Abertura do balde no meio da fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

allan1488

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2015
Messages
66
Reaction score
10
Bom dia ,

Fiz uma leva no domingo passado (20/03) e fiz 40 litros de uma weiss com 50% trigo 50% pilsen e 0,5kg de pale ale

a OG ficou em 1050 (dentro do esperado)

coloquei pra fermentar em 2 baldes de 20 litros com apenas 1 sache de fermento munich classic em cada um.

percebendo que era muito pouco fermento, ontem (22/03) abri os baldes e inoculei mais um sachê. Fechei novamente e mantive na temperatura de fermentação (19º/20º)

tem problema ter aberto o balde no meio da fermentação?
 
Problema algum, só cuidar da sanitização.

Em minhas pequenas produções uso galões de 6 litros, então para retirar amostras não há torneira, tem que abrir para colher o mosto.
 
Bom dia ,



Fiz uma leva no domingo passado (20/03) e fiz 40 litros de uma weiss com 50% trigo 50% pilsen e 0,5kg de pale ale



a OG ficou em 1050 (dentro do esperado)



coloquei pra fermentar em 2 baldes de 20 litros com apenas 1 sache de fermento munich classic em cada um.



percebendo que era muito pouco fermento, ontem (22/03) abri os baldes e inoculei mais um sachê. Fechei novamente e mantive na temperatura de fermentação (19º/20º)



tem problema ter aberto o balde no meio da fermentação?


Não vejo problemas. Quando vc faz dry hopping vc tem que abrir. O ideal é evitar ao máximo o tempo de contato com o oxigênio.
 
Valeu galera! só estava preocupado com contato com oxigênio se poderia ser prejudicial
Fiz o mais rápido possível e fechei. Então acho que ficará tudo certo

obrigado!
 
Valeu galera! só estava preocupado com contato com oxigênio se poderia ser prejudicial
Fiz o mais rápido possível e fechei. Então acho que ficará tudo certo

obrigado!

Na minha opnião, abrir e fechar a tampa para coletar amostras com um autosifão é mais "sanitário" que usar torneiras. Torneira é ruim de sanitizar, e qualquer coisinha que fica entre uma leva e outra, tu perde a cerveja.

Sobre o oxigênio, há uma camada de CO2 que protege o liquido do contado com o ar. Só não balançar o liquido agressivamente que não tem problema.
 
Back
Top