Ação enzimática em Brew in a BAG (BIAB) / Beersmith . Dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DBOSSAN

Well-Known Member
Joined
Jun 5, 2016
Messages
156
Reaction score
34
Ola, tenho pouco tempo de fórum e muita dúvidas e por isto pergunto sempre.

A que me surge hoje vem da utilização e configuração do BIAB quanto a proporção água/malte

Supondo que ao fazer BIAB em uma panela de 40 litros eu venha a adicionar

*35 litros de água + 5 de malte.

A proporção de água/malte fica em 7l/1kl quando o recomendado para a boa ação enzimática é de 2,5 a 3.

Qual as implicações disto? Onde acho isto em uma literatura?

Seria mais coerente eu fazer a sacarificação com uma quantidade entre 15~=20 litros de água para 5kl de malte e lavar o malte com o restante de água? Mas aí deixaria de ser BIAB e a configuração no Beersmith seria outra né?

Como eu posso resolver isto e melhorar ação enzimática?

Alguém pode me ensinar e me dar exemplo?

Desde já obrigado.:confused:
 
Last edited:
Alguém?
Quando começa a elevar a quantidade de água por Kg, não ocorre perda de eficiência por causar uma grande diluição das enzimas no mosto?

Alguém sabe onde posso saber se existe uma diferença muito grande na eficiência?
 
eu uso biab pelo simples motivo de não ter como colocar mais de 1 panela "grande" no meu apartamento, a não ser que eu tire a minha esposa!
No BIAB eu uso a relação de 4 L por KG, faço todo o processo de Mosturação e no final, eu tiro o saco, coloco ele num balde fermentador e faço por ali a lavagem dos grãos.

Nessa forma, eu estou conseguindo na casa de 70% até 75% de eficiência! :D
 
Eu uso 6l por kg e tenho uma eficiência de aprox.65%.


Além da questão da eficiência, sabe informar se existe devido a esta proporção, algo que prejudique no aroma / sabor ou retenção de espuma da cerveja? Ou seja, uma proporção maior de água poderia fazer a cerveja ficar com menos qualidade ante uma que foi mosturada na proporção correta, 2,5-4 L/Kg e depois sofreu a lavagem???

No final das contas o que estou querendo saber é se o BIAB tradicional (aquele onde não tem lavagem), perde em algo mais, para além da clarificação, ante a técnicas de outros tipos?


Obrigado .

Abraços.
 
Além da questão da eficiência, sabe informar se existe devido a esta proporção, algo que prejudique no aroma / sabor ou retenção de espuma da cerveja? Ou seja, uma proporção maior de água poderia fazer a cerveja ficar com menos qualidade ante uma que foi mosturada na proporção correta, 2,5-4 L/Kg e depois sofreu a lavagem???

No final das contas o que estou querendo saber é se o BIAB tradicional (aquele onde não tem lavagem), perde em algo mais, para além da clarificação, ante a técnicas de outros tipos?


Obrigado .

Abraços.

uma boa leitura.

http://cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem-sem-lavagem-eficiencia-versus-qualidade/

Eu não vejo perda de qualidade ou outras características além da eficiência.

Eu só vejo ganhos no BIAB, exceto pelo tamanho da panela e pela menor eficiência, mas dai é "só colocar mais um quilo de pilsen que é baratinho".

Só este link que me abriu a cabeça e me colocou na linha do mais simples e do menor trabalho. Hoje dificilmente faço rampas de temperaturas, dificilmente também faço mash-out, nem sempre recirculo, só não fervo na mesma panela por preguiça de levantar o saco de grãos. Em média uma leva de 20~30l do colocar a água na panela até ter tudas lavadas tima 5h no total.
 
Além da questão da eficiência, sabe informar se existe devido a esta proporção, algo que prejudique no aroma / sabor ou retenção de espuma da cerveja? Ou seja, uma proporção maior de água poderia fazer a cerveja ficar com menos qualidade ante uma que foi mosturada na proporção correta, 2,5-4 L/Kg e depois sofreu a lavagem???

No final das contas o que estou querendo saber é se o BIAB tradicional (aquele onde não tem lavagem), perde em algo mais, para além da clarificação, ante a técnicas de outros tipos?


