Witbier - PRIMEIRA RECEITA - ALGUMAS DUVIDAS

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rtosati

Well-Known Member
Joined
Mar 6, 2016
Messages
49
Reaction score
8
Boa noite pessoal,
Pretendo fazer minha primeira Witbier, como ainda não tenho software, fiz os calculos na mão. Gostaria de mostrar a minha receita e tirar algumas duvidas.
Receita:
Metodo: pelos relatos de trancar a Bazzoca, vou fazer no BIAB

Receita para 20L
Total de Grãos 5kg

Malte Pilsen Agraria 2,5kg (50%)
Malte Trigo claro 1,5 kg (30%)
Trigo nao maltado em flocos 0,5 kg (10%)
Aveia em flocos 0,5 kg (10%)

Brassagem:
•15 min em 40°C
•45 min em 50-55°C
•50 min em 68°C
•10 min em 78°C

5g de Nugget a 40 minutos
15g de mittlelfruh a 40 minutos
15g de mittlelfruh a 0 minutos
10g de semente de coentro a 5 minutos
25g de raspa de casca de limão siciliano a 5 minutos
20g de raspa de lima da percia a 5 minutos
Penso em usar aquele descascador de batatas pra tirar laminas finas de casca, sem chegar na parte branca
Fermento Munich 20,8g (2 pacotes)
Fermentação primaria entre 15 e 20 °C (penso em 17) por 7 dias
Maturação a 1°C por 7 dias.
Penso em separar 16l num recipiente e 4 litros em outro.
Vou pegar umas 300g de manjericão ferver em 300ml de agua por uns 10 minutos e adicionar na maturação... pensei em usar somente a folha masserada, mas estou com medo de contaminar a cerveja, mesmo numa temperatura tao baixa.

Densidade
1.048 original gravity
1.013 final gravity
Amargor
16,5 IBU
Álcool
4,5% ABV

Somente a Cor eu nao consegui chegar numa cor legal, ficou em 2,3 SRM
 
Acho que a receita tá legal.

Eu só mudaria o tempo de adição dos lúpulos, colocaria tudo no início da fervura pra deixar o aroma por conta das especiarias..

Quanto ao fermento não conheço, tenho utilizando o T-58 e gostei bem dele..


Por coincidência acabei de brassar minha Wit a uns 15 minutos atrás, só estou esperando a temperature abaixar para inocular o fermento..
 
Dcunhamaciel,
Mas se colocar os lúpulos todos no inicio, eu estouro o IBU dela.
Esse T-58 é liquido? qual a proporção que voce usa? Escolhi esse Munich pq é pra Wiess.
O que você me diz da historia do manjericão?
 
Dcunhamaciel,
Mas se colocar os lúpulos todos no inicio, eu estouro o IBU dela.
Esse T-58 é liquido? qual a proporção que voce usa? Escolhi esse Munich pq é pra Wiess.
O que você me diz da historia do manjericão?

Acho que a idéia é chegar no máximo de IBU que você pretende tudo no início mesmo, pra não interferir no aroma como o amigo ali disse.

O T-58 é seco, muito utilizado nas wits por realçar as características das especiarias, recomendo usar ele também.

A respeito do manjericão, não acredito que vá contaminar porém talvez essa infusão puxe muito o sabor e aroma dela no final, mas eu apoio o teste, essa é a liberdade de fazermos nós mesmo as próprias cervejas. Conte aqui pra galera depois como ficou.
 
Cara, receita legal, acho que a ceva ficará boa mas não será uma witbier.
Witbier clássica é com trigo não maltado e esse fermento que tu vai usar tem características de weizen. Acho que o T-58 é mais apropriado, eu sempre uso ele pra witbier !!!
Abraço.
 
Não tinha percebido que você está usando malte de trigo. Se quer uma Wit tradicional eu usaria trigo não maltado..

Vai de T-58 que o bixinho é bom, meu airlock hoje tá bombando..
 
Ohh Galera.. valeu as dicas, vou trocar o trigo pelo malte do trigo e talvez tirar o lúpulo Nugget e colocar os outros no inicio da fervura, talvez aumentar a quantidade deles pra chegar um IBU entre 15 e 16, achei o T-58 aqui na Casa do Lupulo em Itajai...
Ia Bassar nesse sabado, mas a dengue bateu em casa então to postergando até a dona Onça ficar boa, assim que tiver resultados, aviso
 
Desculpa aí mas acho que não me fiz entender. Tu tens que usar trigo não maltado ao invés de trigo maltado !!! Falou
 
Desculpa eu... eu tinha entendido mas escrevi errado... valeu denovo
 

Latest posts

Back
Top