Ajuda - Brassagem com duas panelas e resistências (melhorias)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe_Carlos

Active Member
Joined
May 13, 2015
Messages
40
Reaction score
3
Já realizei poucas brassagem mas gostaria de melhora-las. Favor me ajudarem.

Atualmente eu utilizo duas panelas de 45L e aquecimento por resistências de 3500W (potência da rede 110v = 32A = utilizo uma panela de cada vez, ja que o padrão de luz elétrica da rede não suporta muita coisa).
Porém, não segui os post do Guenther sobre resistências, e acabei colocando a resistência na panela de fervura muito alta, quase que no meio da panela.
Na panela de mostura, a resistência ficou mais baixa, então sem problemas

Minha ideia agora é:
- adicionar uma bomba de recirculação, que também será utilizada para levar o mosto para panela de fervura
- instalar um fundo falso no topo da panela, sendo que, no processo de recirculação, será utilizado para manter a cama de grão
- montar um misturador automático do mosto com motor de para-brisa
- colocar o chiller fixo na panela de fervura

Favor me auxiliarem se vale a pena fazer essas alterações, ou quais outras eu devo fazer. Principalmente vale a pena deixar o chiller fixo por conta do whirlpool.
 
Cara, em relação à altura da resistência, no meio da panela não é o ideal mas a convecção vai ocorrer, de forma que a fervura será obtida. Acho que não vale a pena mudar isso.

Esquece esse negócio de motor para misturar os grãos. Instale o fundo falso para a brassagem e deu. Ou usa um, ou outro.

A bomba de recirculação é um bom avanço, mas tenha em mente que se for circular mosto quente, ela deve ter acabamento sanitário. Não se contente com menos que uma March ou Chugger.

Nunca vi chiller preso em panela, sempre embaixo dela preso no brewstand. Não sei se tem alguma implicação pro desempenho do equipamento.
 
- bomba sempre é útil;
- como disse o amigo acima, se for recircular, coloca só um fundo falso na panela dos grãos e boa, sem necessidade de motor pra mexer;
- utilizo uma resistência que pega mais ou menos na metade da panela de fervura e não tenho problemas;
- sobre chiller fixo na panela de fervura, acho que ninguém usa pela dificuldade em sanitizar depois, etc.
 
- bomba sempre é útil;
- como disse o amigo acima, se for recircular, coloca só um fundo falso na panela dos grãos e boa, sem necessidade de motor pra mexer;
- utilizo uma resistência que pega mais ou menos na metade da panela de fervura e não tenho problemas;
- sobre chiller fixo na panela de fervura, acho que ninguém usa pela dificuldade em sanitizar depois, etc.

Seria para recirculação continua no processo de mostura? Qual a vantagem do fundo falso, já que uso bazzoka?

Referente a resistencia, eu vou baixa-la. Tive problema ao fazer uma receita de poucos litros.
 
Felipe, se vc usa bazooka esquece o fundo falso e o motor para mistura dos grãos. Você já pensou em como vai fazer a movimentação dos grãos contra o fundo com um motor e sem pegar na bazzoka? Não vejo eficiência.

Se quiser usar motor com pás, faça a mosturação em uma panela e utilize outra para a filtragem e sparge (com bazooka ou fundo falso). Assim o movimento dos grãos fica sem obstáculos.

Caso queira fazer recirculação contínua ao longo da mosturação, esqueça o motor e esqueça a bazooka, não dá pra fazer com ela. Faça um fundo falso.

Caso queira ficar com a bazooka, esqueça todo o resto.
 
Felipe, se vc usa bazooka esquece o fundo falso e o motor para mistura dos grãos. Você já pensou em como vai fazer a movimentação dos grãos contra o fundo com um motor e sem pegar na bazzoka? Não vejo eficiência.

Se quiser usar motor com pás, faça a mosturação em uma panela e utilize outra para a filtragem e sparge (com bazooka ou fundo falso). Assim o movimento dos grãos fica sem obstáculos.

