Balde fermentador com vazamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 20, 2019
Messages
1
Reaction score
0
Location
Penápolis
WhatsApp Image 2019-11-20 at 14.14.16.jpeg

Boa tarde realizei minha primeira brassagem, apos dois dias percebi um vazamento no encaixe do airlock, abri o balde para verificar e ele estava com espumas e uma lama,será que contaminou o mosto ou só e espuma junto com o Trub.
Adicionarei a foto para analise
 
Dificil falar se contaminou, porém essa espuma é o Krauzen do mosto até onde sei.
 
Fecha bem a tampa... e coloca o airlock certinho... e segue a fermentação!
Não tem como saber se contaminou.. só depois de pronto!
Mas vai na fé... vai dar breja!!!
 
tudo certo até agora.

Esta ansiedade é normal nas primeiras levas. Depois tu relaxa e descobre que o quanto menos tu mexer e se preocupar, melhor fica.

Só para te deixar mais preocupado, agora tu tens motivo para se preocupar com contaminação, por abrir o balde.


Mas é muito pequena a chance de isto ocorrer. As contaminações se dão por bactérias e fungos, e estes não são coisas com grande mobilidade, então elas só vão entrar por gravidade, ou seja, estavam em suspensão no ar e vão cair uma hora, se cair em um ambiente propício, proliferam.

para uma bom fermentação é necessário somente largar a tampa sobre o balde, digo largar mesmo, deixar bem solta. Pode ser mais seguro que air lock e blow-off.

Quanto a espuma, me parece uma fermentação bem saudável, com muita levedura em suspensão e muita produção de CO2.
 
Back
Top