Obrigado .

Abraços.

Olha eu fazia um BIAB mais simples, não precisa necessariamente colocar toda água na mosturação, eu sempre fiz a mosturação normal como qualquer outro equipamento, ex: 3 a 4 litros de água por kg de grãos, retirava o saco de grãos e se necessário, adicionava mais água para diluir direto na panela para atingir o volume pré fervura, e já partia pra ferver, sem lavar os grãos.

Nunca notei nenhum diferença no produto final, quanto a eficiência, somente colocava mais grãos.
 
uma boa leitura.

http://cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem-sem-lavagem-eficiencia-versus-qualidade/

Eu não vejo perda de qualidade ou outras características além da eficiência.

Eu só vejo ganhos no BIAB, exceto pelo tamanho da panela e pela menor eficiência, mas dai é "só colocar mais um quilo de pilsen que é baratinho".

Só este link que me abriu a cabeça e me colocou na linha do mais simples e do menor trabalho. Hoje dificilmente faço rampas de temperaturas, dificilmente também faço mash-out, nem sempre recirculo, só não fervo na mesma panela por preguiça de levantar o saco de grãos. Em média uma leva de 20~30l do colocar a água na panela até ter tudas lavadas tima 5h no total.

Amigo obrigado. Ajudou bastante.

Tenho conhecidos que dizem que essa relação acima de 5L/Kg não prejudica em nada e eles não enxergam defeitos em suas cervejas; mas aí pode ser paixão ou percepções diferenciadas. Tem horas que cada um quer "puxar a sardinha" para o seu lado. Eu não achei nada que falasse contra esta relação na literatura, apenas as que afirmavam o correto seria 2,5 a 3 L/Kg. É bem verdade que o que li foi bem pouco e por isso recorri a este espaço. Se tiver novas referencias eu peço que me envie. Esta aí que citou já me ajudou bastante.

Obrigado
,

Abraços:mug:
 
@DBOSSAN, se encontrar ou me lembrar aviso.

Acredito que tenha lido em algum lugar que a relação de 6l/kg era adequada e que as menores que 2,5kg/l seriam prejudiciais (por conta da concentração).

Penso eu que o número mágico de 3l/kg seja muito mais por conta de tamanho de panela do que por conta de melhor eficiência enzimática. Com este número normalmente uma panela cheia de malte e água produto por volta da metade de sua capacidade total, e com a lavagem ou outro tanto restante.

O problema de BIAB e/ou no sparge é que precisa-se de uma panela com o dobro de volume para trabalhar com o montante total de água. Para 20l de mosto mais de 30 l de água (entre perda por absorção dos grãos, evaporação e ketle loss no caso de transferência). Ou seja para fazer 20l tem que ter uma panela de no mínimo 40l para ficar manuseável. Eu uso uma panela de 60l para minhas levas de 20l por exemplo.
 
Ola, tenho pouco tempo de fórum e muita dúvidas e por isto pergunto sempre.

A que me surge hoje vem da utilização e configuração do BIAB quanto a proporção água/malte

Supondo que ao fazer BIAB em uma panela de 40 litros eu venha a adicionar

*35 litros de água + 5 de malte.

A proporção de água/malte fica em 7l/1kl quando o recomendado para a boa ação enzimática é de 2,5 a 3.

Qual as implicações disto? Onde acho isto em uma literatura?

Seria mais coerente eu fazer a sacarificação com uma quantidade entre 15~=20 litros de água para 5kl de malte e lavar o malte com o restante de água? Mas aí deixaria de ser BIAB e a configuração no Beersmith seria outra né?

Como eu posso resolver isto e melhorar ação enzimática?

Alguém pode me ensinar e me dar exemplo?

Desde já obrigado.:confused:
Infelizmente, essa é mais um dos tantos mitos que de disseminaram no Brasil, como se pra fazer BIAB tivesse que usar mais água.

BIAB não tem absolutamente nada a ver com usar mais água, ou toda a água de uma vez só.