Caso queira fazer recirculação contínua ao longo da mosturação, esqueça o motor e esqueça a bazooka, não dá pra fazer com ela. Faça um fundo falso.

Caso queira ficar com a bazooka, esqueça todo o resto.

A melhor opção, em termos de facilidade e eficiência, é utilizando o fundo falso com recirculação continua?
 
A melhor opção, em termos de facilidade e eficiência, é utilizando o fundo falso com recirculação continua?

Não sei, me diz você :)

Eu uso bazooka a vida toda e não tenho problemas com eficiência, mas tenho que mexer os grãos com a pá todo o período em que o fogo está ligado. Cada um tem um sistema, cada tem seu melhor.
 
Não precisa fazer recirculação contínua. A opção mais eficiente em termos de extração é fundo falso, porque capta o mosto em todos os pontos da panela e não cria canais preferenciais.

Sobre o resto... não se preocupe tanto em não perturbar a cama de grãos. Se vc tá usando uma panela que é pro tamanho da sua leva, ou seja não tem uma dimensão absurdamente maior, vc tem uma cama de grãos razoavelmente alta, de forma que largar uma mangueira em cima, ou próximo aos grãos e usar um fluxo lento de entrada (assim como na saída), não vai perturbar a cama de grãos.

Bomba é legal, ajuda em tudo, nas transferências, no whirpool, no resfriamento (se usar chiller de imersão)... não precisa ter acabamento sanitário, apenas grau alimentício, ou seja chugger/march, ou chinesas ou de inox. De máquina de lavar não serve.

Não é boa ideia fixar o chiller de imersão na panela, irá dificultar a limpeza dele... O misturador de grãos na mosturação também não é preciso. Aliás mais vale nem mexer neles. Com bazooka, o momento de mexer é quando o fogo tiver ligado para aquecimento, pra não queimar no fundo da panela...

Abraço
 
Já realizei poucas brassagem mas gostaria de melhora-las. Favor me ajudarem.

Atualmente eu utilizo duas panelas de 45L e aquecimento por resistências de 3500W (potência da rede 110v = 32A = utilizo uma panela de cada vez, ja que o padrão de luz elétrica da rede não suporta muita coisa).

Felipe,

Você faz 30 litros?
A resistência de 3.500W é adequada? Quanto tempo demora pra abrir fervura?
Onde você comprou a resistência?
 
Felipe,

Você faz 30 litros?
A resistência de 3.500W é adequada? Quanto tempo demora pra abrir fervura?
Onde você comprou a resistência?

Faço 30 litros, e a resistência de 3500W é o máximo que eu posso usar (pelo pouco que entendo, por conta da amperagem e padrão de 110v), mas ela dá conta sim. Demora por volta de uns 15 a 20 minutos para iniciar a fervura.

Te aconselho a usar uma resistência no formato de "W".

Segue o endereço e telefone de onde eu comprei.

Elas são fabricadas por encomenda, demora até 15 dias úteis para ficar pronta. Eu paguei R$ 90,00 (127v, 3.500w, 30cm de diâmetro).

Rua Dos Tamoios, 491 an 1, sl 2, Centro
Belo Horizonte (31) 3212-6109
 
Valeu Felipe!

Faço 30 litros, e a resistência de 3500W é o máximo que eu posso usar (pelo pouco que entendo, por conta da amperagem e padrão de 110v), mas ela dá conta sim. Demora por volta de uns 15 a 20 minutos para iniciar a fervura.

Te aconselho a usar uma resistência no formato de "W".

Segue o endereço e telefone de onde eu comprei.

Elas são fabricadas por encomenda, demora até 15 dias úteis para ficar pronta. Eu paguei R$ 90,00 (127v, 3.500w, 30cm de diâmetro).

Rua Dos Tamoios, 491 an 1, sl 2, Centro
Belo Horizonte (31) 3212-6109
 
Back
Top