Preparando para minha segunda brassagem...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maycon Oliveira

Active Member
Joined
Nov 12, 2018
Messages
33
Reaction score
4
E aí pessoal. Bom, mais ou menos duas semanas atrás eu ganhei meu primeiro kit cervejeiro, um de 10L do Chefe Cervejeiro. O kit é bem básico e é pro método BIAB, e vem com uma receita de Blonde Ale bem simples (mas sem descrição de quais são os ingredientes usados). Eu já fiz a brassagem e estou terminando a fermentação do bicho, e já estou planejando minha próxima, pensando em comprar os ingredientes essa sexta-feira. Antes de falar sobre ela, eu gostaria de primeiro dar umas palavras sobre as limitações do meu kit, do meu orçamento, da minha casa e os erros cometidos nessa primeira brassagem:
  • O kit vem com dois baldes fermentadores com um airlock bem estranho, uma peça de metal com duas roscas, uma borracha de vedação e um canudo flexível azul. Eu não sei se é muito eficiente, e eu não notei bolhas em nenhum dia da fermentação;
  • Não vem densímetro no kit;
  • Meu orçamento pras próximas compras é de aproximadamente R$240,00, e não, infelizmente não tenho como aumentar esse valor por agora;
  • Eu não tenho termostato ou qualquer outro controle mais refinado de temperatura. Eu comecei usando uma caixa de isopor com garrafas de gelo, mas fiz um pouco errado. Minha cerveja é uma Ale (fermentada com a Nottingham da Lallemand), só que durante os primeiros 7 dias que eu deixei fermentando, o ambiente da caixa ficou em aproximadamente 14ºC (tava frio e chovendo em BH), então eu pensei em deixar fermentar por um tempo a mais. Vou tirar hoje pra maturar, e desde sábado está em temperatura ambiente (que tá girando em volta de 20ºC ~ 23ºC). Eu tenho quase certeza que caguei no pau nessa parte;
  • O fogão que eu usei é bem fracote, então demorou muito pra esquentar a água/o mosto em diversos passos. Minha fervura não foi vigorosa (apenas no início, antes de jogar o lúpulo de 60') e eu até dei uma leve tampada na panela em alguns momentos (que eu entendo que é errado);
  • No fim o processo vai dar: 9 dias de fermentação (meio bosta), uns 15 de maturação na geladeira (nos últimos dois vou jogar uma gelatina pra clarificar e sedimentar), vou meter um cold crash, fazer o priming e deixar no envase por uns 15 dias a mais. Aceito opiniões sobre os prazos.
Antes de continuarem lendo, podem dar uns insights sobre essa primeira produção: falar o que vocês acham que deu muito errado, que eu deveria mudar ou o que seja que achem importante pras próximas vezes.

Pois bem, vamos em frente: minha próxima cerva vai ser uma American IPA. Eu curto estilos lupulados no geral, eu achei uma receita relativamente simples e barata do estilo (R$85,60 contando com o galão de água) e aqui em BH tem várias lojas físicas onde eu sei que consigo achar os ingredientes necessários. Fiz pesquisas extensas e uma planilha com relações de ingredientes e substitutos que me tomou um dia e meio pra fazer, então sobre a receita eu estou safe. Vai ter dry hopping, que é algo que eu não fiz, mas estou ansioso pra tentar. O equipamento não vai mudar muita coisa, e sobre o controle de temperatura da fermentação, por agora não vai dar pra mudar isso. Vou ter que me virar com: geladeira, caixa de isopor e garrafas de gelo. É a vida. Quanto ao densímetro, provavelmente vou comprar um. Outra coisa que vou comprar é esse fogareiro de 8 caulins. E um vidro de álcool 70 também. Isso tudo vai dar uns R$175,00 pelos meus cálculos, o que me deixa sobrando uns R$70,00. Vou comprar uma breja do estilo pra entender o sabor da mesma e ver se fiz muita ou pouca merda. Talvez compro uma hop bag, mas não estou ansioso para tal (principalmente porque a receita faz dry hopping com um lúpulo só e nem é uma quantidade muito grande, e eu vou fazer o cold crashing).

