APA - Adaptação da Sierra Nevada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

schlupcav

Member
Joined
Oct 16, 2016
Messages
9
Reaction score
2
Olá a todos! Sou relativamente novo no fórum e esta é minha primeira postagem. Tenho acompanhado as diversas dicas e experiências de todos, e gostaria de uma ajuda com uma receita de APA que pretendo brassar. Peguei uma receita de Clone da tradicional Sierra Nevada Pale Ale e adaptei tirando o lúpulo Magnum e trocando por Amarillo. Uso BIAB pois meu microapartamento não permite mais nenhum método e aguardo os comentários: segue->

Método BIAB
Panela de 22 Litros (Eficiência 65%)
Água Necessária 17.59 Litros
Volume final esperado: 11 Litros

Ingredientes:
3.00 Kg Pale Malt (2 Row) US (3.9 EBC) Grão 93.8 %
0.20 kg Caramel/Crystal Malt - 80L (157.6 EBC) Grão 6.2 %
10.00 g Amarillo [9.20 %] - First Wort 60.0 min
10.00 g Challenger [7.50 %] - Fervura 30.0 min
20.00 g Cascade [5.50 %] - Fervura 10.0 min
20.00 g Cascade [5.50 %] - Fervura 0.0 min
1.0 pkg US -05 (Fermento)
20.00 g Cascade [5.50 %] - Dry Hop 5.0 Dias

Brassagem:
60 min - 68 graus
10 min - 76 graus (Mash Out)
Fervura de 60 min

OG Inicial - 1.052 - OG Final - 1.015 (4.9 %ABV)

Fermentação:
Primária - 07 dias a 18 graus
Secundária - Subindo 1 grau por dia até 24 graus (Dry Hopping)
Maturar por 15 dias a 4 graus

Envase:
Primming com 6g/l - açúcar

Aguardo os comentários e sugestões. Grande abraço e boas brassagens!:mug:
 
Só acho que a temperatura de influsão da mostura poderia ser 65C, pq a doçura residual mosto pode 'atrapalhar' o brilho da cerveja...Além disso, deixaria o amarillo mais pro final...
 
Estou adaptando a mesma receita, porém na receita que encontrei da sierra eles usam o magnun e perle para amargor, não encontrei esses lúpulos e gostaria de saber qual o mais indicado para amargor nessa receita. Tenho as seguintes opções: Chinook e columbus.
 
Só acho que a temperatura de influsão da mostura poderia ser 65C, pq a doçura residual mosto pode 'atrapalhar' o brilho da cerveja...Além disso, deixaria o amarillo mais pro final...

Os açucares não fermentáveis não deixarão dulçor residual, vão aumentar o corpo sim, mas sem o dulçor. A Sierra Pale Ale tem um corpo mais robusto, então não vejo problemas em mosturar a 67-68 graus.

Concordo com você em deixar o Amarillo mais para o final, mas eu tiraria ele totalmente da receita.

Usaria um lúpulo de amargor aos 60 minutos (Magnum por exemplo) e depois faria adições somente de Cascade a partir dos 30 minutos (o perfil da Sierra é puro Cascade). Talvez 30, 15 e 5, aí vai da sua preferência.
 
Estou adaptando a mesma receita, porém na receita que encontrei da sierra eles usam o magnun e perle para amargor, não encontrei esses lúpulos e gostaria de saber qual o mais indicado para amargor nessa receita. Tenho as seguintes opções: Chinook e columbus.

Vai de Columbus com certeza, tem um amargor muito mais "limpo" que o Chinook. (minha opinião)
 
Realmente o Amarillo é um desperdício no amargor, use algo mais barato que dê um amargor agradável (alto AA e baixo cohumulone) guarde o Amarillo para outra cerveja.
 
Realmente o Amarillo é um desperdício no amargor, use algo mais barato que dê um amargor agradável (alto AA e baixo cohumulone) guarde o Amarillo para outra cerveja.

Não curto o Amarillo, acho que puxa mt pra maracujá...prefiro mesmo o Cascade e o Citra....
 
Não curto o Amarillo, acho que puxa mt pra maracujá...prefiro mesmo o Cascade e o Citra....

Olha como essa parte sensorial é pessoal. Eu ja percebo mais maracuja no Citra.
Tambem estou fazendo esta receita, mesmo grist. Postarei amanha dados do mosto pronto.

