Witbier - Filtragem (Urgente)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrunoMilanezi

Active Member
Joined
Jul 27, 2017
Messages
42
Reaction score
0
Amigos, estou querendo brassar uma witbier e lendo a respeito vi que não se deve filtrar essa cerveja devido ao estilo turvo e tal....

Minha dúvida é:

Após a etapa de mosturação, transfiro todo o mosto para uma panela com fundo falso onde faço a recirculação/filtragem por 20min com a finalidade de clarificar a cerveja e após faço a lavagem dos grãos.

No caso da witbier, devo pular a etapa da clarificação/filtragem?
 
Amigos, estou querendo brassar uma witbier e lendo a respeito vi que não se deve filtrar essa cerveja devido ao estilo turvo e tal....

Minha dúvida é:

Após a etapa de mosturação, transfiro todo o mosto para uma panela com fundo falso onde faço a recirculação/filtragem por 20min com a finalidade de clarificar a cerveja e após faço a lavagem dos grãos.

No caso da witbier, devo pular a etapa da clarificação/filtragem?
Não.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
A resposta para a sua pergunta é não.

O que você pode dispensar é o uso do whirfloc e uma maturação a frio mais prolongada (ou aplicação da gelatina).

A clarificação do mosto é essencial em qualquer estilo de cerveja.
 
A resposta para a sua pergunta é não.

O que você pode dispensar é o uso do whirfloc e uma maturação a frio mais prolongada (ou aplicação da gelatina).

A clarificação do mosto é essencial em qualquer estilo de cerveja.

Maravilha, obrigado!
 
A resposta para a sua pergunta é não.

O que você pode dispensar é o uso do whirfloc e uma maturação a frio mais prolongada (ou aplicação da gelatina).

A clarificação do mosto é essencial em qualquer estilo de cerveja.

@Dalai,

sempre tenho um receito em afirmações absolutas.

Eu entendo que a clarificação do mosto não é essencial, é no máximo uma boa prática. Ela pode reduzir a quantidade de sujeiras enviadas para a fervura, mas isto em uma situação de uso de fundo falso ou bazuca. Pode aumentar um pouco a eficiência, mas está longe de ser essencial. O mesmo falo do mash-out.

Já fiz excelentes cervejas sem recirculação/clarificação, principalmente quando não tinha uma bomba de inox. Uso um misto de BIAB e 3 panelas.

Hoje recirculo mais para homogenizar a temperatura da mosturação do que para efetivamente clarificar.

Quanto ao caso da witbier, a turbidez dela está relacionada mais as proteínas do trigo e ao fermento do que a filtração feita pelo bagaço/cascas.
 
Eu não cravaria o NÃO.

É possível não recircular sim.

Se deseja cervejas bem límpidas, obviamente que quanto mais passar pelas etapas que retém partículas, como Recirculação ,Whirlpool, maturações a frio mais longas, gelatina e etc, irão te auxiliar...

Nas minhas Weiss eu recirculo até não ter pedaços maiores de grãos. Mantenho uma turbidez onde não fiquem partículas grandes e boa. Já nas Lagers eu dou aquela caprichada.

O que talvez o amigo esteja confundindo é com relação a filtrar, conforme o post. Witbiers realmente não se filtram e falamos aqui de filtros mesmo, como os de Terra diatomácea, utilizado em cervejarias por exemplo. Esses filtros têm o objetivo de remover as micropartículas e as leveduras em suspensão. E não ter leveduras e protéinas em suspensão, não é o que desejamos para uma Witbier...

[ ]´s
 
Eu concordo que é mais boa prática sim, mas na minha opinião é essencial, pois não tem coisa pior que servir uma cerveja e avistar uma casca de malte. :)

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Back
Top