Ajuda com ABV

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeonardoDagostim

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
89
Reaction score
7
Bom dia!
Fiz uma summer ale, mas na brassagem acabei me perdendo e adicionei água de mais na lavagem...resultado: OG 1042 e FG1 010, um ABV estimado de 4,19%. Pretendia no minimo 4,8. Sera que jogo um pouco de açúcar invertido para reiniciar a fermentação e aumentar o teor alcoólico?Fermentação terminou hj.
Abraços.
 
Bom dia!
Fiz uma summer ale, mas na brassagem acabei me perdendo e adicionei água de mais na lavagem...resultado: OG 1042 e FG1 010, um ABV estimado de 4,19%. Pretendia no minimo 4,8. Sera que jogo um pouco de açúcar invertido para reiniciar a fermentação e aumentar o teor alcoólico?Fermentação terminou hj.
Abraços.

Leonardo, na minha humilde opinião eu deixaria como está. É pouca diferença de ABV da estimada e isso ocorreu provavelmente pela sua OG. A fermentação teve atenuação de 76%. Eu provaria a cerveja com esta graduação mesmo, pois adicionar açúcar para gerar álcool pode alterar muito a qualidade da sua receita.
Vamos ver a opinião dos mais experientes

Abs
 
Leonardo, na minha humilde opinião eu deixaria como está. É pouca diferença de ABV da estimada e isso ocorreu provavelmente pela sua OG. A fermentação teve atenuação de 76%. Eu provaria a cerveja com esta graduação mesmo, pois adicionar açúcar para gerar álcool pode alterar muito a qualidade da sua receita.
Vamos ver a opinião dos mais experientes

Abs

Concordo plenamente.
Aprendizado e acerta na próxima.
Abs
 
Bom dia!
Fiz uma summer ale, mas na brassagem acabei me perdendo e adicionei água de mais na lavagem...resultado: OG 1042 e FG1 010, um ABV estimado de 4,19%. Pretendia no minimo 4,8. Sera que jogo um pouco de açúcar invertido para reiniciar a fermentação e aumentar o teor alcoólico?Fermentação terminou hj.
Abraços.

Eu também não mexeria.
Como o ABV ficou abaixo do esperado por excesso de lavagem, também a FG ficou um pouco abaixo. Assim, ABV e FG estão "harmônicos" entre si.
Acrescentando açúcar, vai aumentar somente o ABV, mas não a FG, o que pode gerar uma cerva alcoólica demais para o corpo dela.
Abraço!
 

Latest posts

Back
Top