Ajuda na escolha da Água (ph e dureza)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andrecosta

Member
Joined
May 4, 2017
Messages
17
Reaction score
0
Fala galera,
estou para fazer minha primeira brassagem, e tenho 2 opções de água disponíveis aqui onde moro, tenho a análise delas (não tão completo assim), seguem os detalhes abaixo:

Água Poço Artesiano (135 profundidade):
ph: 7,14
Dureza total: 39,5
Alcalinidade Total: 61,5 mg/L CaCO3
Coliformes totais: 667
Coliformes totais em E.Coli < 10

Água nascente:
ph: 5,61
Dureza total: 21,0
Alcalinidade Total: 16,0 mg/L CaCO3
Coliformes totais: 393
Coliformes totais em E.Coli < 10

Conforme comentei no post abaixo, a coleta foi feita em uma semana anormalmente chuvosa, em tempos de seca acredito que obteria valores bem diferentes, principalmente nos coliformes.

Com base nesses fatores, qual água é mais interessante para utilizar nas minhas brassagens?

Li que para lavagens, o ideal seria o ph mais ácido, porém também li que dureza muito baixa pode produzir sabores ácidos na cerveja, aí fiquei na dúvida de qual escolher.

Valeu!
 
Cara, esses dois fatores não querem dizer muita coisa.., mas sem saber a alcalinidade e a presença de outras coisas é difícil opinar, principalmente algum contaminante
 
Cara, esses dois fatores não querem dizer muita coisa.., mas sem saber a alcalinidade e a presença de outras coisas é difícil opinar, principalmente algum contaminante

Obrigado pelo retorno Rodrigo, atualizei o post inicial com os valores de Alcalinidade total e coliformes, tem algum outro ponto importante mais? Só dizer que eu adiciono.

Ambos os testes foram feitos em dias anormalmente chuvosos, por isso a quantidade elevada de coliformes, mas em dias normais esses valores devem melhorar bastante.

Valeu!
 
Eu optaria pela água com menor alcalinidade, a não ser que esteja querendo brassar alguma breja escura e queira add malte torrado desde o inicio da mostura. Como é sua primeira brassagem, imagino que vai pelo básico do básico, certo?

Mais adiante, qnd se aprofundar nas brassagens, pode começar a dar uma estudada na água, no efeito dos ions e afins.
 
Eu optaria pela água com menor alcalinidade, a não ser que esteja querendo brassar alguma breja escura e queira add malte torrado desde o inicio da mostura. Como é sua primeira brassagem, imagino que vai pelo básico do básico, certo?

Mais adiante, qnd se aprofundar nas brassagens, pode começar a dar uma estudada na água, no efeito dos ions e afins.

Exato, vou começar com uma Apa Sierra Nevada Clone. =)
 
Fala Galera,
só para atualizar o post e aproveitar pra fazer outra pergunta.

Fiz 3 levas da Sierra Nevada Clone com a água de PH 5,61 e ficaram muito boas!! :mug:

Estou preparando para fazer algumas Weiss com o fermento WB-06, e vejo muitos relatos de acidez no gosto final da cerveja. Acham que para essa Weiss mais vale eu usar a água com PH 7,14 para ajudar com esse PH ou não vai dar diferença?

Valeu!
 
Não sei opinar sobre o pH da água e a weiss, única sugestão que eu vejo muito no forum é NÃO UTILIZAR O WB-06, pessoal diz que o Mangrove 20 é muito superior.

Eu parti para uma Wit e usei o t-58 ficou show!
 
Não sei opinar sobre o pH da água e a weiss, única sugestão que eu vejo muito no forum é NÃO UTILIZAR O WB-06, pessoal diz que o Mangrove 20 é muito superior.

Eu parti para uma Wit e usei o t-58 ficou show!

Valeu o retorno.
Pois é, na loja que eu comprei só tinha o wb-06, então vou tentar usar esse mesmo. Eu sou fã de sabor ácido, mas veremos.

Qualquer hora tento o t-58 também então, valeu!
 

Latest posts

Back
Top