Avaliação Receita WitBier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rdinallo

Well-Known Member
Joined
Sep 8, 2016
Messages
152
Reaction score
32
Pretendo fazer minha 4ª brassagem esse fim de semana, o estilo escolhido foi uma witbier. Peguei uma receita da internet, e adaptei para os maltes disponiveis por aqui, gostaria de uma opinião de alguem experiente neste estilo sobre os ingredientes se ficará boa a cerveja, e tambem uma dica de fermentação e maturação.

Segue a receita
Malte Pilsen Agrária = 3,03 Kg
Malte Wheat Blanc = 1,52 kg
Malte Wheat Munich Light = 0,35 kg
Lupulo Spalter = 4,5g 55 minutos
Lupulo Hallertau Magnum = 4,5 g 55 minutos
Lupulo Spalter = 5,63 g 5 minutos
Lupulo Summit = 10,13 g 5 minutos
Fermento M21
15 gramas de coentro - 5 minutos
20 gramas de casca de laranja - 5 minutos

Para uma leva de 20 litros
 
Pretendo fazer minha 4ª brassagem esse fim de semana, o estilo escolhido foi uma witbier. Peguei uma receita da internet, e adaptei para os maltes disponiveis por aqui, gostaria de uma opinião de alguem experiente neste estilo sobre os ingredientes se ficará boa a cerveja, e tambem uma dica de fermentação e maturação.

Segue a receita
Malte Pilsen Agrária = 3,03 Kg
Malte Wheat Blanc = 1,52 kg
Malte Wheat Munich Light = 0,35 kg
Lupulo Spalter = 4,5g 55 minutos
Lupulo Hallertau Magnum = 4,5 g 55 minutos
Lupulo Spalter = 5,63 g 5 minutos
Lupulo Summit = 10,13 g 5 minutos
Fermento M21
15 gramas de coentro - 5 minutos
20 gramas de casca de laranja - 5 minutos

Para uma leva de 20 litros

Eu retiraria os lúpulos de fim de fervura, pois em uma Wit eles podem roubar os aromas do Coentro e da Laranja...

Essa receita que eu fiz, baseada no livro do Greg Hughes, ficou muito boa...

Eu reduzi um pouco o coentro, pois não curto muito...

Usei limão siciliano, laranja bahia e lima....

Foram 2 limões, 2 laranjas e 1 lima...

Se eu fosse repetir hoje, usaria um pouquinho a mais de raspas...

Usei o T-58 pq não achei o M21 na época...
 

Attachments

  • Capturar.PNG
    Capturar.PNG
    46.6 KB · Views: 160
Eu retiraria os lúpulos de fim de fervura, pois em uma Wit eles podem roubar os aromas do Coentro e da Laranja...

Essa receita que eu fiz, baseada no livro do Greg Hughes, ficou muito boa...

Eu reduzi um pouco o coentro, pois não curto muito...

Usei limão siciliano, laranja bahia e lima....

Foram 2 limões, 2 laranjas e 1 lima...

Se eu fosse repetir hoje, usaria um pouquinho a mais de raspas...

Usei o T-58 pq não achei o M21 na época...

Opa, valeu pelas dicas.
 
Só mais um detalhe, você vai usar malte de trigo ??

Tradicionalmente as Wits são produzidas com trigo não maltado..
 
Só mais um detalhe, você vai usar malte de trigo ??

Tradicionalmente as Wits são produzidas com trigo não maltado..

Mas dá para dar um desconto e usar um malte de trigo já modificado para dar um melhor resultado, sem preocupações com paradas proteicas e etc.:)
 
Mas dá para dar um desconto e usar um malte de trigo já modificado para dar um melhor resultado, sem preocupações com paradas proteicas e etc.:)

Sim sim... ai é questão de gosto.

Eu faço a minha com trigo não maltado, e pra mim o único inconveniente é a moagem dele...rs
 
Cara, coentro tem uma presença muito forte, se você deixar 15g dele para 20 litros só vai dar coentro na sua cerveja. Eu sei por experiência própria =( Por isso eu utilizaria no máximo 10g dele, já vai dar uma percepção boa sem roubar a cena. Já a quantidade de casca de laranja eu acho que está ok.

Também diminuiria um pouco os lúpulos de aroma, mas é por puro achismo mesmo.

Por último, ainda que você não esteja usando trigo não maltado eu recomendaria uma parada protéica de 15 minutos a 55º C (dica do Mastering Homebrew e do Brew Better Beer) para melhorar a retenção de espuma e claridade. Tenho seguido o conselho em quase todas as minhas cervejas com malte de trigo e a retenção da espuma melhorou demais.

O trigo não maltado tem um gosto mais forte do que o trigo maltado (que na minha opinião é um pouco "insosso", mas não estou falando para você desistir dele, não rsrs).

Abs.
 
Cara, coentro tem uma presença muito forte, se você deixar 15g dele para 20 litros só vai dar coentro na sua cerveja. Eu sei por experiência própria =( Por isso eu utilizaria no máximo 10g dele, já vai dar uma percepção boa sem roubar a cena. Já a quantidade de casca de laranja eu acho que está ok.

Também diminuiria um pouco os lúpulos de aroma, mas é por puro achismo mesmo.