Usar toda a água e não adicionar nada depois se chama "No Sparge". Se vc vai fazer "BIAB" com "No Sparge".... bom, aí é opção pessoal. Assim como num equipamento normal vc também pode ou não fazer No Sparge.

BIAB normal vc não precisa fazer nada diferente........... nada. É uma mosturação normal, mesma moagem, mesma quantidade de água, tudo, a única diferença é que no final vai recolher o saco com o malte, esperar drenar o mosto dele, e depois completar com água até atingir o volume pré-fervura projetado.

Ponto final. :D

O que já vi de gente proliferando a opinião de que "sempre ouvi falar que BIAB tinha que usar a água toda", e aí eu pergunto "mas por quê?".... e a resposta é sempre a mesma "não sei, ouvi que era assim, e pronto".

Cara...... hehehehe.... me dá nos nervos. :fro:

Abração,
 
Last edited:
Infelizmente, essa é mais um dos tantos mitos que de disseminaram no Brasil, como se pra fazer BIAB tivesse que usar mais água.

BIAB não tem absolutamente nada a ver com usar mais água, ou toda a água de uma vez só.

Usar toda a água e não adicionar nada depois se chama "No Sparge". Se vc vai fazer "BIAB" com "No Sparge".... bom, aí é opção pessoal. Assim como num equipamento normal vc também pode ou não fazer No Sparge.

BIAB normal vc não precisa fazer nada diferente........... nada. É uma mosturação normal, mesma moagem, mesma quantidade de água, tudo, a única diferença é que no final vai recolher o saco com o malte, esperar drenar o mosto dele, e depois completar com água até atingir o volume pré-fervura projetado.

Ponto final. :D

O que já vi de gente proliferando a opinião de que "sempre ouvi falar que BIAB tinha que usar a água toda", e aí eu pergunto "mas por quê?".... e a resposta é sempre a mesma "não sei, ouvi que era assim, e pronto".

Cara...... hehehehe.... me dá nos nervos. :fro:

Abração,


Sempre achei que em BIAB não existisse lavagem de grãos, acho que me enganei.
 
Sempre achei que em BIAB não existisse lavagem de grãos, acho que me enganei.
Mas não tem.

Você mostura normalmente, tira os grãos (sem lavar), e depois adiciona água ao mosto que sobrou pra completar o volume que precisa pré-fervura. Botar toda a água desde o começo e fazer um No Sparge é uma opção pessoal, não é necessário.
 
Mas não tem.

Você mostura normalmente, tira os grãos (sem lavar), e depois adiciona água ao mosto que sobrou pra completar o volume que precisa pré-fervura. Botar toda a água desde o começo e fazer um No Sparge é uma opção pessoal, não é necessário.

Obrigado pelas suas orientações.

Serei obrigado a alterar minhas configurações no beersmith a partir de agora.

Continuarei com o No Sparge, só que agora adicionando água a tina de mostura no perfil BIAB do programa.


Abraços
 
@DBOSSAN, se encontrar ou me lembrar aviso.

Acredito que tenha lido em algum lugar que a relação de 6l/kg era adequada e que as menores que 2,5kg/l seriam prejudiciais (por conta da concentração).

Penso eu que o número mágico de 3l/kg seja muito mais por conta de tamanho de panela do que por conta de melhor eficiência enzimática. Com este número normalmente uma panela cheia de malte e água produto por volta da metade de sua capacidade total, e com a lavagem ou outro tanto restante.

O problema de BIAB e/ou no sparge é que precisa-se de uma panela com o dobro de volume para trabalhar com o montante total de água. Para 20l de mosto mais de 30 l de água (entre perda por absorção dos grãos, evaporação e ketle loss no caso de transferência). Ou seja para fazer 20l tem que ter uma panela de no mínimo 40l para ficar manuseável. Eu uso uma panela de 60l para minhas levas de 20l por exemplo.

Obrigado.

Vou reconfigurar meu perfil de mostura no beersmith. Sempre achei lavar os grãos no BIAB muito chato. Agora irei passar a adicionar água a 100ºC logo após a retirada do bag de maneira que irei perder menos tempo par subir a temperatura até a fervura.

Abraços
 
Back
Top