Dado meu passado e minhas limitações aqui descritas, por favor, me dêem algumas dicas pra esse próximo lote, além de algumas ideias sobre "adaptações" (a famosa gambiarra) e talvez sobre próximos investimentos. Um abraço!
 
Bom dia, sou um iniciante também, vou tentar passar a minha opinião. Na dúvida, siga as instruções de outros cervejeiros mais experiente.


** Cuidado com esses baldes fermentadores. Uma vez, eu achei que tinha vedado bem ele. Porém, o Airlock não borbulhava. Fui ver, não estava bem vedado. Esses baldes, devem ser fechados a "base do soco ".

** Opinião pessoal, não compensa fazer 10l. No minimo 20 l. Por dois motivos: Desperdício de fermento e tempo. Daqui uns tempos, vai ser pouca cerveja.

** Qual o tamanho da sua panela ? - Recomendaria uma panela de 45 L e fazer 20l de cerveja.

** Uma boa fermentação é o segredo para uma boa cerveja. Um investimento ótimo, seria uma geladeira ( a mais velhinha possível) e um controlador de temperatura.


** Dry hop, pelo que o pessoal me diz, vai de gosto. Acho que pelo menos, uns 2 ou 3 g/l . Tem pessoas que diz que com o hop bag perde a eficiência. Sou novato também, não sei dizer.


** Eu recomendaria você fazer um Apa. Menos lúpulo, menos gasto. Recomendaria fazer uma Single hop de columbus. Vai sair mais barato.

** Acho que para levas pequenas, o fogão de casa serve. Eu recomendaria comprar um "caga fogo".

** Após ler todos os relatos das pessoas deste fórum , por mais cagada que você faça, sempre sai breja "boa". Mas sempre é bom melhorar né.

** Sempre atento a sanitização .

** Sempre hidrate o fermento.

** Sempre inocule o fermento na temperatura correta.

** Veja os videos do jamal. baita referência como cervejeiro.

** Leia o how to brewer .


Sou um novato também, não sei se todos concordam com o que eu disse. Espero ter ajudado. Me disponho a compartilhar conhecimento e tirar duvidas, caso você precisar. 47 996561783.
 
Se você quer fazer cerveja de qualidade o primeiro passo é controla a temperatura de fermentação. Hoje esta muito mais facil vc acha controladores muito barato pessoal fazendo com arduido, wi-fi e td mais, há 6 anos qdo comecei só tinha o tic-17 (com preço acessível) que é ótimo por sinal. Uma geladeria usada vc acha por 100-150 reais um controlador por 50 pila ja esta tranquilo com 50% do processo cervejeiro.
https://produto.mercadolivre.com.br...al-w1209-controlador-temperatura-rele-iot-_JM . Não precisa mais que um controlador desse
 
Outra dica vai comprando aos poucos as coisas pelo Aliexpress com o tempo vai chegando. Aqui hj virou comercio e exploração tem muita gente querendo arranca dinheiro do pessoal iniciante.
 
Bom dia, sou um iniciante também, vou tentar passar a minha opinião. Na dúvida, siga as instruções de outros cervejeiros mais experiente.


** Cuidado com esses baldes fermentadores. Uma vez, eu achei que tinha vedado bem ele. Porém, o Airlock não borbulhava. Fui ver, não estava bem vedado. Esses baldes, devem ser fechados a "base do soco ".

** Opinião pessoal, não compensa fazer 10l. No minimo 20 l. Por dois motivos: Desperdício de fermento e tempo. Daqui uns tempos, vai ser pouca cerveja.

** Qual o tamanho da sua panela ? - Recomendaria uma panela de 45 L e fazer 20l de cerveja.

** Uma boa fermentação é o segredo para uma boa cerveja. Um investimento ótimo, seria uma geladeira ( a mais velhinha possível) e um controlador de temperatura.


** Dry hop, pelo que o pessoal me diz, vai de gosto. Acho que pelo menos, uns 2 ou 3 g/l . Tem pessoas que diz que com o hop bag perde a eficiência. Sou novato também, não sei dizer.


