+ açúcar = carbonatação na garrafa + rápida???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Screenshot_20200905-114540_Instagram.jpg

Tenho muito orgulho dessa cerveja! É uma receita que fiz na época de homebrewer.
 
Last edited:
@marcelo_r_a E Demais, segue a resposta do açucar Orgânico da Guarani... perguntei pro açucar Native tb que é uma fortuna huahauha mas tmabém não leva o sulfurosos.

O Pessoal do Guarani foi bem atencioso via zap ;)

1599566357959.png


Assim podem tacale ficha rsss, vou começar a usar vita C na brassagem e no envase pra ver, to certo que é oxidação o que persigo...

E o Pessoal da Native mandou bem por email, segue transcrição:

"Agradecemos o seu contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor Native.

Açúcar Orgânico Cristal Native é resultado de um sistema agroindustrial que alia moderna tecnologia com práticas naturais de cultivo, ou seja, processo em que a cana é cultivada por meio de um manejo orgânico, submetida a controle biológico de pragas e colhida verde, ou seja, sem queimada, o que, além de manter intactas suas qualidades, preserva o solo e o meio ambiente. Cada grão do Açúcar Orgânico Cristal Native é a mais pura e saudável essência do mel da cana-de-açúcar, de onde vem seu gostinho frutado.


O Açúcar Orgânico Claro Native possui granulação uniforme e coloração clara devido ao seu processo de fabricação em que a clarificação do caldo da cana é realizada por tratamentos físico-químicos, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem, obtendo-se assim o açúcar orgânico claro.

No açúcar convencional é utilizado tratamento químico do caldo, sendo adicionado ácido fosfórico e sulfito (enxofre) para clarear, enquanto que no açúcar orgânico nenhum tratamento químico é utilizado, essa etapa de clareamento é realizada fisicamente durante todo o processo, sendo finalizada pela lavagem do açúcar nas centrífugas com vapor de água.

Conheça o fluxograma de produção do Açúcar Orgânico Native, acesse http://www.nativealimentos.com.br/pt-br/fluxograma/
"
 
Last edited:
Boa tarde, pessoal!

Encaminho a resposta da Cargil sobre o açúcar União Demerara Naturale (é o demerara que encontro com mais facilidade na minha cidade):

"O açúcar Demerara Naturale não contém dióxido de enxofre e ele não passa pelo processo de refino e branqueamento.

A matéria prima para produção do Açúcar Demerara é o caldo da cana de açúcar proveniente das moendas, o qual é submetido às etapas de aquecimento e decantação, sendo, em seguida, concentrado até o aparecimento dos cristais de açúcar."

Mais uma opção para priming mais limpo :)
 
Boa tarde, pessoal!

Encaminho a resposta da Cargil sobre o açúcar União Demerara Naturale (é o demerara que encontro com mais facilidade na minha cidade):

"O açúcar Demerara Naturale não contém dióxido de enxofre e ele não passa pelo processo de refino e branqueamento.

A matéria prima para produção do Açúcar Demerara é o caldo da cana de açúcar proveniente das moendas, o qual é submetido às etapas de aquecimento e decantação, sendo, em seguida, concentrado até o aparecimento dos cristais de açúcar."

Mais uma opção para priming mais limpo :)
Sensacional a discussão aqui. Espero um dia, pelo menos, poder contribuir um pouco tbém, rs.
No meu processo, costumo fazer brassagens por volta de 15 litros e, como tenho apenas 1 growler de inox de 5L, faço a carbonatação forçada nele (pra tomar um ou dois dias após o envase) e, no resto, faço priming. Noto diferença entre os dois processos, mas em algumas parece até que "arredonda" mais após o priming, dependendo do estilo, mas o que eu mais noto de diferença é a perda de aroma se for uma IPA, por exemplo.
Vi a questão do tipo do açúcar e cheguei no tópico justamente buscando informações se a quantidade de demerara é a mesma de açúcar refinado. Alguém poderia me dar uma força?
 
Sensacional a discussão aqui. Espero um dia, pelo menos, poder contribuir um pouco tbém, rs.
No meu processo, costumo fazer brassagens por volta de 15 litros e, como tenho apenas 1 growler de inox de 5L, faço a carbonatação forçada nele (pra tomar um ou dois dias após o envase) e, no resto, faço priming. Noto diferença entre os dois processos, mas em algumas parece até que "arredonda" mais após o priming, dependendo do estilo, mas o que eu mais noto de diferença é a perda de aroma se for uma IPA, por exemplo.
Vi a questão do tipo do açúcar e cheguei no tópico justamente buscando informações se a quantidade de demerara é a mesma de açúcar refinado. Alguém poderia me dar uma força?
Bom dia, @Thiago Gasperin. Cada tipo de açúcar vai gerar uma quantidade diferente de CO2. O demerara, por ser um açúcar menos "puro" que o branco, ou cristal, vai gerar menos CO2... O que não quer dizer que seja uma diferença perceptível ao paladar. Vou mandar o link de uma reportagem da BYO que pode te ajudar.
Abs.

https://byo.com/resource/carbonation-priming-chart/
 
Bom dia, @Thiago Gasperin. Cada tipo de açúcar vai gerar uma quantidade diferente de CO2. O demerara, por ser um açúcar menos "puro" que o branco, ou cristal, vai gerar menos CO2... O que não quer dizer que seja uma diferença perceptível ao paladar. Vou mandar o link de uma reportagem da BYO que pode te ajudar.
Abs.

https://byo.com/resource/carbonation-priming-chart/
Boa, valeu, Marcelo! Eu imaginava que seria o contrário, por isso é sempre bom perguntar. Vou envasar uma Strong Golden Ale e acho que ela não vai ficar ruim com o residual do demerara. A minha maior preocupação é com a quantidade e, como vc disse, a variação tende a ser bem pequena. Então vou dividir o lote com metade usando o demerara e metade o comum. Daqui a algumas semanas coloco o resultado... :)
 
Só dando um update, fiz o teste com açúcar branco e o demerara, ambos utilizando 6g/l na garrafa e não notei diferença entre eles. Pode ser por causa da cerveja em si, pois ela ficou bem esterificada e bem alcóolica (9%). Talvez por isso tenha ficado mais difícil notar diferenças ou tbém pelo meu paladar não treinado, rs. Mas fiz várias garrafas e vou poder testar conforme o tempo passar. Mas, pelo menos tive a resposta de uma coisa q eu não havia achado no fórum, que é a qtde de açúcar para o priming utilizando o demerara, que é a mesma do açúcar comum.
 

Latest posts

Back
Top