Atenuação muito alta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Defler

Well-Known Member
Joined
Jan 12, 2014
Messages
68
Reaction score
10
Boa noite senhores cervejeiros, fermentei uma A-IPA e ela atenuou 85% (de 1064 para 1009) medida no densímetro, porem ao verificar o fermentador havia una leve pelicula por cima do mosto, entao pela alta atenuaçao fiquei com medo de ter sofrido contaminaçao porem o aroma e o sabor estão animais (dry hopping), sem nenhum sinal de vinagre ou acido, só um pouco de alcool superior, engarrafei elas hoje, pela experiencia dos senhores pode ter sofrido contaminaçao sem sofre alteraçao no sabor ou foi uma atenuaçao muito alta mesmo?? E a pelicula foi resultado do dry hopping?

Segue a receita:

60% pale ale
28% pilsen
12% carahell
Brassagem a 66° por 90 min e mash out

Fermentou com US 05 hidratado, por 14 dias, com controle de temperatura (sensor colado no balde e isolado por espuma termica e papel aluminio), no 10° dia dry hop 20g de cascade em pellet, por fim após baixar a temperatura, gelatina e engarrafei hoje estou esperando e torcendo para não explodir as garrafas, rs acho q se não explodirem sinal que não contaminou....

E ai qual a opinião dos Srs??
[emoji481] [emoji481]
 
Cara, sofri a mesma situação com uma IPA. Tbm suspeitei de contaminação na época, apesar de não haverem sintomas aparentes (era bem parecido, inclusive a película em cima do mosto).

Pesquisei bastante sobre o assunto e pude verificar que esta cepa (tanto o US 05, quanto o similar da Mangroove Jacks), não raramente, costuma causar super atenuação. Na época, apesar de vários relatos nesse sentido, não consegui verificar um motivo que explicaria o fenômeno. Hoje, no entanto, se eu pudesse chutar uma causa, com ctz apostaria em underpitching (utilizei 1 pct em 19 lts).

Com ctz alguém poderá te ajudar, vou acompanhar o tópico.
 
Para uma cerveja como a IPA, onde off-flavors são bastante camuflados, uma leve contaminação pode passar despercebida. Aconselho rever o seu processo de sanitizacao, caso tenha bastante seguranca, foi apenas a temperatura de sacarificacao somada a uma super atenuacao da levedura.

Abraco!
 
Quanto a sanitização, sempre usei iodophor e nunca tive problemas... porem falhas podem ocorrer, fiquei mais preocupado com a pelicula, não era muito e nem muito densa, mais nunca havia visto nas levas q eu ja fiz... pelo menos elas não voltaram a se formar até agora nas garrafas e a principio tudo normal, underpitching tambem não foi pois usei um pacote para 10 litros, rehydratada como manda o figurino, apesar de que este pacote estava a 01 ano na geladeira, porem dentro da validade e lacrado de fábrica
 
Estou acompanhando a sua dúvida no fórum... Estou com uma situação parecida com a sua. Como está a cerveja?
 
Boa noite amigo cervejeiro, então deu tudo certo, a cerveja ficou excelente, a melhor q eu ja fiz, tive um problema de estouro de garrafa, mas foi pq ela estava com problema, aparentemente não contaminou, o sabor ficou muito bom e o aroma a melhor das American Ipas que eu ja senti, logo vou repetir a receita...
 
Que bom que ficou boa! Mas ficou faltando informação. Minhas suspeitas:

- Mostura em temperatura mais baixa, 64-66, gerando uma cerveja mais seca.
- Não fez mashout, e enquanto fazia trásfega, lavagem, recirculação, as enzimas continuaram trabalhando, gerando uma cerveja mais seca.
 
Entao, no primeiro post deste tópico dei todas as informaçoes da receita, e sim, fiz mache out, nao sei pq atenuou tanto, porem nao ficou sem corpo e a retençao de espemu ficou excelente
 
Entao, no primeiro post deste tópico dei todas as informaçoes da receita, e sim, fiz mache out, nao sei pq atenuou tanto, porem nao ficou sem corpo e a retençao de espemu ficou excelente

Eita, desculpa!! Passei direto pela linha que você fala a temperatura e mashout haha.

66C já começa a tender pro lado mais seco.
 
Que bom que ficou boa! Mas ficou faltando informação. Minhas suspeitas:

- Mostura em temperatura mais baixa, 64-66, gerando uma cerveja mais seca.
- Não fez mashout, e enquanto fazia trásfega, lavagem, recirculação, as enzimas continuaram trabalhando, gerando uma cerveja mais seca.
@Raisoshi,

Isso de "não fazer mash-out e as enzimas continuarem funcionando", não se aplica. Essa realidade só ocorre em filtragens que duram horas, em cervejarias absurdamente grandes, e NÃO tem a ver com Beta e Alfa Amilase, até porque Alfa não "morre" (desnatura) nas temperaturas de mash-out que utilizamos. Resumindo, mash-out essencialmente afeta só a solubilidade do mosto, e também aglutina partículas menores em maiores, o que no geral, melhora a fluidez da filtragem, e por vezes, a eficiência de extração.

Sobre a atenuação demasiada, primeiro, não é tão demasiada assim, então é difícil dizer a distância sem ver exatamente teu processo. Segundo, sim, podem haver contaminações que não afetam significativamente o gosto/aroma da cerveja.

