Água Ideal?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mtfp

Member
Joined
Jul 6, 2015
Messages
11
Reaction score
0
Bom dia,

Vou fazer minha primeira brassagem essa semana e estou com dúvida com relação a água.

Usarei uma água mineral com 6,5 mg/l de Ca, 3 mg/l de Mg e 45 mg/l de Bicarbonato. Seu Ph é 6,3 .

Alguém acredita que terei problema durante a mostura ou durante a fermentação?
Alguma recomendação??

Agradeço qualquer ajuda!!!
 
Bom dia,

Vou fazer minha primeira brassagem essa semana e estou com dúvida com relação a água.

Usarei uma água mineral com 6,5 mg/l de Ca, 3 mg/l de Mg e 45 mg/l de Bicarbonato. Seu Ph é 6,3 .

Alguém acredita que terei problema durante a mostura ou durante a fermentação?
Alguma recomendação??

Agradeço qualquer ajuda!!!
Resposta rápida: não vai ter problema nenhum.

No geral, só se preocupe se a água não tem um pH muito alto, acima de uns 7,5. Abaixo disso, quase impossível ter problemas.

Fora isso, e assumindo que está usando água filtrada (independentemente se for da rede passando por filtro, ou água mineral), só volte a se preocupar com minerais quando já estiver bem mais avançado no hobby.

Abraço,
 
aproveitando... agua de poço artesiano ta velando?
Qualquer água pode valer, ou não.... só há uma regra nessa história toda: TEM QUE usar água filtrada por no mínimo um filtro de carvão ativado. Se você filtrar essa água, beber, e curtir o aroma, gosto, etc, provavelmente é boa pra fazer cerveja. Diagnósticos mais detalhados que isso demandam uma análise química da água.

Abração,
 
Qualquer água pode valer, ou não.... só há uma regra nessa história toda: TEM QUE usar água filtrada por no mínimo um filtro de carvão ativado. Se você filtrar essa água, beber, e curtir o aroma, gosto, etc, provavelmente é boa pra fazer cerveja. Diagnósticos mais detalhados que isso demandam uma análise química da água.

Abração,

fiz o teste na agua, deu
ph 7,5
salinidade 126,00 mg/l
turbidez 0,2 ut

o geologo me disse que a agua e muito boa para o consumo!
 
fiz o teste na agua, deu
ph 7,5
salinidade 126,00 mg/l
turbidez 0,2 ut

o geologo me disse que a agua e muito boa para o consumo!

O que me dá medo de água de poço artesiano é a presença de metais pesados lixiviados. Se onde vc mora há o costume de ter fossas, lixão ou cemitério próximos, os lençóis freáticos ficam prejudicados.
 
Eu não sei a sua, mas a minha água de poço tem um baita cheiro estranho, não usaria por nada haha.

Esse cheiro estranho pode ser por causa do enxofre. Uma análise química da água já revela o teor de sulfatos na água. Já fiz muita cerveja com água sulfurosa, não há prejuízo algum mas tende a ressaltar o amargor dos lúpulos. Pra fazer cervejas maltadas era necessário comprar água porque o condomínio só tinha água de poço artesiano.
 
Esse cheiro estranho pode ser por causa do enxofre. Uma análise química da água já revela o teor de sulfatos na água. Já fiz muita cerveja com água sulfurosa, não há prejuízo algum mas tende a ressaltar o amargor dos lúpulos. Pra fazer cervejas maltadas era necessário comprar água porque o condomínio só tinha água de poço artesiano.

Pode ser água contaminada por coliformes ou salobra (se for perto de mar ou mangue), também ocasiona cheiro ruim. Nesse caso passar por um ou dois filtros de carvão ativado deve remover o cheiro, sem remover sulfato. Se for sulfato mesmo, só deionizando.
 
Back
Top