** Eu recomendaria você fazer um Apa. Menos lúpulo, menos gasto. Recomendaria fazer uma Single hop de columbus. Vai sair mais barato.

** Acho que para levas pequenas, o fogão de casa serve. Eu recomendaria comprar um "caga fogo".

** Após ler todos os relatos das pessoas deste fórum , por mais cagada que você faça, sempre sai breja "boa". Mas sempre é bom melhorar né.

** Sempre atento a sanitização .

** Sempre hidrate o fermento.

** Sempre inocule o fermento na temperatura correta.

** Veja os videos do jamal. baita referência como cervejeiro.

** Leia o how to brewer .


Sou um novato também, não sei se todos concordam com o que eu disse. Espero ter ajudado. Me disponho a compartilhar conhecimento e tirar duvidas, caso você precisar. 47 996561783.

Não tenho como investir numas adaptações pra 20L ainda, e não pretendo tão cedo. Por enquanto a de 10L me atende. As levas são pequenas mas são suficientes pra mim. Com o tempo vou fazendo as alterações pra aumentar os lotes.

Sobre o fogão de casa, "serve", mas não é ideal. Eu fiquei 12h fazendo minha primeira cerveja. Comecei 15h e fui terminar 3:30h da madrugada. Até hoje não descansei disso.

Sobre os baldes, pois é cara, eu fiquei meio com o pé atrás com esses baldes, mas vou dar uma checada melhor na vedação deles na próxima. Quando eu for fazer o priming eu devo trasfegar de balde então vou me atentar pra isso. Agora sobre a geladeira velha, eu tenho, e daria pra negociar com a família pra usar o espaço dela pra fermentação, mas o controlador que é o negócio. Moro com os pais e meu pai é muito com o pé atrás em relação ao uso do termostato. Tenho tentado mostrar um monte de argumentos pra ele mas o cara não arreda o pé dizendo que é "desnecessário pra fazer uma boa cerveja, que as pessoas experientes não usam". Não sei de onde ele tirou isso, mas como a grana é minha, dá pra tentar forçar.

Sobre a APA, eu acho interessante pra dar uma economizada. Eu gostei da receita que eu organizei e não fica muito mais cara que uma APA simples (tem que contar que o galão de água é +R$30,00 no preço de qualquer receita), e eu consigo achar os ingredientes da minha American IPA até que facilmente. Acho que vai ser uma boa testar o dry hopping.

Valeu pelas dicas cara!
 
Não tenho como investir numas adaptações pra 20L ainda, e não pretendo tão cedo. Por enquanto a de 10L me atende. As levas são pequenas mas são suficientes pra mim. Com o tempo vou fazendo as alterações pra aumentar os lotes.

Sobre o fogão de casa, "serve", mas não é ideal. Eu fiquei 12h fazendo minha primeira cerveja. Comecei 15h e fui terminar 3:30h da madrugada. Até hoje não descansei disso.

Sobre os baldes, pois é cara, eu fiquei meio com o pé atrás com esses baldes, mas vou dar uma checada melhor na vedação deles na próxima. Quando eu for fazer o priming eu devo trasfegar de balde então vou me atentar pra isso. Agora sobre a geladeira velha, eu tenho, e daria pra negociar com a família pra usar o espaço dela pra fermentação, mas o controlador que é o negócio. Moro com os pais e meu pai é muito com o pé atrás em relação ao uso do termostato. Tenho tentado mostrar um monte de argumentos pra ele mas o cara não arreda o pé dizendo que é "desnecessário pra fazer uma boa cerveja, que as pessoas experientes não usam". Não sei de onde ele tirou isso, mas como a grana é minha, dá pra tentar forçar.

Sobre a APA, eu acho interessante pra dar uma economizada. Eu gostei da receita que eu organizei e não fica muito mais cara que uma APA simples (tem que contar que o galão de água é +R$30,00 no preço de qualquer receita), e eu consigo achar os ingredientes da minha American IPA até que facilmente. Acho que vai ser uma boa testar o dry hopping.

