Witbier lupulada? Sugestões?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anbes

Well-Known Member
Joined
Oct 9, 2015
Messages
190
Reaction score
27
Pessoal, to com vontade de mandar uma witbier bem refrescante para o verão, com uma pegada mais lupulada, talvez com algo como adição de raspa de limão siciliano no "Dry hopping". O que acham? Alguma
Sugestão?
 
Legal! Minha primeira witbier vai ser a primeira leva de 2017, quero usar o limão siciliano também, com coentro e gengibre . Um amigo fez uma wit2com gengibre que ficou espectacular, ficou muito suave, gostei.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Segue ideia da receita:

Editing Recipe

All Grain


Beer Style Comparison
Witbier
Gravity 1.054 SG
Bitterness 32.9 IBUs
Color 7.4 EBC
GrainHopYeastMiscWater
Ingredients

1.50 kg - Pilsner (2 Row) Bel
Mash addition (50.0%) - 3.9 EBC

1.50 kg - Wheat Malt, Bel
Mash addition (50.0%) - 3.9 EBC

5.0 g - Citra
Boil 60 min (12.5 IBUs)

5.0 g - Amarillo
Boil 60 min (9.6 IBUs)

5.0 g - Citra
Boil 15 min (6.2 IBUs)

5.0 g - Amarillo
Boil 15 min (4.7 IBUs)

10.00 g - Orange Peel, Sweet
Boil 5 min

10.0 g - Citra
Steep 0 min (0.0 IBUs)

10.0 g - Azacca
Steep 0 min (0.0 IBUs)

10.0 g - Amarillo
Steep 0 min (0.0 IBUs)

1 pkg - Safbrew Wheat
DCL/Fermentis #WB-06

10.0 g - Lemondrop
Dry Hop 0 days

10.0 g - Citra
Dry Hop 0 days

10.00 g - Casca de Limão siciliano
Secondary 0 min
 
Pessoal, to com vontade de mandar uma witbier bem refrescante para o verão, com uma pegada mais lupulada, talvez com algo como adição de raspa de limão siciliano no "Dry hopping". O que acham? Alguma
Sugestão?

Primeiro que é preciso especificar se é lupulada no aroma ou no amargor...acredito ser no aroma, pois você quer uma sensação de refrescância.

Bom, o trigo normalmente já traz essa sensação, além de uma carbonatação mais alta.

Eu particularmente não deixaria uma Wit lupulada de aroma, pois isso fugiria do estilo dela, além de ser difícil casar o lúpulo com o Coentro.

As raspas de siciliano eu sempre uso e fica muito bom! [ ]´s
 
Primeiro que é preciso especificar se é lupulada no aroma ou no amargor...acredito ser no aroma, pois você quer uma sensação de refrescância.

Bom, o trigo normalmente já traz essa sensação, além de uma carbonatação mais alta.

Eu particularmente não deixaria uma Wit lupulada de aroma, pois isso fugiria do estilo dela, além de ser difícil casar o lúpulo com o Coentro.

As raspas de siciliano eu sempre uso e fica muito bom! [ ]´s

De qualquer forma vamos nos valer da velha alquimia, já tomei uma wheat IPA e achei boa. Talvez se eu reduzir o trigo e acrescentar um
Pale Ale...
 
Fermento para weiss nao wit.

Não quer os frutados do T58? Witbier pede fermento belga e coentro... não me prendendo a bjcp nem nada, mas a base disso ta diferente... pode ser que os sabores "base" que você pensou não sejam achados.
 
Alguém já usou o m21 da mangrove ou o wit da bio4? Da muita diferença em relação ao t58?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Alguém já usou o m21 da mangrove ou o wit da bio4? Da muita diferença em relação ao t58?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

O meu M21 chegou ontem. Brassarei uma Wit com ele na semana que vem.

Comprei pq li boas recomendações dele aqui no fórum.

[ ]´s
 
Já pensou em um DH do Mandarina Bavaria junto com as raspas de limão siciliano? Pode dar uma boa combinação!
 
Fermento para weiss nao wit.

Não quer os frutados do T58? Witbier pede fermento belga e coentro... não me prendendo a bjcp nem nada, mas a base disso ta diferente... pode ser que os sabores "base" que você pensou não sejam achados.

Boa. Mudemos para american wheat o estilo então!
Até pq rigorosamente a wit seria dom trigo não maltado!


'Minha ideia é algo entre uma APA é uma Weiss mesmo
 
Fermento para weiss nao wit.

Não quer os frutados do T58? Witbier pede fermento belga e coentro... não me prendendo a bjcp nem nada, mas a base disso ta diferente... pode ser que os sabores "base" que você pensou não sejam achados.

Vou esperar para usar os belgas quando tiver mais controle de temperatura. Mesma a witbier demanda, como as belgas, mais atenção para evitar os off flavors né?
 
O meu M21 chegou ontem. Brassarei uma Wit com ele na semana que vem.

Comprei pq li boas recomendações dele aqui no fórum.

