1ª Brassagem - 'Weissbier'

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Raizzer

Member
Joined
Feb 6, 2016
Messages
16
Reaction score
1
Saudações galera.
Em minha primeira brassagem (programada para esse carnaval) optei por fazer uma cerveja de trigo um pouco diferente da tradição alemã. Quero uma cerveja um pouco mais encorpada com um caráter mais doce, puxando um pouco pro caramelo. Gostaria de saber dos senhores o que acham da receita, e se puderem, qualquer dica será bem vinda.

Para 10L finais no método BIAB:

1,31kg (46,3%) - Malte de trigo
1,31kg (46,3%) - Pilsen
0,21kg (7,4%) - Cararuby
11g de lúpulo pellets Tettnager
1 pacote do M20


Estou pensando em começar com 15L de água na mostura em 66ºC por 90min seguido de um Mash Out de 7min em 76ºC. Acham que precisaria de alguma rampa ou assim ta legal?

Vou fermentar em um frigobar devidamente ajustado para 17ºC por 7 dias (a partir do terceiro dia subir 1ºC por dia até o sétimo). Alguma sugestão na fermentação?

Vou deixar maturando por uns 3 dias na temperatura mínima do frigobar (7ºC) e após o priming, mais uma semana carbonatando nas garrafas.

Então, se tudo ocorrer como o esperado, posso esperar uma boa cerveja?
 
A receita tá legal. Não entendi mto bem como vc quer o perfil da sua cerveja, detalhe mais que dá pra ter uma ideia melhor.

Ah, eu deixaria maturar por, pelo menos, uns 10 dias.
Ideal que fosse 15

Abs
 
A receita tá legal. Não entendi mto bem como vc quer o perfil da sua cerveja, detalhe mais que dá pra ter uma ideia melhor.

Ah, eu deixaria maturar por, pelo menos, uns 10 dias.
Ideal que fosse 15

Abs

Eu tava pensando numa weiss levemente doce, diferente de uma Paulaner, por exemplo, que tem um pouco de acidez e adstringência. Poderia fazer isso só com a fermentação, tentando puxar mais para banana do que para o cravo, mas acredito que algum malte especial (no caso o ruby) dê um toque diferente na weiss.

Quanto à maturação, alguma temperatura específica?
 
Raizzer, quanto à maturação costuma-se utilizar uma temperatura 10 graus abaixo da utilizada para a fermentação, fazendo-se um "cold brake" nos últimos 5 dias com uma temperatura de 1 a 5 graus C.
P.Ex.: Fermentou a 17 graus, matura-se a 7 graus, com 5 dias de cold brake.
 
Voltando aqui pra relatar como andam as coisas.

Brassei dia 14/03 minha primeira cerveja, na brassagem ocorreu tudo bem (eu acho) mas estou aqui pra sanar algumas dúvidas quanto à fermentação/maturação.


Hoje é o quinto dia da fermentação, cuja temperatura foi "controlada" à 18º e subindo um grau por dia. Tirei uma amostra pra ver como estava e senti um cheio bem legal até, dava pra notar banana e um adocicado, porém quando eu agito a amostra ela libera um odor meio 'podre', parecendo um enxofre de ovo, e nos últimos momentos em que o airlock ainda estava borbulhando também sentia o mesmo cheiro.

É normal isso? Tem alguma forma de eu contornar esse odor para que não leve pra garrafa e dê pra sentir quando for tomar?

Mais uma coisa, percebi que a amostra está excessivamente turva e com restos de fermento e floculação. Será que maturando uns 10 dias em temperatura bem baixa é o suficiente?
 
Voltando aqui pra relatar como andam as coisas.

Brassei dia 14/03 minha primeira cerveja, na brassagem ocorreu tudo bem (eu acho) mas estou aqui pra sanar algumas dúvidas quanto à fermentação/maturação.


Hoje é o quinto dia da fermentação, cuja temperatura foi "controlada" à 18º e subindo um grau por dia. Tirei uma amostra pra ver como estava e senti um cheio bem legal até, dava pra notar banana e um adocicado, porém quando eu agito a amostra ela libera um odor meio 'podre', parecendo um enxofre de ovo, e nos últimos momentos em que o airlock ainda estava borbulhando também sentia o mesmo cheiro.

É normal isso? Tem alguma forma de eu contornar esse odor para que não leve pra garrafa e dê pra sentir quando for tomar?

Mais uma coisa, percebi que a amostra está excessivamente turva e com restos de fermento e floculação. Será que maturando uns 10 dias em temperatura bem baixa é o suficiente?

A fermentação secundário é exatamente para consumir esses off flavors. Relaxa que vai sair cerveja boa! =) :tank: :ban: :mug: :fro:
 
Voltando pra relatar como andam as coisas.
Já está no terceiro dia da secundária e percebo um cheiro desconfortável saindo do airlock (como não saem bolhas, eu aperto um pouco a tampa pra forçar o ar a sair pelo airlock). Devo continuar com a secundária ou já mandar pra maturação?

Esse odor ta me preocupando, tem alguma forma de reverter isso ou uma vez que vai pra maturação à quase 0ºC o odor não sai mais?
 
Voltando pra relatar como andam as coisas.
Já está no terceiro dia da secundária e percebo um cheiro desconfortável saindo do airlock (como não saem bolhas, eu aperto um pouco a tampa pra forçar o ar a sair pelo airlock). Devo continuar com a secundária ou já mandar pra maturação?

Esse odor ta me preocupando, tem alguma forma de reverter isso ou uma vez que vai pra maturação à quase 0ºC o odor não sai mais?


hehehe, relaxa...

Só uma pergunta: vc tá medindo pra ver se parou de atenuar?

:ban:
:mug:

Abraço.
 
Após 10 dias maturando em 7ºC, retirei uma amostra pra provar.

Aroma presente, bem quilibrado na verdade. Cor um pouco mais amarelada do que o esperado (acho que é o efeito do M20, já vi mais gente com essa observação) mas ainda assim satisfatória.
O problema foi o paladar, senti o álcool muito presente, não é como se tivesse álcool demais, porém, tenho sensação de que o teor alcoólico é maior do que ~5%, em outras palavras, no quesito 'sabor alcoólico' ela parece mais uma belgian strong ale do que uma weiss. Como posso reverter esse problema do álcool (se é que é um problema)? Será que na carbonatação isso se resolve ou devo deixar mais tempo maturando?
 
Como posso reverter esse problema do álcool (se é que é um problema)? Será que na carbonatação isso se resolve ou devo deixar mais tempo maturando?

Os dois. Carbonatação ajuda e a maturação também
 

Latest posts

Back
Top