Witibier do Fernando

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 26, 2015
Messages
14
Reaction score
2
Meu primeiro post mas eu já visito esse fórum a mais de 10 meses e leio MUITO aqui.

Para minha 5ª brassagem bolei uma receita de Witbier e gostaria de algumas dicas.

Serão 25L.
Com o Beersmith cheguei em:
3,1kg de malte pale
2,4kg de trigo em flocos
0,6kg de aveia em flocos

12g de NUGGET aos 60min.

30g de casca fresca de laranja
17g de coentro em grão (estou pensando em quebrar os grãos em pedaços um pouco menores)
(DUVIDA: 1) Inicialmente planejei jogar esses condimentos nos ultimos 5min de fervura. Vocês recomendam isso mesmo?
2) É preciso usar alguma bag para jogar os condimentos e retira-los no fim da fervura ou eles podem ficar livres na panela durante o resfriamento e whirpool?)

Fermento T-58

Mash In - 90min a 67ºC

Estimativa:
7 EBC
18 IBU
5% ABV
1050 OG
1013 FG

Já li vários e vários post sobre receitas de witbier mas ainda me restam algumas duvidas sobre quantidade, quando e forma de adicionar os condimentos desse estilo.
Aguardo relatos dos mais experientes.
 
1. pode adicionar com 5 minutos mesmo... eu adiciono com 15 se não me engano.

2. não precisa de bag, joga direito e depois faz o whirpool
 
se usar o trigo nao maltado e a aveia não precisa adicionar antes do resto dos maltes fazendo gelatinização?
 
Minhas Wits sempre tem boa aceitação pelos meus amigos (ou eles mentem muito bem).

Minhas dicas seriam: esquecer o T-58 e usar o Belgian Wit da Bio4; sobre a casca de laranja e o coentro, percebo que nos primeiros dias ficam bem perceptíveis, porém com o tempo vão sumindo durante a fermentação, então sempre faço um "DRY cascas de laranjas e semente de coentro", afim de dar um realçada nos aromas.

Minha receita é 47,5% malte pilsen, 47,% trigo em flocos e 5% aveia. IBU trabalho no minimo do BJCP, que é 10.
 
se usar o trigo nao maltado e a aveia não precisa adicionar antes do resto dos maltes fazendo gelatinização?

Pois é, pelo que li aqui no fórum, o trigo e aveia em flocos já estão gelatinizados.
Resolvi testar....
 
Minhas Wits sempre tem boa aceitação pelos meus amigos (ou eles mentem muito bem).

Minhas dicas seriam: esquecer o T-58 e usar o Belgian Wit da Bio4; sobre a casca de laranja e o coentro, percebo que nos primeiros dias ficam bem perceptíveis, porém com o tempo vão sumindo durante a fermentação, então sempre faço um "DRY cascas de laranjas e semente de coentro", afim de dar um realçada nos aromas.

Minha receita é 47,5% malte pilsen, 47,% trigo em flocos e 5% aveia. IBU trabalho no minimo do BJCP, que é 10.

Você poderia falar um pouco mais sobre esse "dry" que você faz? Qual a quantidade de casca de laranja e coentro? Utiliza bag? Deixa por quantos dias?
Achei interessante a idéia.
 
Minhas Wits sempre tem boa aceitação pelos meus amigos (ou eles mentem muito bem).

Minhas dicas seriam: esquecer o T-58 e usar o Belgian Wit da Bio4; sobre a casca de laranja e o coentro, percebo que nos primeiros dias ficam bem perceptíveis, porém com o tempo vão sumindo durante a fermentação, então sempre faço um "DRY cascas de laranjas e semente de coentro", afim de dar um realçada nos aromas.

Minha receita é 47,5% malte pilsen, 47,% trigo em flocos e 5% aveia. IBU trabalho no minimo do BJCP, que é 10.

Qual o problema com o T-58 ??
 
O T-58 é uma cepa muito genérica, na qual se usa pra fazer "tudo que é Belga". Já provei algumas Wits feitas com ele e não me agradaram.

Já o Belgian Wit da Bio4, sabemos que é o mesmo WLP400 que é a mesma levedura da Hoegaarden/Celis White, que são clássicos do estilo.
 
Você poderia falar um pouco mais sobre esse "dry" que você faz? Qual a quantidade de casca de laranja e coentro? Utiliza bag? Deixa por quantos dias?
Achei interessante a idéia.

Não utilizo bag, pode usar as mesmas quantidades que foram na fervura, eu só congelo antes. Coloco um pouco antes de fazer o descanso de diacetil ( faço em todas minhas cervejas ) e deixo até engarrafar.
 
O T-58 é uma cepa muito genérica, na qual se usa pra fazer "tudo que é Belga". Já provei algumas Wits feitas com ele e não me agradaram.

Já o Belgian Wit da Bio4, sabemos que é o mesmo WLP400 que é a mesma levedura da Hoegaarden/Celis White, que são clássicos do estilo.

@LambicBR vou fazer uma pergunta idiota: para essa levedura teria que fazer starter, certo ??

Outra coisa, onde você compra essa levedura ?? Procurei em algumas loja e em todas está esgotado.
 
Sim, precisa fazer starter...

Cara, aqui em Blumenau tem na Império Cervejeiro... Não se te dizer se eles enviam, mas dá uma "googlada" que tu deves achar.
 
Back
Top