Ajuda para planejar minha primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Saaaaalve galera, tudo bem?

Sou novo aqui, e como o título mesmo ja diz, estou planejando em aproveitar a quarentena pra por em pratica uma vontade que tenho faz tempo: fazer minha própria breja.

Minha ideia é fazer algo "custo zero" em relação a equipamentos. Estou bem inspirado pelo canal Cerveja Facil, que mostra a produção de 5 litros em uma garrafa de água. Tenho termômetro alimentício digital, vou pegar um penelão emprestado, caso uma lojinha do lado de casa venda o tecido para grain bag vou fazer a minha própria, se não tiver penero tudo no fim mesmo, e mangueira de chuveiro para air lock e sifonação no envase. Comprar baldes, airlocks etc vai ficar pra próxima...

Vamos la, segue minhas principais dúvidas:

- QUAL RECEITA? Um dos videos do Cerveja Facil fala sobre a belgian blond ale, que usa apenas malte pilsen e aveia, lupulo herkules e levedura T-58 . O que acham? Alguém tem alguma sugestão melhor? Me agrada muito o tipo Red Ale ou alguma Strong Ale, mas pelo que entendi a belgian blond é um dos tipos mais "flexíveis" a erros, correto?

- QUANTO DE LEVEDURA? Vi pessoas fazendo 5L com 1 sache (como o video do cerveja facil que estou usando de referencia) como tambem ja vi pessoas fazendo 10L com 1 sache. Considerando que eu penso em fazer 5 litros, devo usar 1 sache inteiro ou posso usar apenas metade e guardar o resto para uma futura brassagem?

- QUAL LEVEDURA? Como ja disse, a receita da blond que estou pegando como referencia usa a T-58, mas não terei a possibilidade de usar geladeira com termostato durante minha fermentação. Medi a temperatura em alguns cantos da casa, e ela varia de 18C a 21C, posso só aproveitar o outono e inverno que está por vir pra controlar a temperatura? Outra possibilidade seria o cooler com garrafas congeladas para baixar a temperatura. Sei que cada fermento trabalha em uma faixa de temperatura diferente, mas também produzem aromas diferenciados, vou de T-58 mesmo? Alguma outra sugestão (estou levando em conta também o preço hein) ? Li sobre um tal de kveik, que trabalha com temperaturas superiores, mas pensando em nosso clima atual (moro em sp, décimo andar de um prédio) seria um bom negocio?

- SOBRE O CONTROLE DE TEMPERATURA = Ja falei a cima sobre a questão da temperatura de fermentação, mas não entendi muito sobre a maturação, resfriamento na geladeira, e temperaturas de carbonação na garrafa. Pensando que não terei termostato e pretendia usar o clima frio a meu favor, posso ter problemas em alguma outra fase da produção?

- CLARIFICAÇÃO = É só deixar a breja dps de fermentada uns 5 dias na geladeira pra decantar tudo ? Li sobre o uso de gelatina, mas pensando na produção de 5 litros, devo usar?

- CARBONAÇÃO NA GARRAFA= Penso em usar garrafas flip top de 500ml, e uma pet de refri tambem de 500ml pra ter uma noção da pressão interna. Alem disso tenho 1 growler de 1L tambem. 2g de açucar por 500ml ta de boa? Como faço? Deixo quantos dias em temperatura ambiente? Dps da temperatura ambiente, preciso por na geladeira para parar a carbonação?

- POSSO CUSTOMIZAR A RECEITA? Digo, seguir os tipos e quantidades de malte e lupulo, mas adicionar alguma especiaria extra. Da certo ou é cagada fazer isso logo de cara? Alguma sugestão ? (pensei em canela, cravo e anis)

Bom, ACHO q "só" tenho essas dúvidas, caso apareça algo a mais, vou completar aqui kkkkkkkk.

Agradeço se alguem tiver paciência pra dar essa força, to realmente inspirado pra começar.
 
Salve,
Também sou iniciante mas posso dizer que comecei desta forma que você está planejando, inclusive com a mesma receita, e não me arrependo.
É muito bom pra aprender os processos.
Minhas dicas seriam as seguintes:
Começa por essa receita mesmo, é muito boa e foi a que percebi menos os off flavors. Ela perdoa um pouco.
Não conheço a levedura T-58, então nisso não vou opinar.
Quanto a quantidade eu comprava os kit de 10L e dividia tudo, inclusive o fermento.
Se você usar o termômetro com a caixa da pra controlar a temperatura.
Quanto a carbonatação pode usar um pouco mais, eu uso de 7 a 8 gramas por litro, mas isso por gosto dela um pouco mais gaseificada, mas o melhor é usar um app tipo o da lamas que já tem várias calculadoras que são bem úteis. Depois disso deixa de uma a duas semanas em temperatura ambiente, de 15-25 graus.
 
Outra coisa, o bom é experimentar, gelatina, especiarias, tudo isso. Faz primeiro sem depois tenta com. O bom de fazer levas pequenas é isso.
 
Também sou iniciante mas posso dizer que comecei desta forma que você está planejando, inclusive com a mesma receita, e não me arrependo.
É muito bom pra aprender os processos.
Opa, ai sim!! Vc ainda lembra os maltes e quantidades q usou na sua? E qual fermento?
 
Acho que tenho a receita guardada, mas não esquenta com isso, pega um kit pronto e segue as instruções.
Provavelmente a receita já foi testada.
Uma coisa que esqueci de comentar é que mesmo fazendo as receitas pequenas o cuidado com a sanitização é o mesmo. Provavelmente é a parte mais importante.
Se você não gosta de fazer limpeza, lavar louça, não vai gostar de fazer cerveja. Hehehehe
 
Se você quer economizar seria melhor fujir dos kits prontos.
O fermento T58 é meio contraditório para cervejas belgas. Já fiz e não gostei, mas há quem goste.
Se eu fosse você começaria com US05 ou S04 e faria uma american blond ou pale ale.
 
Mais um convertido. Em breve estará com um tribloco ou uma single vessel... Que a força cervejeira esteja com vc!
 
Se você quer economizar seria melhor fujir dos kits prontos.
O fermento T58 é meio contraditório para cervejas belgas. Já fiz e não gostei, mas há quem goste.
Se eu fosse você começaria com US05 ou S04 e faria uma american blond ou pale ale.
Sim, de fato a minha ideia é comprar tudo a granel mesmo. Quanto ao fermento, tinha entendido que o T-58 seria um bom negocio por tolerar melhor erros de temperatura na fermentação... Esses que vc recomendou tb tem essa "tolerância" ? Vou fazer no esquema do isopor com pet congelada.

Mais um convertido. Em breve estará com um tribloco ou uma single vessel... Que a força cervejeira esteja com vc!
Opa, assim espero!!
 
Back
Top