[1º Post] Primeira Weiss. Dúvidas.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dmynk

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
46
Reaction score
2
Fala galera,

Estou planejando fazer a minha primeira Weiss e em meio as minhas pesquisas algumas duvidas ainda não me respondi com clareza.
Devo usar uma proporção de 40-60 ou 30-70 de maltes.. com rampas 30' a 50°c, 45' a 63°c e 8' a 76°c.. ou mais ou menos por ae..

Agora vamos ao que interessa:
- Alguém usa Whirfloc ou outro clarificante normalmente?
- Irei utilizar a levedura Bavarian Wheat da Mangrove Jacks. Tenho visto bons feedbacks desse fermento mas particularmente não conheço, muito menos nesse estilo.
- Segundo o fabricante, 1 sachê daria pra 23L. Será mesmo?

Fico no aguardo e estarei aberto a sugestões. Muito bom esse fórum.

Obrigado
 
Fala galera,

Estou planejando fazer a minha primeira Weiss e em meio as minhas pesquisas algumas duvidas ainda não me respondi com clareza.
Devo usar uma proporção de 40-60 ou 30-70 de maltes.. com rampas 30' a 50°c, 45' a 63°c e 8' a 76°c.. ou mais ou menos por ae..

Agora vamos ao que interessa:
- Alguém usa Whirfloc ou outro clarificante normalmente?
- Irei utilizar a levedura Bavarian Wheat da Mangrove Jacks. Tenho visto bons feedbacks desse fermento mas particularmente não conheço, muito menos nesse estilo.
- Segundo o fabricante, 1 sachê daria pra 23L. Será mesmo?

Fico no aguardo e estarei aberto a sugestões. Muito bom esse fórum.

Obrigado

Sim, muita gente utiliza Whirlfloc, Irish Moss, etc, e muita gente não utiliza nada. Pra decidir qual usar, e se é bom ou não.... não tem milagre.... terás que utilizar e analisar por ti mesmo. É quase gosto pessoal.

Sobre a questão do fermento, vá na área de fermentação, e leia um post fixo chamado Taxa de Inoculação. Isso deve responder sua pergunta.

Já sobre as rampas que prende fazer, você sabe exatamente o motivo pelo qual vai fazer todas essas rampas, e não somente uma temperatura de 68 graus, por exemplo?

Se não sabe, não faça. Na imensa maioria dos casos, a galera faz rampas "porque disseram pra fazer", e MUITAS vezes, elas são desnecessárias.

Ou seja, se vai fazer rampa, tenha CERTEZA ABSOLUTA de que entendeu pra que ela serve, e o motivo pelo qual vai fazer. Se não tem isso claro, não faça, pois em cervejas que usam só malte (como nesse caso, MALTE de cevada, e MALTE de trigo), nenhuma rampa é realmente necessária... é algo opcional.

Abraço,
 
Voce é rápido cara!! hahahaha

Então.. minha dúvida maior sobre o whirfloc ou o que for, seria aquela turbidez clássica das Weiss, eu não sei se somente o resultado da fermentação é o suficiente para tal ou se seria o ideal já que o processo tem uma filtragem menos eficiente.

Eu já havia lido o tópico e sei que o ideal seria utilizar dois para 20L, considerando a OG claro. Mas a questão da contagem e marketing do fabricante era o X da pergunta. Não conheço ninguém que tenha usado. vou ver se reduzo pra uns 18L finais e utilizado o sachê que me resta pra teste.

Sobre as rampas, foi em conversas mesmo. Entre amigos, conhecidos e fóruns. Sei que os maltes atualmente.. modificados e tal.. Más vi relatos sobre a parada ferúlica e sei lá. Iria fazer mais por curiosidade no resultado e por nunca ter feito. Guardar umas garrafas e comparar num futuro quem sabe. Resumindo então.. você não acha necessário e não faz nas suas brassagens correto?

Obrigado
 
Voce é rápido cara!! hahahaha

Então.. minha dúvida maior sobre o whirfloc ou o que for, seria aquela turbidez clássica das Weiss, eu não sei se somente o resultado da fermentação é o suficiente para tal ou se seria o ideal já que o processo tem uma filtragem menos eficiente.