Abraço,
 
Na minha receita de IPA "padrão" salva no B.S., OG de 1063 (quase a tua) e temperatura de mostura de 66ºC, a FG fica em 1013. Se baixar para 65ºC, FG 1011, e 64ºC, 1010.
O US-05, pelo catálogo, dá uma atenuação de 81%, sendo que seu desvio seria em torno de 5%.
Acho que o mais provável de ter acontecido é ter caido um pouco a temperatura durante a mostura, criando um pouco mais de fermentáveis que a receita indicava. Também não acho que 1009 seja uma super atenuação.

O que pode ter acontecido também... sua amostra estava a 20ºC e foi medida com densímetro? tirou o CO2 da amostra?
 
Po, essa não sabia. Obrigado pelo esclarecimento. Uma vez fiz mash out de pouco tempo e a cerveja atenuou até 1.006, mais as informações sobre desnaturar as enzimas, assumi que era assim.
 
Pessoal,
Estou acompanhando o tópico pois estou com uma leva de Blond Ale que a meu ver estava atenuando muito, tanto em densidade como em dias (é minha terceira brasagem). Após ler as dúvidas e respostas sobre essa atenuacao alta e demorada, fiquei com medo de minha leva estar contaminada, apesar do aroma e sabor do mosto estar muito "embaralhado" nessa fase de fermentacao. Do mosto que provei (pedi até pra mulher provar kkk)não está azedo ou com algum gosto que não seja de uma cerveja com bastante álcool. Como eu uso o mini densímetro, de 1.000 até 1.100, fiquei bem na duvida pois obtive a FG de 1.005 após 14 dias. Como é bem difícil fazer a leitura no mini densímetro com essa escala, resolvi comprar no mesmo dia um mini densímetro de 1.000 a 1.060, para tirar a dúvida. Nesse, a FG marcou 1.009. Usei na receita apenas malte pilsen, açúcar branco e mascavo e aveia em flocos. O fermento foi o t-58 (apenas um sachet pois ainda nao tinha lido os tópicos a respeito da quantidade correta em gramas/litros de mosto). Minha OG foi 1.062. Ainda nao tenho controle de temperatura, entao coloco o fermentador no isopor com pets congeladas e agua gelada. Pergunto a vcs se essa variação entre os densímetros é normal e esperada, assim como a atenuação obtida. Abraços!
 
Pessoal,
Estou acompanhando o tópico pois estou com uma leva de Blond Ale que a meu ver estava atenuando muito, tanto em densidade como em dias (é minha terceira brasagem). Após ler as dúvidas e respostas sobre essa atenuacao alta e demorada, fiquei com medo de minha leva estar contaminada, apesar do aroma e sabor do mosto estar muito "embaralhado" nessa fase de fermentacao. Do mosto que provei (pedi até pra mulher provar kkk)não está azedo ou com algum gosto que não seja de uma cerveja com bastante álcool. Como eu uso o mini densímetro, de 1.000 até 1.100, fiquei bem na duvida pois obtive a FG de 1.005 após 14 dias. Como é bem difícil fazer a leitura no mini densímetro com essa escala, resolvi comprar no mesmo dia um mini densímetro de 1.000 a 1.060, para tirar a dúvida. Nesse, a FG marcou 1.009. Usei na receita apenas malte pilsen, açúcar branco e mascavo e aveia em flocos. O fermento foi o t-58 (apenas um sachet pois ainda nao tinha lido os tópicos a respeito da quantidade correta em gramas/litros de mosto). Minha OG foi 1.062. Ainda nao tenho controle de temperatura, entao coloco o fermentador no isopor com pets congeladas e agua gelada. Pergunto a vcs se essa variação entre os densímetros é normal e esperada, assim como a atenuação obtida. Abraços!

Olá, vc usou quanto de açucar (em % do peso de fermentáveis na cerveja)? O açucar ajuda muito a atenuar mais, o t-58 também é um fermento bastante atenuativo.

Mas o principal: vc tirou o gás da amostra pra fazer a leitura no densímetro?
 
Oi Tiago,
Sim estou retirando o co2 das amostras passando de um copo para outro umas 20 vezes. Após isso eu espero as bolhas restantes na superfície estourarem para então colocar o densímetro. Esta correto?
Usei 5kg de pilsen e 500g de açúcar. Obrigado e abraco!
 
Oi Tiago,
Sim estou retirando o co2 das amostras passando de um copo para outro umas 20 vezes. Após isso eu espero as bolhas restantes na superfície estourarem para então colocar o densímetro. Esta correto?
Usei 5kg de pilsen e 500g de açúcar. Obrigado e abraco!

Pelo que o pessoal diz, é realmente muito difícil ler a medição do mini densímetro de 1000 a 1100, pode ser que a leitura esteja errada.

Já no densímetro de 1000 a 1060 você leu 1009, e acho que 1009 não é nada exagerado demais, para atenuação.

Talvez esteja tudo certo com a sua cerveja.
 
Pelo que o pessoal diz, é realmente muito difícil ler a medição do mini densímetro de 1000 a 1100, pode ser que a leitura esteja errada.

Já no densímetro de 1000 a 1060 você leu 1009, e acho que 1009 não é nada exagerado demais, para atenuação.

Talvez esteja tudo certo com a sua cerveja.
Eu digo, tranquilamente, que nem me lembro a última vez que medi percentual de atenuação. :)
 
Back
Top