AJUSTE DA ÁGUA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alex_Hops

Member
Joined
Mar 5, 2021
Messages
20
Reaction score
3
Location
Brasil
Amigos, estou dando uma analisada pra fazer um ajuste nem que seja mais básico da água cervejeira.
Já tenho aqui a análise da água da minha cidade e utilizo o BeerSmith para a elaboração das receitas.
Posso seguir as recomendações do próprio software para essas correções?
é uma pergunta meio boba, mas fico meio receioso em utilizar os ácidos e sais e dar algum problema depois rsrs
 
Com certeza! Vai fundo!!!

Esse negócio de água parece um bicho de sete cabeças que todo mundo tem medo de começar. Depois que vc estuda um pouco e pega a manha, vê que na realidade é uma coisa super simples.

Minhas dicas:

1) O mais importante é ENTENDER o que vc está fazendo. Você coloca sal, pimenta e outros temperos na comida porque vc conhece aquele perfil e quer ele no resultado final. Então entenda a função de cada íon antes de se preocupar com suas quantidades.
Esse vídeo é irado para isso:

2) Comece do mais simples, brincando só com sulfato e cloreto. Esqueça o resto no início.
Para não dar merda, siga alguns limites básicos:
  • Cloreto entre 50-200ppm
  • Sulfato entre 50-500ppm
  • Não exceder a soma total > 500ppm
É impossível dar merda grande seguinte esses parâmetros simples.

3) O BeerSmith e o Brewfather têm ótimas calculadoras, e confio 100%.
Mas minha dica é baixar o Bru'n Water e ficar brincando com ele, para entender de fato a função de cada coisa.
Senão o software te diz o que você tem que colocar na água, e vc nem sabe o porque!
Ele tem uma tabela muito foda de perfil de água de acordo com a cor e o corpo que vc espera da cerveja.
https://www.brunwater.com/download
4) Esqueça o pH no início. Muito mais complexo de entender, e na minha experiência não faz taaaanta diferença assim.

Qualquer dúvida, grita aqui que a gente ajuda!
 
acredito que não tenha problema em seguir com as adições dos sais recomendada pelo software, eu só tomaria cuidado com a adição de ácido, seria melhor utilizar um phmetro para verificar com maior precisão o ph da água.
 
Oi pessoal,

Iniciei na correção da água a pouco tempo também, e como foi citado, é importante sabermos para que serve cada elemento e o que ele pode contribuir.

Eu utilizo o Beerfather, e configuro o estilo e brinco com os elementos para ver o que me interessa. É bem tranquilo e pode fazer sem medo.

Quanto ao pH, só verifica se o pH da sua água não é alto, e com o lançamento dos grãos o mosto não atingir o pH desejável e propocionar algumas alterações indesejáveis no processo.

Como eu uso água de bombona, o que pega mais é a correção dos sais e o pH não mexo.

Nesse mundo cervejeiro, não queremos errar, mas faz parte do aprendizado.

Abraço a todos
 
Back
Top