Atenuação incomum utilizando BRY-97

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diegossg

Member
Joined
Feb 9, 2021
Messages
13
Reaction score
4
Location
Campo Grande MS
Olá pessoal! Espero que estejam todos bem.
Tive uma experiência diferente com minha última fermentação que me deixou com algumas dúvidas. Se possível, gostaria que opinassem.
Fiz uma APA com OG 1.053. FG esperada 1.010. Fiz starter com BRY-97 - 48 horas. Mosturação a 65 C por 60 minutos. Atenuação em 3 dias, vigorosa. O que me surpreendeu foi a FG, que bateu 1.004.
Isso já aconteceu com vcs? É possível que uma levedura coma tanto assim. Antes dessa brassagem, fiz outra APA também com BRY, nas mesmas condições, e a FG ficou em 1.009. Ainda não abri o fermentador, mas estou considerando a possibilidade contaminação. Sensorialmente, contudo, não percebi alterações.
Estou curioso para saber a experiência de vcs com relação a isso.
Abraços.
Diego.
 
Olá pessoal! Espero que estejam todos bem.
Tive uma experiência diferente com minha última fermentação que me deixou com algumas dúvidas. Se possível, gostaria que opinassem.
Fiz uma APA com OG 1.053. FG esperada 1.010. Fiz starter com BRY-97 - 48 horas. Mosturação a 65 C por 60 minutos. Atenuação em 3 dias, vigorosa. O que me surpreendeu foi a FG, que bateu 1.004.
Isso já aconteceu com vcs? É possível que uma levedura coma tanto assim. Antes dessa brassagem, fiz outra APA também com BRY, nas mesmas condições, e a FG ficou em 1.009. Ainda não abri o fermentador, mas estou considerando a possibilidade contaminação. Sensorialmente, contudo, não percebi alterações.
Estou curioso para saber a experiência de vcs com relação a isso.
Abraços.
Diego.
Fala Diego!

Você controla temperatura de fermentação? Sabe quanto foi mais ou menos nas 2 levas? Essa cepa tem média a alta atenuação, talvez se você teve diferença na temperatura de fermentação pode ter dado uma atividade mais alta na última leva. Eu nunca tive uma breja com contaminação, então não sei o quanto é perceptível, mas se você provou e está sem alterações perceptíveis, não acho que teve contaminação.

Abs
Renan
 
Fala Diego!

Você controla temperatura de fermentação? Sabe quanto foi mais ou menos nas 2 levas? Essa cepa tem média a alta atenuação, talvez se você teve diferença na temperatura de fermentação pode ter dado uma atividade mais alta na última leva. Eu nunca tive uma breja com contaminação, então não sei o quanto é perceptível, mas se você provou e está sem alterações perceptíveis, não acho que teve contaminação.

Abs
Renan
A primeira fermentação foi controlada em 16 C e a segunda em 17 C. É a primeira vez que passo por isso. Daí a dúvida.
Abç.
 
A primeira fermentação foi controlada em 16 C e a segunda em 17 C. É a primeira vez que passo por isso. Daí a dúvida.
Abç.
Entendi. A diferença entre elas é pequena. Mas é perfeitamente possível chegar nessa atenuação e até mais baixo. Eu já fiz uma Saison com 1.002 e uma Strong Golden Ale com 1.000. Essa com 1.000 tinha levedura selvagem, mas a de 1.002 foi levedura de Saison mesmo normal Mangrove, e atenuou muito. Ficou ótima a breja. Acredito que sua breja não tenha dado problema não. 👍🏻
 
Se vc utilizou cereal não maltado ou açúcar, a tendencia é secar mesmo pq são açucares muito fácil da levedura consumir.
Seu starter qual foi a OG, volume e quantidade de sachês que usou? 48hs :rolleyes: Cuidado, o ideial é terminou de atenuar já usa ela ou leva pra geladeira pra decantar, minha propagações dificilmente passam das 24hs mesmo em dias mais frios.
O seu sensor da mostura está medindo corretamente, vc comparou a medição com um outro sensor ou termômetro que vc sabe que está certo? Pois vc pode ter brassando a 64° mas estava mais baixo.
Oq pode ter ocorrido também é que vc adicionou um pitch de levedura elevado, oxigenou bem o mosto entre outros detalhes que ajudou as leveduras a comerem tudo.

Quando uso BRY-97 costumo fermentar em 19° ou 20°, não atenua mais que 78% e leva uns 4 a 5 dias.
 
Também tenho experiências de atenuação pra além do esperado com BRY-97. Minha última blonde teve 83%. Em outra que tá maturando agora, 80%. Ambas com mostura a 67ºC. Por vezes rola, mesmo.
 

Latest posts

Back
Top