[ ]´s


Gosto muito da Mangrove, pode ser que use o
M20!! M21 seria para wit mesmo, peguei os mais american, mais neutros pelo motivo que falei do t-58
 
Entre APA e Weiss me lembrou de uma que experimentei esses dias...uma White IPA. Um blend de uma witbier com uma American IPA. Ficou uma cerveja palha clara e turva como uma Wit e amarga/cheirosa cítrica pelo dh da aipa e também pelas especiarias cítricas usadas.

Gostei muuito, agora se é realmente um blend ou uma brassagem única..... a cerveja é a Elementum Imaginarium White IPA 5,8% 45 IBU.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Tem um tópico ai que o @LambicBR falou muito bem do bio4..

Entre APA e Weiss me lembrou de uma que experimentei esses dias...uma White IPA. Um blend de uma witbier com uma American IPA. Ficou uma cerveja palha clara e turva como uma Wit e amarga/cheirosa cítrica pelo dh da aipa e também pelas especiarias cítricas usadas.

Gostei muuito, agora se é realmente um blend ou uma brassagem única..... a cerveja é a Elementum Imaginarium White IPA 5,8% 45 IBU.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


Tomei a Bucking Sheep
 
Tem a White IPA da 3 Monkeys tbm...

é uma white ipa mesmo! Fermento belga, coentro, talvez raspas de algo cítrico como limão siciliano/laranja com a lupulagem americana acrescido de trigo no grist...
 
Eu tomei essa White IPA da 3 Monkeys e gostei muito... Daí decidi tentar fazer uma receita dessa. Tem as características do estilo no BJCP 2015.

Pesquisei e montei uma receita que ficou mesmo parecendo uma Witbier lupulada.

Usei malte pilsen (50%), malte de trigo (25%), aveia (15%) e mais um malte especial (10%), que pode variar segundo o objetivo da receita.

Usei semente de coentro e casca de laranja. Usei lúpulos Citra e Amarillo, divididos em amargor, aroma e DH. Meta era 70 IBUs.

Ficou pronta semana passada e ficou bem interessante. Ficou uma cerveja bem gostosa, com bastante aroma e um tom cítrico que casou muito bem com o amargor.

Gostei da receita e pretendo repetir/aprimorar...

Minha intenção é chegar perto dessa White IPA da 3 Monkeys mesmo... Aliás, se alguém souber a receita e puder compartilhar, ficarei muito grato tb!!!

Enfim, recomendo experimentar o estilo e, quem gostar, tentar reproduzir!

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Eu tomei essa White IPA da 3 Monkeys e gostei muito... Daí decidi tentar fazer uma receita dessa. Tem as características do estilo no BJCP 2015.

Pesquisei e montei uma receita que ficou mesmo parecendo uma Witbier lupulada.

Usei malte pilsen (50%), malte de trigo (25%), aveia (15%) e mais um malte especial (10%), que pode variar segundo o objetivo da receita.

Usei semente de coentro e casca de laranja. Usei lúpulos Citra e Amarillo, divididos em amargor, aroma e DH. Meta era 70 IBUs.

Ficou pronta semana passada e ficou bem interessante. Ficou uma cerveja bem gostosa, com bastante aroma e um tom cítrico que casou muito bem com o amargor.

Gostei da receita e pretendo repetir/aprimorar...

Minha intenção é chegar perto dessa White IPA da 3 Monkeys mesmo... Aliás, se alguém souber a receita e puder compartilhar, ficarei muito grato tb!!!

Enfim, recomendo experimentar o estilo e, quem gostar, tentar reproduzir!

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Só faltou o fermento!!!!
 
Ainda não experimentei esta, mas seria interessante ter a i formação da levedura e perfil de fermentação.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Eh verdade, esqueci do fermento... Eu usei o T-58!

Achei que esse era mais adequado ao propósito da cerveja...

Mas vi receitas com o S-33 tb. O WB-06 eu não usaria nessa receita p conta dos possíveis aromas de banana e cravo. Acho que não combinaria.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
vmsouza,

Seguem os processos de fermentação:

Fiz a primária a 18o.
A secundária comecei em 18o e terminei em 22o.
Fiz a trasfega.
Maturação + DH a 18o (10 dias no total).
DH com hop bag.
Cold Crash (4 dias a 1o grau).
Envase.
14 dias de carbonatação (18o).

Nesse cenário aí, numa próxima versão, eu mudaria talvez a maturação e o DH. Fazendo o DH no final da secundária e (como opcional, mas talvez não fizesse) uma maturação com temperatura mais baixa.

E deixaria mais tempo no processo de carbonatação.



Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Eh verdade, esqueci do fermento... Eu usei o T-58!

Achei que esse era mais adequado ao propósito da cerveja...

Mas vi receitas com o S-33 tb. O WB-06 eu não usaria nessa receita p conta dos possíveis aromas de banana e cravo. Acho que não combinaria.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Exatamente a resposta que o pessoal de quem eu compro falou, por isso vou trocar o fermento tb, estou pensando em S-33 por ser um pouco mais neutro
 
Pessoal, fiz a danada, tem apenas 3 dias de garrafa: abri uma de teste. Sensacional!!!
 

Attachments

  • IMG_1292.jpg
    IMG_1292.jpg
    165.4 KB · Views: 46
Back
Top