Sucesso!
 
Realmente o Amarillo é um desperdício no amargor, use algo mais barato que dê um amargor agradável (alto AA e baixo cohumulone) guarde o Amarillo para outra cerveja.

Mas ele vai fazer um FWH, talvez fique bem bacana usar ele pra amargor
 
Olha como essa parte sensorial é pessoal. Eu ja percebo mais maracuja no Citra.
Tambem estou fazendo esta receita, mesmo grist. Postarei amanha dados do mosto pronto.

Sucesso!

Pra mim o Citra remete muito mais a Manga...
 
Vai de Columbus com certeza, tem um amargor muito mais "limpo" que o Chinook. (minha opinião)

Vou de Columbus mesmo pra amargor e o Cascade pra sabor e aroma. Vou usar essa receita ai abaixo.

Volume final esperado: 50 Litros

Ingredientes:
12.00 Kg Pale Malt
1.00 kg Caramel/Crystal Malt - 60L
40.00 g Columbus 60.0 min
70.00 g Cascade 15.0 min
50.00 g Cascade 0.0 min
130.00 g Cascade - Dry Hop 5.0 Dias

4.0 pct US -05 (Fermento)
 
A BYO fez uma matéria de capa sobre a Sierra Nevada e tinha a receita clone deles. Segue abaixo (Texto extraído da BYO):

Sierra Nevada Pale Ale clone
(5 gallons/19 L, all-grain)
OG = 1.052 FG = 1.011
IBU = 37 SRM = 10 ABV = 5.3%

The Sierra Nevada website has tons of information about their flagship brew, including the new information that they now use Magnum hops. Use only fresh hops that have been stored correctly (frozen, preferably in an airtight container) for the best hop flavor and aroma.

Ingredients
9 lbs. 15 oz. (4.5 kg) 2-row pale malt
1.0 lb. (0.45 kg) crystal malt (40 °L)
2.5 AAU Magnum hops (60 mins) (0.18 oz./5.1 g of 12% alpha acids)
4.8 AAU Perle hops (60 mins) (0.7 oz./19 g of 7% alpha acids)
5 AAU Cascade hops (15 mins) (1.0 oz./28 g of 5% alpha acids)
0.75 oz. (21 g) Cascade hops (0 mins)
0.75 oz. (21 g) whole Cascade hops (dry hop)
1 tsp Irish moss
Wyeast 1056 (American Ale) or White Labs WLP001 (California Ale) yeast (1.5 qt./1.5 L yeast starter)
7/8 cup corn sugar (for priming)

Step by Step
Heat 3.42 gallons (13 L) of water to 161 °F (72 °C), stir in crushed grains and mash at 150 °F (66 °C). Mash for 60 minutes then stir in boiled water to raise grain bed temperature to 168 °F (76 °C). Hold for 5 minutes. Recirculate until wort is clear (about 20 minutes), then begin running wort off to kettle. Sparge with 170 °F (77 °C) water. Boil wort for 90 minutes, adding hops at times indicated in recipe. Add Irish moss with 15 minutes left in boil. Cool wort and transfer to fermenter. Aerate wort and pitch yeast. Ferment at 68 °F (20 °C). Rack to secondary when fermentation is complete and add dry hops. Bottle when beer falls clear.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Respondendo a todos sobre a execução da receita!
Acabei tendo que fazer uma adaptação nos lúpulos originais da Sierra Nevada por 2 motivos: não tinha todos eles dispon[iveis na minha loja próxima (Perle e Magnum) e pq queria utilizar o Amarillo por ter tomado uma APA com este lúpulo e ter gostado do resultado.
Optei pelo Amarillo e pelo El Dorado nas seguintes qtd para uma receita de 14 litros:
10 g Amarillo FWH
10 g Amarillo - 10 min
10 g Amarillo - 5 min
10 g El Dorado - 5 min
10 g Amarillo - 0 min
No Dry Hopping - 30 g El Dorado e 10 g Amarillo

A cerveja está na fermentação secundária e ficou com um aroma muito bom e os lúpulos deram um amargor suave e cítrico. No final posto fotos dela! Abrs e boas brassagens e obrigado pelos comentários!
 
Back
Top