afetar ou não o corpo depende do ponto de vista. Um mosto com uma OG de 1.060 e FG de 1.018 por exemplo, sem adição de açúcar, pode ter sua OG elevada com esta adição, mantendo o corpo final (FG) projetado. No conjunto, ela será mais alcoólica mas necessariamente mais seca. Agora se a OG já conta com o açúcar, ela vai ter uma atenuação bem maior pois o açúcar ed cana é 100% fermentável, dando uma OG bem menor.

Um detalhe importante é se a quantidade de açúcar for elevada (mais de 10%) convém não adiciona-la na mostura e sim depois (ou 50-50) pois como é um açúcar mais simples e fácil para a levedura, ela pode consumi-lo rapidamente e simplesmente parar a fermentação sem consumir a maltose.
 
No conjunto, ela será mais alcoólica mas necessariamente mais seca. Agora se a OG já conta com o açúcar, ela vai ter uma atenuação bem maior pois o açúcar ed cana é 100% fermentável, dando uma OG bem menor

FG bem menor, suponho que quiseste dizer?
Pois então, fica mais seca!
 
FG bem menor, suponho que quiseste dizer?
Pois então, fica mais seca!
Não, exatamente OG.

Projete uma receita sem açúcar com OG de 1.060, somente com maltes. Ela terá uma FG esperada de acordo com a temperatura de sacarificação e da levedura, digamos que uma FG de 1.018, o que não é um corpo leve nem seco.

Agora ma mesma receita adicione açúcar suficiente para subir a OG para 1.080. Se o tua FG de 1.018 for por açúcares não fermentáveis (conversão da Alfa-amilase), mesmo com açúcar adicional terás a FG de 1.018 pois ainda terás a mesma quantidade de açúcares não fermentáveis no mesmo volume, porém com muito mais açúcares consumidos, gerando mais álcool, mas ainda com o mesmo dulçor residual. Talvez o álcool dê a sensação de alguma secura, mas ainda não seria um final seco clássico.
 
Olá camaradas! Então, estou com uma receita de IPA em que pensei experimentar subir o ABV com o fermento BE256 (considerando que usarei Cascade e Chinook). Alguém já se arriscou? Recomenda?

Grato desde já, abs.

Como disse o dalai, vai puxar muito mais para uma Belgian IPA do que uma IPA propriamente dita. O BE256 pode secar sua breja, mas se vc espera uma IPA clássica pra beber, já aviso que o resultado vai ser bem diferente. Se vc quiser só aumentar o teor alcoólico, sugiro seguir algumas recomendações acima, adicionando açúcar ou rapadura no fim da fervura (fica bacana), ou até mesmo caldo de cana mais pro final da fermentação.
 
Back
Top