3 horas de Bassagem a 68ºC e NADA de conversão completa do amido.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brian_824

Member
Joined
Jul 16, 2016
Messages
6
Reaction score
1
Fiz a brassagem de uma Weizenbier com uma unica rampa de temperatura a 68ºC.
Após 90 minutos fiz o teste do iodo e nao indicou conversão.
Fui fazendo testes de 20 em 20 minutos e o teste do iodo ainda ficava preto.

Quando completou 3h de brassagem a 68ºC, eu desisti e fui para o mash out a 76ºC.

Informaçoes da brassagem:
- pH do mosto: 5,7
- 9kg de grãos em 40l de água

Estou com algumas duvidas sobre isso:

Quais os possiveis motivos de isso ter acontecido?

Quais os problemas que podem acontecer quando o teste de iodo nao da certo e fermenta-se a cerveja ainda com presença de amido?

Obrigado desde já.


Brian
 
Fiz a brassagem de uma Weizenbier com uma unica rampa de temperatura a 68ºC.
Após 90 minutos fiz o teste do iodo e nao indicou conversão.
Fui fazendo testes de 20 em 20 minutos e o teste do iodo ainda ficava preto.

Quando completou 3h de brassagem a 68ºC, eu desisti e fui para o mash out a 76ºC.

Informaçoes da brassagem:
- pH do mosto: 5,7
- 9kg de grãos em 40l de água

Estou com algumas duvidas sobre isso:

Quais os possiveis motivos de isso ter acontecido?

Quais os problemas que podem acontecer quando o teste de iodo nao da certo e fermenta-se a cerveja ainda com presença de amido?

Obrigado desde já.


Brian

Voce mediu a densidade do mosto durante o periodo de brassagem?
 
Será que a leitura do iodo está correta? Iodo vencido?
Grãos "estragados"?
 
Ou termometro com defeito.

Um termometro meu caiu no chao e nao funciona mais como deveria.

Tenho um outro termometro calibrado que da diferenca de 9 graus....ou seja, se mosturo a 70 graus, na erdade ele esta a 80
 
Será que a leitura do iodo está correta? Iodo vencido?
Grãos "estragados"?

Voce mediu a densidade do mosto durante o periodo de brassagem?


Respondendo as perguntas:

- Não medi a densidade durante a brassagem. Medi apenas após a fervura e a densidade estava um pouco mais baixa do que a receita pedia. Mas percebi q o mosto estava ficando mais doce com o passar do tempo.

- O Iodo não estava vencido.
- Fiz a brassagem no ultimo dia de validade dos grãos. Mas aparentavam estar em condiçoes normais.
- Não filtrei o mosto para fazer o teste de iodo, mas cuidei para que não tivesse particulas de graos no mosto no momento do teste.
 
Recirculação eh o que faço para medir a conversão. Antes de fazer esta sempre escuro. Depois de umas passadas no filtro (ou 15 minutos de bomba de recirculação) eh que está homogêneo para medir. Aí sei se deixo mais um pouco ou posso fazer a rampa para 76.
 
Vamos ver se consigo ajudar.
Qual malte você usou ?
Será que a proporção agua/malte tava correta ?
Uma alteração na proporção (mais agua) prejudica a conversão do amido uma vez que as enzimas ficam mais dispersas.
Quantos litros para lavagem do bagaço?
Outra hipotese é alguma falha no teste do iodo.
3 horas de brassagem é muito tempo, acredito. Em condições normais dava pra converter tudo muito antes.
 
Uma outra possibilidade seria você estar levando alguns pedaços de grãos na amostra, dessa forma o teste ficaria prejudicado.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Opa blz,

Aposto todas as minhas fichas que tem algo errado no teste de iodo.

Simplesmente não tem como não converter, a não ser que tu esteja com a temperatura muito errada para mais, e ter desnaturado as enzimas.

Eu particularmente não faço mais o teste de iodo. Sigo as orientações do post do Guenther, 90 minutos de mosturação e sigo em frente.

No teste de iodo, além de dar o falso negativo quando vem junto alguma parte de casca, a quantidade de iodo pode te enganar. Tente sempre usar pouco, no máximo 2 gotas para fazer o teste.

Tu vai ver, vai ficar boa a ceva, e ai a única alternativa é que realmente a leitura com iodo não está correta.

Abraço,

Guilherme
 
Back
Top