3ª Brassagem - 95% de Eficiência - Supreso!!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gualvim

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
63
Reaction score
17
Gostaria de fazer um relato da minha 3ª Brassagem, de uma American Wheat (10L), usando BIAB.

O que eu achei interessante é que consegui uma eficiência de 95%. A medição foi com o refratômetro e certifiquei que ele estava calibrado antes das medições.

Fiz uma brasagem de 60 min a 66°C e um mash out a 76,5 de 8 min. Usei 1,2KG de Pilsen e 1,2Kg de Trigo (moagem mais fina). Iniciei a mostura com 10L de água, terminei com 8,5L, o teste de iodo aos 60 min deu negativo.

Fiz uma lavagem com mais 5L de água a 76°C. Iniciei à fervura com 13,5 litros. O OG estimado pelo beersmith foi de 1049, nesse momento que veio a surpresa, medi a densidade pré fervura, estava acima do OG estimado, a densidade medida foi de 1053 (amostra de medição a 20°C).

O seja, iria terminar minha fervura com a Densidade acima dos 1053. Após a fervura (60min) a densidade medida (a 20°C), foi de 1057, bem a cima dos 1049 previsto para a receita. Conclusão adicionei mais 2 litros de água para chegar na OG de 1049 (Ganhei mais 2 litros....hahahah).

Não sei se fiz alguma coisa errado, pois a eficiência de 95% achei muito... vamos ver na próxima brasagem se terei o mesmo rendimento.

Caso alguém tenha alguma explicação gostaria de saber....Obrigado à todos!!!

Esse fórum me ajuda muito!!!

Abs.
 
Alguma coisa errada tem com certeza. O rendimento do malte não chega em 95%. Alguns dizem que conseguem 80% o que já acho absurdo.
 
talvez a coisa errada aí seja seu cálculo para eficiência...

descreva passo a passo o cálculo que vc fez pra afirmar que teve 95% de eficiência.
 
Gostaria de fazer um relato da minha 3ª Brassagem, de uma American Wheat (10L), usando BIAB.

O que eu achei interessante é que consegui uma eficiência de 95%. A medição foi com o refratômetro e certifiquei que ele estava calibrado antes das medições.

Fiz uma brasagem de 60 min a 66°C e um mash out a 76,5 de 8 min. Usei 1,2KG de Pilsen e 1,2Kg de Trigo (moagem mais fina). Iniciei a mostura com 10L de água, terminei com 8,5L, o teste de iodo aos 60 min deu negativo.

Fiz uma lavagem com mais 5L de água a 76°C. Iniciei à fervura com 13,5 litros. O OG estimado pelo beersmith foi de 1049, nesse momento que veio a surpresa, medi a densidade pré fervura, estava acima do OG estimado, a densidade medida foi de 1053 (amostra de medição a 20°C).

O seja, iria terminar minha fervura com a Densidade acima dos 1053. Após a fervura (60min) a densidade medida (a 20°C), foi de 1057, bem a cima dos 1049 previsto para a receita. Conclusão adicionei mais 2 litros de água para chegar na OG de 1049 (Ganhei mais 2 litros....hahahah).

Não sei se fiz alguma coisa errado, pois a eficiência de 95% achei muito... vamos ver na próxima brasagem se terei o mesmo rendimento.

Caso alguém tenha alguma explicação gostaria de saber....Obrigado à todos!!!

Esse fórum me ajuda muito!!!

Abs.

Cara até hj não consegui medidas 100% confiáveis com o refratômetro.
As vezes dá uma leitura acima do que realmente é, comparando com o densímetro. Aí repetindo a leitura acaba batendo, mas as vezes varia muito...não consigo entender =(

Eu deixo a gota de mosto esfriar...espero 1 minuto e tal...mas mesmo assim as vezes diverge...
 
após a fervura, quando mediu a densidade, quantos litros estava?
 
talvez a coisa errada aí seja seu cálculo para eficiência...

descreva passo a passo o cálculo que vc fez pra afirmar que teve 95% de eficiência.

Blz...quando joguei as medidas no beersmith ele me informou que a eficiência foi de 95%.

Abs.
 
Cara até hj não consegui medidas 100% confiáveis com o refratômetro.
As vezes dá uma leitura acima do que realmente é, comparando com o densímetro. Aí repetindo a leitura acaba batendo, mas as vezes varia muito...não consigo entender =(

Eu deixo a gota de mosto esfriar...espero 1 minuto e tal...mas mesmo assim as vezes diverge...

Eu também achei que poderia ser o refratômetro... mais eles estava calibrado e eu media com o mosto tanto antes da fervura quanto após a fervura a uma temp. de 20°C.

As etapas de brassagem conseguir conduzir em todas as temperaturas mencionadas pelo beersmith... sem variação. Talvez isso tenha ajudado...

Mas de qualquer forma vou comprar um densímetro para ter duas medições.

Abs.
 
Cara, pra 2,4kg em 10L, e essa OG.. deve bater perto dos 75% de eficiência.. dá uma revisada nas configurações do seu perfil de equipamento..
 
Back
Top