Por último, ainda que você não esteja usando trigo não maltado eu recomendaria uma parada protéica de 15 minutos a 55º C (dica do Mastering Homebrew e do Brew Better Beer) para melhorar a retenção de espuma e claridade. Tenho seguido o conselho em quase todas as minhas cervejas com malte de trigo e a retenção da espuma melhorou demais.

O trigo não maltado tem um gosto mais forte do que o não maltado (que na minha opinião é um pouco "insosso", mas não estou falando para você desistir dele, não rsrs).

Abs.

"O trigo não maltado tem um gosto mais forte do que o não maltado (que na minha opinião é um pouco "insosso", mas não estou falando para você desistir dele, não rsrs). " ????????????????

Concordo na questão do Coentro...Eu diminuiria um pouco 0,5 ~0,6 g/L é um melhor número, para não roubar muito a cena...

Quanto a pausa proteica eu não recomendaria X tempo...pois depende muito dos maltes...

Eu faria em uma brassagem por 5 ou 10 min e alteraria em uma próxima para testar os efeitos...

Nas minhas Weiss com trigo levemente maltado, parei de fazer a pausa e não afetou em nada a espuma...
 
Boa noite rdinallo!
Como sugestão substituiria o Malte Wheat Munich Light por 0,5kg de flocos de trigo. Não usaria lúpulo algum para aroma e substituiria o magnum por Herkules. Tbm diminuiria a quantidade de coentro - ficaria em 10g. Outra sugestão seria a Adição nos 5 min finais de fervura de 200g de gengibre ralado. A galera vai pirar!!!
Até +
 
Boa noite rdinallo!
Como sugestão substituiria o Malte Wheat Munich Light por 0,5kg de flocos de trigo. Não usaria lúpulo algum para aroma e substituiria o magnum por Herkules. Tbm diminuiria a quantidade de coentro - ficaria em 10g. Outra sugestão seria a Adição nos 5 min finais de fervura de 200g de gengibre ralado. A galera vai pirar!!!
Até +

200g de gengibre ?? certeza ??

eu fiz uma white ipa com 80g e achei que dominou aroma/sabor..

da próxima vez vou fazer com 40g, mas isso utilizando apenas gengibre como adjunto..
 
"O trigo não maltado tem um gosto mais forte do que o não maltado (que na minha opinião é um pouco "insosso", mas não estou falando para você desistir dele, não rsrs). "??????????????..

OPA, repeti o "não maltado". Mas quis dizer que o trigo não maltado tem um gosto mais forte do que o trigo maltado.
 
Esse tipo de malte se chama "pouco modificado".

Ok...

Eu me baseei na resposta a uma pergunta feita na WE

Perguntas sobre o produto
1 perguntas(s).
Tire suas dúvidas
Data: 03/09/2015
Enviada por: Mario Sergio Silva
Pergunta: Esses flocos são maltados?
Respondido por: WE Consultoria
Resposta:
Senhor Mario,

Não. Estes flocos não são maltados. Os flocos levemente malteados são estes: http://loja.weconsultoria.com.br/malte-chateau-chit-wheat-flocos-de-trigo-p44949/

Grato pela consulta
Equipe WE
 
Ok...

Eu me baseei na resposta a uma pergunta feita na WE

Perguntas sobre o produto
1 perguntas(s).
Tire suas dúvidas
Data: 03/09/2015
Enviada por: Mario Sergio Silva
Pergunta: Esses flocos são maltados?
Respondido por: WE Consultoria
Resposta:
Senhor Mario,

Não. Estes flocos não são maltados. Os flocos levemente malteados são estes: http://loja.weconsultoria.com.br/malte-chateau-chit-wheat-flocos-de-trigo-p44949/

Grato pela consulta
Equipe WE

Ok, achei que estivesse se referindo ao malte pouco modificado, tipos os 'floor malted'. Não entendi o "leve maltado".

Já utilizei esses flocos da castle algumas vezes e o efeito prático deles é praticamente idêntico aos flocos de trigo comuns, não sei qual efeito do "curtissimo tempo" de germinação referido, além de talvez o amolecimento e gelatinização do amido.

Malte de trigo não deve existir em flocos, por razões óbvias de conservação, da mesma forma como não deve ser armazenado moído.
 
Ok, achei que estivesse se referindo ao malte pouco modificado, tipos os 'floor malted'. Não entendi o "leve maltado".

Já utilizei esses flocos da castle algumas vezes e o efeito prático deles é praticamente idêntico aos flocos de trigo comuns, não sei qual efeito do "curtissimo tempo" de germinação referido, além de talvez o amolecimento e gelatinização do amido.

Malte de trigo não deve existir em flocos, por razões óbvias de conservação, da mesma forma como não deve ser armazenado moído.

Pode ser que o vendedor tenha feito alguma confusão quanto ao termo. O correto talvez seja mesmo o "levemente modificado", como você mencionou.

Os flocos da WE são embalados a vácuo. Planejo minhas receitas para que utilize todo ele ao abrir e perder esse vácuo.

A verdade é que a maioria dos maltes hoje são bem modificados. Pelo menos no meu processo, dificilmente tive problemas com retenção de espuma, eficiência relacionada à conversão e etc...
 
Back
Top