Valeu pelas dicas cara!
Um bom fogareiro é importante para o tempo. Para teu caso, de 10l, compre um ebulidor de 1000W e seja feliz.

Fiz ontem um lote de 40l de uma session NEIPA com BIAB, e levei um pouco mais de 5h para terminar todo o serviço, incluindo lavar as panelas e o bag. Aquecimento e fervura são coisas que tomam muito tempo quando se tem uma fonte de calor ineficiente.

Controle de temperatura ajuda em muito na qualidade, faz toda a diferença, mas também depende das habilidades de degustação e estilos utilizados. Sem controle, aposte em Weiss com muita banana, belgas muito esterificadas e saisons. Diz para teu pais que ele conhece os experientes mais inexperientes que já ouvi falar.

Quanto a receitas, quando se trabalha na escala de 10l tudo fica fácil de testar e relativamente barato.

Não te apega muito no vedar os baldes e no borbulhar do air-lock. Invista em um mini-densímetro e uma proveta de 80~100ml.
 
Um bom fogareiro é importante para o tempo. Para teu caso, de 10l, compre um ebulidor de 1000W e seja feliz.

Fiz ontem um lote de 40l de uma session NEIPA com BIAB, e levei um pouco mais de 5h para terminar todo o serviço, incluindo lavar as panelas e o bag. Aquecimento e fervura são coisas que tomam muito tempo quando se tem uma fonte de calor ineficiente.

Controle de temperatura ajuda em muito na qualidade, faz toda a diferença, mas também depende das habilidades de degustação e estilos utilizados. Sem controle, aposte em Weiss com muita banana, belgas muito esterificadas e saisons. Diz para teu pais que ele conhece os experientes mais inexperientes que já ouvi falar.

Quanto a receitas, quando se trabalha na escala de 10l tudo fica fácil de testar e relativamente barato.

Não te apega muito no vedar os baldes e no borbulhar do air-lock. Invista em um mini-densímetro e uma proveta de 80~100ml.

Pois é cara, meu pai é complexo kkk. Eu faço iniciação científica então meu "salário" é dependente de disponibilidade de bolsa do governo, então no momento eu estou como voluntário (não por opção mas por falta dela), já que preciso pensar na minha carreira acadêmica. Por isso eu fico muito limitado em questão do orçamento, mas vou ver o que da pra fazer melhor. Obrigado pelas dicas! NEIPA é um estilo que eu também quero testar bastante (e Imperial também, além de umas Stouts e Porters). O que você acha sobre aquele fogareiro de 8 caulins que eu mandei? Ele é barato e é facil eu pegar ele, mas posso olhar outras opções na internet também. Um abraço!
 
Pois é cara, meu pai é complexo kkk. Eu faço iniciação científica então meu "salário" é dependente de disponibilidade de bolsa do governo, então no momento eu estou como voluntário (não por opção mas por falta dela), já que preciso pensar na minha carreira acadêmica. Por isso eu fico muito limitado em questão do orçamento, mas vou ver o que da pra fazer melhor. Obrigado pelas dicas! NEIPA é um estilo que eu também quero testar bastante (e Imperial também, além de umas Stouts e Porters). O que você acha sobre aquele fogareiro de 8 caulins que eu mandei? Ele é barato e é facil eu pegar ele, mas posso olhar outras opções na internet também. Um abraço!
para 10l em casa, vai de ebulidor.

https://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-pequeno-de-aluminio-imc-1800w-p45100/

Este já é bem grande para 10l, pode ser bem menor.

No nível de gambiarra, dá para chegar nisto:


Quanto a NEIPA, é supervaloriza pelo hype. Minha última receita, com a água mineral, saiu R$ 105,00 para 40l, por faze-la como uma Session, com 2% de ABV. Para ficar engraçado, a OG foi de 1.027 (meu starter tinha uma OG bem superior).
 
para 10l em casa, vai de ebulidor.

https://loja.weconsultoria.com.br/ebulidor-pequeno-de-aluminio-imc-1800w-p45100/

Este já é bem grande para 10l, pode ser bem menor.

