Primeira Brassagem [Summer Ale] - 20L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lperes27

Well-Known Member
Joined
Apr 4, 2018
Messages
190
Reaction score
115
Location
Belo Horizonte - Brazil
Pessoal, boa tarde!

Fiz minha primeira brassagem no sábado dia 31 de março e gostaria, se puderem, que avaliassem os procedimentos que tomei até o momento e os próximos passos!

A receita foi:

Cereais
4kg - Malte Pils
0.5kg - Malte Carapils
Lúpulos
10g - Magnum
15g - Amarillo
Levedura
Mangrove M44 (seco)

Brassagem
20L iniciais (água filtrada)
30 min. a 66°
30 min. a 68°
Mash out a 75°

Lavagem / Recirculação
10L à 75°
20 min. recirculação (feita com caneca/escumadeira..)

Fervura
Total: 70 min.:
Magnum aos 60min.
Amarillho aos 5min.
5L de água (100°) ao término

Após a fervura, fiz o resfriamento do mosto por chiller de imersão (28°) e transferi para o balde fermentador(30L) usando o método de splash. Inoculei o fermento direto no balde (:)smack::smack:)) e coloquei dentro da geladeira com termostato regulado a 18,5° às 3h da madrugada de Domingo (01/04). --> OG.: 1.054 (achei alto)


O Airlock começou a dar sinal de vida somente na segunda-feira (02/04) na parte da manhã e manteve o ritmo até domingo (08/04), ou seja 8 dias. Medi a densidade no próprio domingo e estava em 1.015 (foto), fiz outra medição ontem (09/04) e estava em 1.010, ou seja, a atenuação continuou mesmo sem atividade do Airlock. Hoje medirei novamente e caso se mantenha as 1.010 estou pensando em passar para a fermentação secundária.
Inicialmente havia pensado em trasfegar para o segundo balde e descer a temperatura para 10°, porém após ler vários relatos aqui no fórum, decidi por não trasfegar para outro balde por medo de oxidação. Na minha opinião, melhor uma cerveja turva do que oxidada.
Pretendo então hoje, caso confirme o fim da atenuação, aumentar a temperatura para 22° durante 3 dias. Após estes 3 dias, diminuir a temperatura para 1-4° (não sei exatamente até quanto minha geladeira pode chegar) e deixar então por 7 dias.

O que acham?

Galera, desde já agradeço muito a todos !!:tank::tank::tank:
 

Attachments

  • IMG_20180408_150830.jpg
    IMG_20180408_150830.jpg
    68.6 KB · Views: 53
Bom, somente para constar, caso alguém se interesse por essa receita, o resultado foi bastante satisfatório porém vale alguns ajustes!

Levando em conta a refermentação na garrafa, acredito que tenha ficado com 6,3%ABV (acima do que esperava), porém o álcool não sobressaiu. Lúpulo Amarillo é bem interessante, apesar de sentir a falta de um pouco mais de aroma (acrescentarei +5g na próxima leva). Dulçor acabou aparecendo um pouco (depois da 4ª garrafa), então na próxima reduzirei o carapils em troca do pilsen. No mais, seguem as fotos:
 

Attachments

  • IMG_20180423_202244.jpg
    IMG_20180423_202244.jpg
    98.6 KB · Views: 56
  • IMG_20180424_220357.jpg
    IMG_20180424_220357.jpg
    83.5 KB · Views: 55
Bom, somente para constar, caso alguém se interesse por essa receita, o resultado foi bastante satisfatório porém vale alguns ajustes!

Levando em conta a refermentação na garrafa, acredito que tenha ficado com 6,3%ABV (acima do que esperava), porém o álcool não sobressaiu. Lúpulo Amarillo é bem interessante, apesar de sentir a falta de um pouco mais de aroma (acrescentarei +5g na próxima leva). Dulçor acabou aparecendo um pouco (depois da 4ª garrafa), então na próxima reduzirei o carapils em troca do pilsen. No mais, seguem as fotos:

Parabéns..ficou bem bonita a cor e deve ter ficado uma cerveja bem agradável de beber.

Na próxima faça um leve dry hopping só para incrementar o aroma..vai ficar show.

Abs.
 
Parabéns..ficou bem bonita a cor e deve ter ficado uma cerveja bem agradável de beber.

Na próxima faça um leve dry hopping só para incrementar o aroma..vai ficar show.

Abs.

Pois é, como foi minha primeira brassagem, fiquei com medo de fazer dry hopping e dar ruim.

Você acha que seria interessante usar o próprio Amarillo pro DH? Ou tentar um Citra ou Summer?
 
Pois é, como foi minha primeira brassagem, fiquei com medo de fazer dry hopping e dar ruim.

Você acha que seria interessante usar o próprio Amarillo pro DH? Ou tentar um Citra ou Summer?

Blz?

Gosto bastante do Amarillo e do Citra...o Summer ainda não utilizei....

Você pode testar divide em dois baldes e faz um DH com Amarillo e um com Citra. É bom para ir conhecendo melhor os lúpulos...

De qualquer forma, os dois são sucesso.

Abs.
 
Parabéns cara! A cor ficou muito linda. Vou fazer essa na própria brassagem. Uso esa tua receita como base e te digo o resultado. Abraço
 
Back
Top