Aborsoção de agua pelos grãos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Inspirion

Well-Known Member
Joined
Jan 3, 2014
Messages
78
Reaction score
2
Caros,

Estou com um equipamento Single Vessel e alguns numeros me surpreendem, como por exemplo a absorção de agua pelo bagaço.

Fiz as medidas antes e depois de tirar o cesto de grãos (6,15 kg), portanto é uma medida fidedigna. Inicialmente comecei com 37,5 litros de agua total, após todo processo de mosturação, levantei o cesto e deixei escorrer, como em todo processo como esse, ao acabar tinha praticamente 35 litros de mosto.

Resumindo houve um "perda" por absorção de 2,5 litros (deveria ser ~6l). No BeerSmith essa perda era 1 litro para cada 1 kg de malte. Fiz um breve pesquisa e vi que a relação era essa mesmo 1l/1k. Mesmo considerando evaporação e todas as outras perdas possíveis, ainda sim é muito longe do que obtive.

Seria essa mesmo a relação !? :drunk:
 
Eu já usei bazooka e fundo falso.
E sempre tive mais ou menos essa relação de 1l/kg. Se vc deixar bastante tempo escorrendo, ou espremer o bagaço sem dúvida vc vai diminuir essa relação.

André Wenderosck
 
Então o problema que esse relação em uma panela com fundo falso, conforme descrevi, não é a realidade, pelo menos pra mim. Realmente é bem menos que isso. Acho realmente muito... Considerando algumas contas de papel de padaria, será que o espaço que o mosto ocupa compactado, ainda se sobra 50% para água... veja 6kg de malte ficar com 6 litros de água... é muita coisa. :D
 
eu sempre uso a relação de de absorção de 0,6 L de água para cada KG de grão, e sempre tenho obtido sucesso com boa precisão nas medidas finais...
 
No BeerSmith essa perda era 1 litro para cada 1 kg de malte.

Vai lá na aba de perfil de mosturação do Beersmith e selecione algum perfil que seja BIAB. Vc verá que diminui bastante a estimativa de água absorvida pelos grãos.

Minha hipótese: seja BIAB ou Single Vessel, o fato de haver a possibilidade de deixar os grãos escorrendo, diminuiu um pouco essa relação de perda.
 
Já realizei os ajustes no BS, coloquei manualmente para algo entre 0,4L (ainda cabe ajuste) por KG e tem funcionado bem. :D

Minha intenção, realmente era checar se estava aplicando algo muito diferente do que acreditava ser válido.
 
O meu dá 1 para 1 kg porém uma vez eu peguei uma bacia e deixei escorrendo e peguei uma tela e comprimi os grãos, ai baixei esta absorção para 600 ml / kg se seu fundo for tela em inox e deixar escorrendo um tempo pode dar mesmo menos, o meu é uma panela de alumínio furada com furos 2mm. Ai demoraria muito para escorrer tudo por gravidade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top