No nível de gambiarra, dá para chegar nisto:


Quanto a NEIPA, é supervaloriza pelo hype. Minha última receita, com a água mineral, saiu R$ 105,00 para 40l, por faze-la como uma Session, com 2% de ABV. Para ficar engraçado, a OG foi de 1.027 (meu starter tinha uma OG bem superior).


Saquei, muito obrigado!

Só uma dúvida: eu posso utilizar o ebulidor em todas as etapas da brassagem? Tipo, pra manter a temperatura durante a primeira fase da mostura em 64~65ºC e pra fazer o mash out, posso usar ele? Ou só rola pro aquecimento inicial e pra fervura? E depois que começou a ferver, eu posso deixar ele lá e o pau comendo?
 
Saquei, muito obrigado!

Só uma dúvida: eu posso utilizar o ebulidor em todas as etapas da brassagem? Tipo, pra manter a temperatura durante a primeira fase da mostura em 64~65ºC e pra fazer o mash out, posso usar ele? Ou só rola pro aquecimento inicial e pra fervura? E depois que começou a ferver, eu posso deixar ele lá e o pau comendo?

Vamos por partes:
primeiro, por que fazer mashout? Com 10 litros vai para BIAB e direto para a fervura.

segundo, em 1h não se perde tanto a temperatura. Não precisa ficar corrigindo a temperatura.

O ebulidor seria para aquecimento inicial e para levantar a fervura. depois tu segue com o fogão somente. O ebulidor tende a caramelar o mosto,então seu uso prolongado pode trazer algum escurecimento do mosto, mas se formos para a prática, toda a panela elétrica funciona assim.
 
Não tenho como investir numas adaptações pra 20L ainda, e não pretendo tão cedo. Por enquanto a de 10L me atende. As levas são pequenas mas são suficientes pra mim. Com o tempo vou fazendo as alterações pra aumentar os lotes.

Sobre o fogão de casa, "serve", mas não é ideal. Eu fiquei 12h fazendo minha primeira cerveja. Comecei 15h e fui terminar 3:30h da madrugada. Até hoje não descansei disso.

Sobre os baldes, pois é cara, eu fiquei meio com o pé atrás com esses baldes, mas vou dar uma checada melhor na vedação deles na próxima. Quando eu for fazer o priming eu devo trasfegar de balde então vou me atentar pra isso. Agora sobre a geladeira velha, eu tenho, e daria pra negociar com a família pra usar o espaço dela pra fermentação, mas o controlador que é o negócio. Moro com os pais e meu pai é muito com o pé atrás em relação ao uso do termostato. Tenho tentado mostrar um monte de argumentos pra ele mas o cara não arreda o pé dizendo que é "desnecessário pra fazer uma boa cerveja, que as pessoas experientes não usam". Não sei de onde ele tirou isso, mas como a grana é minha, dá pra tentar forçar.

Sobre a APA, eu acho interessante pra dar uma economizada. Eu gostei da receita que eu organizei e não fica muito mais cara que uma APA simples (tem que contar que o galão de água é +R$30,00 no preço de qualquer receita), e eu consigo achar os ingredientes da minha American IPA até que facilmente. Acho que vai ser uma boa testar o dry hopping.

Valeu pelas dicas cara!

Eu faço cerveja com o meu pai, não foi tão extremo assim, mas foi difícil convencer ele a fazer cerveja comigo. Ele achava Skol muito forte. Hoje em dia, é o nosso passa tempo, já que eu não moro mais com ele. Hoje ele bebe Ipa tranquilamente.

Tenha persistência com ele.

Boa sorte.
 
Vamos por partes:
primeiro, por que fazer mashout? Com 10 litros vai para BIAB e direto para a fervura.

segundo, em 1h não se perde tanto a temperatura. Não precisa ficar corrigindo a temperatura.

O ebulidor seria para aquecimento inicial e para levantar a fervura. depois tu segue com o fogão somente. O ebulidor tende a caramelar o mosto,então seu uso prolongado pode trazer algum escurecimento do mosto, mas se formos para a prática, toda a panela elétrica funciona assim.

