arrasto de fermento para a garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

claudiomsmg

Well-Known Member
Joined
Dec 2, 2013
Messages
104
Reaction score
15
Olá, na minha última brassagem tive uma situação inédita. Ao envasar a breja, uma english pale ale, acabei movimentando um pouco mais o balde fermentador e arrastei um pouco do fermento para as garrafas. Não percebi maiores danos em termos de sabor na breja, mas a presença de fermento suspenso é notada na apresentação da breja mesmo após 2 semanas de condicionamento a 13graus (engarrafo e mando para a geladeira com temperatura controlada). Há algo que possa ser feito para melhorar a aparência?

Completo informando que a fermentação primária e secundário seguiram dentro do esperado em termos de faixas de temperatura e atenuação. O cold crash ajudou na boa sedimentação do fermento, no caso o S-04.
 
Em uma ale, se tu carbonata com priming, não deve mandar direto pra 13 graus. O ideal é manter na temperatura de fermentação (geralmente ambiente) por pelo menos 2 semanas (pode variar), assim estará ajudando o fermento. Em 13 graus fermento pra ale vai trabalhar muito pouco, vai demorar mais pra carbonatar. Depois que tu sentir que a carbonatação tá ok, daí baixa a temperatura.

Se tu quiser uma cerveja cristalina, use gelatina nas próximas.

Pra essa especificamente, se tu baixar a temperatura pra próximo de 0, vai ajudar a decantar sedimentar o fermento. É o mesmo princípio do cold crash, só que dentro da garrafa (e a pressão interna dela até vai te ajudar nisso)
 
Em uma ale, se tu carbonata com priming, não deve mandar direto pra 13 graus. O ideal é manter na temperatura de fermentação (geralmente ambiente) por pelo menos 2 semanas (pode variar), assim estará ajudando o fermento. Em 13 graus fermento pra ale vai trabalhar muito pouco, vai demorar mais pra carbonatar. Depois que tu sentir que a carbonatação tá ok, daí baixa a temperatura.

Se tu quiser uma cerveja cristalina, use gelatina nas próximas.

Pra essa especificamente, se tu baixar a temperatura pra próximo de 0, vai ajudar a decantar sedimentar o fermento. É o mesmo princípio do cold crash, só que dentro da garrafa (e a pressão interna dela até vai te ajudar nisso)

Valeu!!!

Abaixar a temperatura era o que eu cogitei em termos de medida paliativa.

Sobre a temperatura após o priming e envase, tenho usado para ales de 13 a 15 graus sem problemas para a carbonatação. Isso especialmente no verão aqui em BH que bate nos 30 graus fácil. Agora ficou a dúvida se há prejuízos para a breja.
 
Valeu!!!

Abaixar a temperatura era o que eu cogitei em termos de medida paliativa.

Sobre a temperatura após o priming e envase, tenho usado para ales de 13 a 15 graus sem problemas para a carbonatação. Isso especialmente no verão aqui em BH que bate nos 30 graus fácil. Agora ficou a dúvida se há prejuízos para a breja.

Prejuizo não, mas nesta faixa o fermento ale não trabalha muito. Vai demorar mais pra carbonatar, só isso.
Pensa o seguinte... está fazendo a REfermentação na garrafa, certo? o que seria REfermentar? fermentar novamente, e desta vez tu não vai deixar o CO2 sair (ou seja, sua cerveja vai ficar carbonatada). Se tu quer fermentar novamente uma ale, em qual temperatura tu vai fazer isso? O mais lógico é: na temperatura de fermentação da cerveja.
Nesta etapa, mesmo que fique um pouco acima, a 25ºC, 28ºC, não tem problema. Se manter em uma caixa fechada, em um armário ou qualquer coisa do gênero, dificilmente o líquido chegará a 30 ºC.
 
Back
Top