Balde fermentador entupido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Dec 10, 2018
Messages
19
Reaction score
2
Location
São Paulo
Pessoal, tudo bem?

Estou fermentando uma IPA que, pela receita, fiz a adição de uma quantidade considerável de lupulo na fermentação e de dry hop (o que acabou gerando muito trub).

Ontem, quando fui extrair uma amostra da cerveja para medir a FG, percebi que a tornerinha do balde fermentador estava entupida.

Alguém já passou por isso? Qual a foi a solução adotada?

A unica coisa que pensei para tentar ao máximo evitar danos à leva foi usar aquelas bombinhas que o pessoal geralmente usa quando fermenta em galões d'agua, mas antes de aplicá-la, decidi ver se alguém tinha alguma idéia diferente.

Obrigado
 
Se é balde, uma solução um pouco melhor... não seria inclinar ele? sem agita muito? o trub vai todo para o lado,.... e boa.... será que ajuda??? já aconteceu algo semelhante para mim... na hora do envase, pois faço direto do fermentador... deixei ele parado um pouco e depois já "aliviou"... e desentupiu...

espero ter ajuudado!!!
 
Utilize um sifão e retire a cerveja pela tampa. Existem vídeos ensinando como fazer com qualquer mangueira comum.
 
Se é balde, uma solução um pouco melhor... não seria inclinar ele? sem agita muito? o trub vai todo para o lado,.... e boa.... será que ajuda??? já aconteceu algo semelhante para mim... na hora do envase, pois faço direto do fermentador... deixei ele parado um pouco e depois já "aliviou"... e desentupiu...

espero ter ajuudado!!!
Se a alternativa de sugar não funcionar, vou mandar tentar deixar o balde inclinado para trás por um tempo e depois extrair...]

Obrigado pela ideia!!
 
Mais efetivo que colocar uma mangueira na torneirinha e sugar é colocar a mangueira na torneirinha e assoprar. Desentope na hora (desde que seus pulmões sejam razoavelmente eficientes e não vaze muito ar entre a torneira e a mangueira).
 
Mais efetivo que colocar uma mangueira na torneirinha e sugar é colocar a mangueira na torneirinha e assoprar. Desentope na hora (desde que seus pulmões sejam razoavelmente eficientes e não vaze muito ar entre a torneira e a mangueira).
E que sua boca esteja limpa e sanitizada ;)
 
Aconteceu comigo na última brassagem.. Justamente uma American IPA. O que eu fiz? Tirei a torneira toda, sanitizei a mão toda e segurei o jato, devido a ausência da torneira, limpei, tirando o entupimento, sanitizei novamente e coloquei de volta, acho que não perdi nem 50ml, e não contaminou a breja. Mas que foi chato e fiquei surpreso, foi!
 
Back
Top