Cara, saquei. Qual essa ideia de não fazer o mash out em BIAB? Eu só fui apresentado à ideia de "fazer sim", mas porque no BIAB não é essencial?

E sobre o ebulidor, beleza! Obrigado mais uma vez pela ajuda!
 
Eu faço cerveja com o meu pai, não foi tão extremo assim, mas foi difícil convencer ele a fazer cerveja comigo. Ele achava Skol muito forte. Hoje em dia, é o nosso passa tempo, já que eu não moro mais com ele. Hoje ele bebe Ipa tranquilamente.

Tenha persistência com ele.

Boa sorte.

Meu pai é bem legal, por mais que não beba cerveja. Ele tá se dispondo a beber a minha, o que pode ser um motivo a mais pra ele continuar sem beber cerveja kkk. Ele só é meio cabeça dura, mas ele sempre me apoia muito. Inclusive, o kit foi presente dele!
 
Cara, saquei. Qual essa ideia de não fazer o mash out em BIAB? Eu só fui apresentado à ideia de "fazer sim", mas porque no BIAB não é essencial?

E sobre o ebulidor, beleza! Obrigado mais uma vez pela ajuda!

É uma questão de repetição de lendas. O que eu chamo de "efeito Chicó - só sei que foi assim!".

Qual a função do mash-out? Desnaturar as enzimas amilases para que elas não realizem mais conversão. mas porque? para que caso se faça a lavagem dos grãos, o mosto que fica na espera e a mistura dos grãos lavados não tenham a ação da alfa e beta-amilase (principalmente da beta), causando alterações da OG e na FG projetada.

No caso do BIAB clássico, tu sai de uma infusão de 68ºC (por exemplo) e já parte para a fervura sem uma espera (de uns 20-30 da lavagem).
 
É uma questão de repetição de lendas. O que eu chamo de "efeito Chicó - só sei que foi assim!".

Qual a função do mash-out? Desnaturar as enzimas amilases para que elas não realizem mais conversão. mas porque? para que caso se faça a lavagem dos grãos, o mosto que fica na espera e a mistura dos grãos lavados não tenham a ação da alfa e beta-amilase (principalmente da beta), causando alterações da OG e na FG projetada.

No caso do BIAB clássico, tu sai de uma infusão de 68ºC (por exemplo) e já parte para a fervura sem uma espera (de uns 20-30 da lavagem).

Poxa saquei, faz sentido. Valeu!
 
É uma questão de repetição de lendas. O que eu chamo de "efeito Chicó - só sei que foi assim!".

Qual a função do mash-out? Desnaturar as enzimas amilases para que elas não realizem mais conversão. mas porque? para que caso se faça a lavagem dos grãos, o mosto que fica na espera e a mistura dos grãos lavados não tenham a ação da alfa e beta-amilase (principalmente da beta), causando alterações da OG e na FG projetada.

No caso do BIAB clássico, tu sai de uma infusão de 68ºC (por exemplo) e já parte para a fervura sem uma espera (de uns 20-30 da lavagem).
Mestre, mas se elevarmos a 76º os açúcares proteínas e etc não estarão mais solúveis e "escorrerão" melhor dos grãos?
 
Mestre, mas se elevarmos a 76º os açúcares proteínas e etc não estarão mais solúveis e "escorrerão" melhor dos grãos?
Mas a pergunta é: precisa?

te respondendo, sim, vão ficar. Mas precisamos mesmo disto em uma escala caseira? Sem falar no risco de extrair taninos.

para que complicar se pode ser simples?

Neste domingo produzi um lote de 45l de uma Session NEIPA. Em 5h estava com ela na geladeira iniciando a fermentação e todos os equipamentos limpos e a cozinha finalizada. Quando faço 20l em 4h termino toda a função.

Meu guia:
- BIAB
- No sparge
- rampa única
- Duas panelas
- poucas adições de lúpulo (FHW e flame-out)
- Foda-se a eficiência (65% é bom, qualquer coisa é só mais 1kg de malte)
 
Back
Top