Eu já havia lido o tópico e sei que o ideal seria utilizar dois para 20L, considerando a OG claro. Mas a questão da contagem e marketing do fabricante era o X da pergunta. Não conheço ninguém que tenha usado. vou ver se reduzo pra uns 18L finais e utilizado o sachê que me resta pra teste.

Sobre as rampas, foi em conversas mesmo. Entre amigos, conhecidos e fóruns. Sei que os maltes atualmente.. modificados e tal.. Más vi relatos sobre a parada ferúlica e sei lá. Iria fazer mais por curiosidade no resultado e por nunca ter feito. Guardar umas garrafas e comparar num futuro quem sabe. Resumindo então.. você não acha necessário e não faz nas suas brassagens correto?

Obrigado

Rapaz, cuidado com essa parada das proteases, vai destruir a retenção de espuma de sua cerveja. É muito tempo e, pra ser sincero, acho que pode ser desnecessária.

Se não vai fazer repouso de ácido ferúlico, esquece isso e faz apenas uma rampa. Weiss são complexas de atingir o que se espera delas, então aprende primeiro a administrar bem seu processo, depois vc brinca com as rampas e tudo mais.

A proporção de maltes é contigo... já fiz Weiss muito elogiadas na proporção 50-50. O mesmo ocorreu com 40-60. Tudo depende da taxa de inoculação e do controle da fermentação.

Fermentos Weiss gostam de stress, talvez sua baixa taxa de inoculação favoreça a produção dos ésteres e fenóis que vc quer, talvez acabe sendo muito forte, não sei, nunca usei esse Mangrove Jack.

Enfim, vc vai descobrir.
 
Voce é rápido cara!! hahahaha

Então.. minha dúvida maior sobre o whirfloc ou o que for, seria aquela turbidez clássica das Weiss, eu não sei se somente o resultado da fermentação é o suficiente para tal ou se seria o ideal já que o processo tem uma filtragem menos eficiente.

Eu já havia lido o tópico e sei que o ideal seria utilizar dois para 20L, considerando a OG claro. Mas a questão da contagem e marketing do fabricante era o X da pergunta. Não conheço ninguém que tenha usado. vou ver se reduzo pra uns 18L finais e utilizado o sachê que me resta pra teste.

Sobre as rampas, foi em conversas mesmo. Entre amigos, conhecidos e fóruns. Sei que os maltes atualmente.. modificados e tal.. Más vi relatos sobre a parada ferúlica e sei lá. Iria fazer mais por curiosidade no resultado e por nunca ter feito. Guardar umas garrafas e comparar num futuro quem sabe. Resumindo então.. você não acha necessário e não faz nas suas brassagens correto?

Obrigado

A turbidez das Weiss tem a ver com o Trigo, mas sobretudo com a levedura, ou seja, utilizar ou não whirlfloc pouco vai influenciar na turbidez final, e depois de alguns meses, quase todas tendem a ficar límpidas, daí a necessidade de agitar a garrafa ao servir.

Sobre a quantidade de fermento, no geral, seria recomendado 2 pacotes.... mas leveduras de Weiss normalmente aceitam baixa taxa de inoculação com excelente resultados. É importante lembrar que baixa taxa de inoculação de modo geral aumenta o "frutado" da cerveja, e maior taxa, deixa ela mais neutra. Ou seja, é preciso entender que não há certo ou errado... você que deve tomar a decisão conforme o objetivo que tem para a cerveja.

Sobre as rampas, é como tu disse.... ˜tive conversas˜, "sei dos maltes modificados e tal", "vi relatos sobre parada ferúlica e sei lá", "irei fazer mais por curiosidade". Ou seja... recebeste opiniões, e opiniões são opiniões. O que eu e o @Kurt te relatamos é o técnico, ou seja, baseado em literatura embasada.

Se tu me perguntares "preciso fazer parada a 50 utilizando malte de trigo?" - A resposta, embasada, é um tremendo NÃO.

Se tu me perguntares "posso fazer?" - A resposta é: faz o que achar melhor e que vai contemplar a tua diversão em fazer cerveja, teu aprendizado, etc. :rockin:

Abração,
 
Back
Top