4a Brassagem - Irish Red Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anbes

Well-Known Member
Joined
Oct 9, 2015
Messages
190
Reaction score
27
Salve pessoal, 3a brassagem maturando já vamos para 4a. Pensando em deixar produção de 2xs/mês de 10L

Receita da IRA

2,5kg de malte Red-X
20g de Fuggles - 60min
10g de East kent golding- 15min
Fermento M07 england ale da Mangrove Jacks

ABV: 4,16
OG: 1,042
FG: 1.011
IBU: 26
EBC: 27

BIAB 10L (mash 19 segundo beersmith)

Posto dificuldades e resultados
 
Posso usar o CaraRED ao invés do Red-X? E quanto ao malte "base", posso usá-lo junto ou a coloração vai ser menos intensa?
 
Olha, é minha 4a brassagem. Experiência próximo a 0.
Pelo beersmith tem vaias receitas com carared. Eu li que ese Red X é sensacional e que dá uma cor muito legal se usado 100%
 
Brassagem concluída. Cor maravilhosa.


O que acertei mais:

Comecei mash com cerca de 12L

Lavei o grain bag com mais uns 3L

OG terminou em 1.044 - idem beersmith

Coloquei mais uns 2L de água, pois prefiro baixar um pouco os "parâmetros" deixando dentro do estilo e ter rendimentos maior* (entre 1.036 e 1.046)

Usei o próprio saco que lavei para retirar o bagaço e coloquei lúpulo nele! Ficou ótimo pq gde parte do trub joguei fora!


Onde acho que errei:

Qdo fui adicionar mais água ao final, para completar os 11L, joguei na panela - levantou trub!! * Burro!! Mas, eu tinha deixando o lúpulo no bag, então.... Reparei que uma parte desse trub foi ao fermentador! Porém, reparei que parte dele iria de qualquer forma, pois estava a cima da valcula!
Até cogitei a ideia de virar toda a panela dentro do fermentador, já que eu usei o lúpulo no bag - o que acham?
Testei a OG aki e manteve uns 1.043, então ótimo!


O que pretendo mudar:

Talvez fazer um esquema de recircular para usar o bag até a hora de transferir o mosto pro fermentador, assim aumento ainda mais o rendimentos!

Assim: terminou mostura, jogo tudo pro fermentado, recoloco o saco limpo e devolvo líquido em cima dele, fervo, baixo temperatura e transfiro com saco dentro!


Aos poucos vou pegando mão nos meus equipamentos e vou adicionando um pouco mais de matéria prima a fim de produzir o máximo de litros, chegando em 16, 18 garrafas, já que existe perda!
 
Anbes, também fiz uma Red 100% Red-X que está na fermentação secundária. E usei só um lúpulo, o Nugget. A cor realmente ficou impressionante. O volume final vai render só uns 8L mas valerá o teste. Eita brincadeira bem boa essa (y)
 
Até cogitei a ideia de virar toda a panela dentro do fermentador, já que eu usei o lúpulo no bag - o que acham?
Testei a OG aki e manteve uns 1.043, então ótimo!


O que pretendo mudar:

Talvez fazer um esquema de recircular para usar o bag até a hora de transferir o mosto pro fermentador, assim aumento ainda mais o rendimentos!

Assim: terminou mostura, jogo tudo pro fermentado, recoloco o saco limpo e devolvo líquido em cima dele, fervo, baixo temperatura e transfiro com saco dentro!

Cara, quanto trabalho desnecessário!!!!

Trub (lúpulo) e Hot/Cold Break (proteínas coaguladas ou dissolvidas no mosto) são coisas diferentes.

Eu não me incomodo mais com proteína e levo o máximo que posso de cerveja pro fermentador, deixando pouco menos de 1L pra trás.

Já o trub, resto de lúpulo, eu deixo prá trás porque não tive boas experiências levando ele pro fermentador.

Pale ale com um amargor esquisito, não foi maneiro.
 
Blz, usando lúpulo no bag então, pelo que vc falou, dá para eu "entornar" tudo para dentro

Bom, airlock já borbulhando
 
Pessoal, estamos chegando lá.
FG = 1.014, já está dentro do estilo

Sabor bem lupulado e aroma ok, cor linda, porém, muito sedimento!

Gelatina ou cold crash?
4be5045df4ee4924b84b6278ad654aa0.jpg
 
Feito. Coloquei cerca de 100ml com 1:2 pacote de gelatina em água previamente aquecida, recipiente sanitizado.

Mexi, já tava querendo "gelatinar" abri de leve a tampa e joguei lá dentro.

Consegui colocar em
Uma geladeira com
Baixa temperatura.
6a engarrafo
 
Pessoa, Engarrafei.
Cor esplendida!
Gelatina iniciou muito bem
Rendimento 14 garrafas
Muito bom - 87,6%

Experimento precocemente na 6a e aviso primeiras impressões

Valeu
 
Pessoa, Engarrafei.
Cor esplendida!
Gelatina iniciou muito bem
Rendimento 14 garrafas
Muito bom - 87,6%

Experimento precocemente na 6a e aviso primeiras impressões

Valeu

A coloração está belíssima! :rockin::rockin:
 
Quando abrir manda foto aqui pra mostrar a cor final, deve ter ficado muito bonita mesmo.
 
Confesso que fiquei preocupado pq está com "zero" de sedimento. Será carbonata? Rsrs
 
Tenho uma Red IPA fermentando, BIAB 5 litros e fiz 100% red X.
Depois posto a minha.
 
Completamente choca! Só tem 3 dias maturando, só quis testar cor e sabor.
Sabor bom, mas,.. Não deu tá testar de fato.

Nenhum crispy
 
3 dias carbonatando, né?
Mas ela tá com uma cor bem massa hein!
Espera mais uns 10 dias, se não você acaba tomado ela toda sem gás hehehe
 
Dando feed back:
Ficou boa, carbonatação não ficou da melhores, gosto suave, mas agradou
Sempre aprendendo
47beb9a95ecd283edd80e7ea0656617a.jpg
 
Cara, espera mais um pouco. Como vc usou gelatina a carbonatação pede mais paciência.
 
Mas esta boa! Já esta maturando há mais de 10
Dias
 
Era isso que ia comentar. As minhas ficam boas a partir do 15, 16 dia de envase, mas ela ficou lindona! :mug:
 
Ficou linda, parabéns!!!

Sexta vou envasar a minha red que fiz com o malte red X

Agora eu não podia deixar de passar a canelinha de pedreiro que vc cultivou...:fro: kkkkk

abs

1 dia após!!! Sensacional
dc86afaaa2c99cff248901b6573d1c1f.jpg
 
Agora ficou pronta. Claro que a foro é só para dar vontade do prime rib, kkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top